Conecte-se conosco
the-100

CULTURA GEEK

The 100: resenha do livro

the-100

Já falamos sobre a série The 100 aqui no Showmetech. Agora chegou a vez de falarmos sobre o livro The 100: Os Escolhidos. E é exatamente isso que você está pensando, foi esse livro que inspirou a série homônima da rede de televisão americana The CW.

Sinopse

“A contagem regressiva tinha começado.

2:48… 2:47… 2:46…

Bellamy vinha fazendo coisas estúpidas durante toda a sua vida e não tinha nenhuma intenção de parar agora.

1:32… 1:31… 1:30…

Glass sabia que não sobreviveria a isso, mas ao menos poderia vê-lo uma última vez.

0:45… 0:44… 0:43…

Wells olhou para a garota que ele amava. Talvez um dia ela o perdoasse.

0:03… 0:02… 0:01…

Clarke fechou os olhos e se perguntou se estava na hora de sua morte.

História

The100br.com

Imagem: the100br.com

Em um futuro distópico far far away, aconteceu o que todos temem, a Terra acabou se tornando completamente inabitável depois de mais uma – e última – guerra nuclear. Felizmente, os últimos humanos conseguiram fugir para o espaço.

Nossos personagens vivem em uma estação especial que chamam de Colônia. Existem leis muito duras na Colônia com o objetivo de manter a raça humana viva, então os menores crimes são puníveis com a morte. Isso acontece com quase todos, porém aqueles que ainda não completaram 18 anos ficam no Confinamento esperando por um “rejulgamento” ao atingirem essa idade. Mas a verdade é que há anos ninguém tem sido perdoado.

Por alguma razão que não é explicada no início do livro, 100 desses jovens que estão em confinamento são enviados à Terra para determinar se o planeta é novamente habitável.

A história de The 100 é narrada em terceira pessoa e é tão envolvente e empolgante quanto a série. Alternadamente os capítulos focam em determinado personagem principal da trama. E sim, o enredo do livro difere-se da narrativa da série, portanto se você já assistiu à série não fique receoso em se agarrar às páginas do romance.

Ela riu, e Bellamy tinha quase certeza de que fora pela primeira vez na Terra. Sentiu uma surpreendente centelha de orgulho por ter sido a pessoa a causar aquilo. (p. 138)

Personagens (Spoiler Alert)

Se não gostar de nenhum tipo de spoiler por favor não leia esse tópico

São 4 os nossos personagens principais: Clarke Griffin, Wells Jaha, Bellamy Blake e Glass. Existem outros personagens secundários que você gosta logo de cara como Thalia, única amiga de Clarke, ou Luke, o amor de Glass, ou ainda Octavia Blake, a irmã que Bellamy daria a própria vida para salvar. Como também tem personagens que não conseguimos gostar como Graham. Cora, amiga de Glass, também não consegue figurar na lista de mais populares. A ciumenta Camille por enquanto não fez nada para despertar simpatia.

O gênio/caráter de alguns personagens também é diferente no livro, mas falaremos mais sobre isso em outro post.

Clarke saiu da barraca da enfermaria em direção à clareira. Mesmo sem o luxo de janelas ela sentiu que a alvorada tinha chegado. O céu explodia em cores e o ar pungente estimulava sensores em seu cérebro que Clarke nunca soube que existiam. Ela desejou poder compartilhar a experiência com as duas pessoas que a tinham feito ansiar ver a Terra em primeiro lugar. Mas Clarke nunca teria essa oportunidade. 

Autora

Kass MorganKass Morgan é a jovem autora americana da foto ao lado. Antes de mais nada: como não ser fã de uma autora que usa o uniforme da Grifinória como fantasia no Halloween?

Fechando parêntesis: ela estudou literatura na Universidade de Brown e fez seu mestrado em Oxford. É fã de ficção científica (quem não?) e romances vitorianos. Atualmente mora em Nova York onde trabalha também como editora.

 

Arte/Acabamento

Bellamy não sabia por que os antigos humanos se davam ao trabaho de consumir drogas. Qual era o sentido de injetar alguma porcaria em suas veias se um passeio na floresta tinha o mesmo efeito? (p. 134)

A capa tem detalhes em alto relevo. O papel é excelente e além disso o cheiro é delicioso (como resistir?).The 100 orelha

 

Trechos

Ele tinha o gosto da alegria, e o gosto da alegria era melhor na Terra, (p. 147)

A Editora Galera disponibilizou o primeiro capítulo do livro. Você pode obtê-lo clicando aqui.

Capas pelo mundo

The 100

A primeira capa, da esquerda para a direita, é a capa dos Estados Unidos e também do Brasil, França, República Tcheca, Turquia, Eslováquia, Polônia. A capa do meio é da Alemanha, Romênia, Turquia, França, versão digital do Kindle nos EUA. A última e não menos importante: Espanha, Portugal, Espanha, Itália, edição kindle americana.

 

The 100

Da esquerda para a direita: Estados Unidos e Hungria. A do meio é a da Holanda e a última é da Tailândia.

A Série

Bellamy se deitou com um suspiro e fechou os olhos, se perguntando quando tempo levaria até ela deixar de ser a última pessoa em quem ele pensaria antes de pegar no sono. (p. 224)

the-100 trilogia

Que sorte a nossa que The 100 é uma trilogia, jamais teríamos nos contentado com um livro só.

  1. The 100 (The 100: Os Escolhidos)
  2. Day 21 (Dia 21)
  3. Homecoming (De volta)

No Brasil, a trilogia foi publicada pela editora Galera.

Ficha Técnica

Título Original: The 100
Tradutor: Rodrigo Abreu
EAN: 9788501400598
Tags: Jovem Adulto, YA, Distopia, Ficção Científica
Série: The 100
Páginas: 288
Formato: 14 x 21 x 1,6 cm
Editora: Galera Record
Preço sugerido: R$ 35,00

Série x Livro

Quanto à série falamos sobre ela neste post aqui.  Então faremos um post mostrando as diferenças entre o livro e a série e colocaremos o link aqui. Aguardem.

Conclusão

História envolvente, empolgante e por vezes tensa e angustiante. Mesmo que você tenha assistido à série, o livro vale muito a pena. Recomendamos.

The 100: Os Escolhidos

The 100: Os Escolhidos
8.5

História

8/10

    Personagens

    8/10

      Acabamento

      9/10

        Revisão

        9/10

          Pros

          • Personagens carismáticos
          • História envolvente
          • Leitura fácil

          Cons

          Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.

          Comentários

          Mais de CULTURA GEEK

          Dica

          Mais Lidas

          Reviews

          Cultura Geek

          Tutoriais

          To Top