Conecte-se conosco
8119_e5c0796_korrigiert_kopie

Ciência e Tecnologia

Tetos solares: bairro alemão produz quatro vezes mais energia do que precisa

Superman indo recarregar no sol

Superman indo recarregar no sol

Sol é uma grande fonte de energia praticamente ilimitada. Ele é a estrela central de nosso sistema solar, e por mais que muitos não acreditem, nosso planeta gira ao seu redor. O astro pesa 1 milhão de vezes mais que a Terra e sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar até nós.

Se na ficção ele quem dá origem aos poderes do Superman, fazendo com que ele fique mais forte ao captar sua energia, na realidade ele pode nos dar energia elétrica em abundância, e foi o que um bairro alemão conhecido como Schlierberg fez.

Além de totalmente sustentável, o local é lindo

Além de totalmente sustentável, o local é lindo

Utilizando tetos solares, o bairro conseguiu se tornar autossuficiente e já produz quatro vezes mais energia do que precisa. Todas as 59 residências do vilarejo de aproximadamente 11.000 m² possuem placas fotovoltaicas instaladas em seus telhados, além de um prédio comercial chamado Sun Ship (Navio Solar, em inglês).

Como resultado, o bairro produz quatro vezes mais energia do que consome. Tal eficiência garante a não emissão de aproximadamente 500 toneladas de CO² na atmosfera, de acordo com dados do próprio arquiteto responsável pelo projeto, Rolf Disch. O bairro de Schlierberg é um belo exemplo de sustentabilidade e mostrando que podemos obter energia de forma limpa e totalmente acessível.

Para completar eles ainda praticam o reuso da água, usam materiais ecológicos, isolamento térmico a vácuo e um ambiente livre de carros, pois todos os carros ficam no Navio Solar.

Schlierberg nos mostra que podemos utilizar os recursos naturais de maneira limpa e que não agride a natureza para gerar energia. A energia elétrica não pode ser gerada apenas por meio de hidrelétricas ou termelétricas, mas sim com usinas eólicas, energia solar e outros meios, mas fazer nossos governantes apoiarem tais idéias é como tirar o cabresto do burro…

Enfim, veja algumas imagens do local, que além de ser eficiente, é lindo.

Fontes: rparolfdisch

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top