Conecte-se conosco
Thumb SMT - Top Apps Android

Android

TOP APPS: indicação para Android – Novembro/2015

Confira a lista de aplicativos para o sistema Android que preparamos para você

Thumb SMT - Top Apps Android

Acompanhar a intensa renovação que ocorre no mundo dos aplicativos é uma tarefa tão empolgante, quanto complicada. Para ajudar nessa tarefa, regularmente organizamos listas com programas que se destacam e chamam nossa atenção. A lista a seguir traz alguns dos aplicativos para Android que podem ser muito úteis para você. Confira.

HERE Maps

Todo mundo conhece (ou ao menos já ouviu falar) o Waze. O aplicativo foi incorporado na vida da maior parte dos motoristas, sejam profissionais ou amadores, e hoje é uma ferramenta fundamental para a mobilidade urbana. Mas se você acha que ele reina sozinho entre os aplicativos de mapas, pode estar enganado. O HERE Maps, da Nokia, traz muitos recursos e ferramentas que o colocam em pé de igualdade com seu rival mais famoso.

Com o HERE Maps, o usuário pode planejar sua viagem com antecedência e salvar o mapa do seu destino direto no seu celular. O aplicativo conta com um planejador de rotas que mostra opções para a locomoção de carro, a pé e de transporte público na mesma tela. Além disso, encontra restaurantes e mapas na sua região e pesquisa notas e avaliações do TripAdvisor, LonelyPlanet e outros.

No entanto, o grande diferencial do HERE Maps da Nokia é o suporte completo a mapas off-line. Graças a esse recurso o app é capaz de operar sem qualquer conexão com a Internet desde que o arquivo referente à localidade buscada tenha sido baixado previamente. Dessa forma, o HERE Maps só requer uso do GPS do telefone ou tablet para operar, o que pode ser muito útil em locais afastados de torres de celular. A melhor parte: totalmente gratuito!

play-store-download

 

 

VLC for Android

smt-TOPAPP-VLC

Depois de um longo período em fase beta, o VLC for Android chegou à versão definitiva de seu aplicativo. O popular player passou por diversas reformulações e oferece dezenas de recursos e suportes aos usuários. A interface do aplicativo é bonita e simples de usar, com menus diretos e que são acessados facilmente. Por estar todo em português e por oferecer um rápido tutorial assim que você o iniciar, você descobrirá que não é nem um pouco complicado mexer no VLC for Android.

Também é possível ver todos os detalhes de um arquivo, como codec, resolução, idioma e frequência. O principal destaque é o extenso suporte aos formatos de áudio e vídeo, sem ser preciso que você se preocupe com os respectivos codecs para ver ou ouvir os arquivos adequadamente.  Esses motivos, além do fato de ser totalmente gratuito, tornam o VLC for Android um aplicativo bastante indicado para você rodar os mais variados áudios e vídeos (inclusive com legendas) no seu smartphone ou tablet.

play-store-download

Camera360 Ultimate

smt-TOPAPP-Camera360Ultimate

Camera360 Ultimate é, sem dúvidas, muito superior à versão anterior (Camera360). O aplicativo melhorou em vários aspectos, oferecendo uma interface bem mais fácil de se trabalhar e ainda mais opções de edição de imagem.

Mas o principal elogio para Camera360 Ultimate fica por conta das opções de câmera digital. São várias configurações que podem ser alteradas antes de fotografar, o que permite que você adapte tudo ao ambiente em que está e às condições de luz do momento. Contraste, nitidez, saturação, brilho, balanço de branco, temporizador: tudo isso pode deixar sua imagem ainda melhor, antes mesmo de aplicar efeitos de cor. Aliás, o número de filtros é grande e muito variado.

Infelizmente, ele é dividido por categorias. Isso deixa Camera360 Ultimate menos prático, uma vez que é preciso abrir os filtros separadamente para escolher o que você quer aplicar. E aqui entra outro detalhe negativo: a lentidão do app. Se você possui um aparelho um pouco mais simplificado, é bom ter paciência. 

Mesmo assim, Camera360 Ultimate é um excelente aplicativo. Além de todas as características positivas de edição de imagem, ele ainda permite que você salve a foto original e crie arquivos em alta definição — função rara entre os apps de fotografia.

play-store-download

 

 

Cadê o Ônibus?

Vamos ser sinceros: praticamente ninguém gosta de esperar no ponto pelo ônibus – seja no calor, frio ou chuva. Por conta disso, serviços como Cadê o Ônibus? (São Paulo) fazem com que qualquer um que dependa do transporte público agradeça pela combinação de celular e internet – uma dupla responsável por jogar essa espera direto para o escanteio.

Como a premissa básica do software é facilitar a vida dos paulistanos, o aplicativo é leve, elegante e não apresenta qualquer tipo de complicações. Funções e recursos mais importantes, por exemplo, ficam dispostos logo em sua tela inicial, fazendo com que acessar ferramentas como Trânsito, Pontos e Direto do Metrô/CPTM exija apenas um toque.

Para um app tão compacto, o número de funcionalidades é impressionante. Mesmo novatos no uso de smartphones conseguem buscar linhas de ônibus de seu interesse – procurando pelo número ou nome – em poucos segundos. As informações também são oferecidas em abundância, indo de itinerário e horário até dados sobre ar-condicionado e WiFi no veículo.

O destaque, claro, fica por conta do recurso Ônibus em Tempo Real. Depois de selecionar uma linha municipal – seja pelos favoritos ou pela pesquisa –, é possível visualizar no mapa todos os carros nas ruas e o local exato de cada um deles. Pode-se escolher ainda uma unidade para seguir de perto, o que ajuda a decidir se já está na hora de sair de casa para pegá-lo.

Enquanto esse monitoramento é mais gentil com seu plano de dados, ferramentas como a que mostra a situação dos principais corredores de São Paulo ou a que indica pontos próximos de você – através do GPS – exigem mais da conexão. Ainda assim, pode valer a pena torrar o 3G com isso, já que essas opções combinadas podem ajudar a economizar um bom tempo na rua.

play-store-download

 

 

CouchSurfing

smt-TOPAPP-Couchsurfing

Hospedar-se gratuitamente nas casas de moradores locais. A prática de “surfar em sofás”, em tradução literal, é famosa entre os mochileiros que desejam economizar com hospedagem. De quebra, é possível conhecer como vivem as pessoas de determinado lugar e ter dicas de passeios que não constam em guias turísticos.

O “sofá” é só uma figura de linguagem: muitas casas cadastradas na comunidade de couchsurfers, como são chamados os membros, oferecem colchões, camas confortáveis e até quartos privativos aos hóspedes, que podem negociar o tempo da estadia (o mais comum é ficarem de um dia a uma semana).

Como funciona

O CouchSurfing.org é o site mais conhecido nesta forma de hospedagem, que reúne casas em mais de 240 países, e  CouchSurfing é o aplicativo destinado a esse serviço. É necessário fazer um cadastro no site, com fotos e referências. Quanto mais detalhes, maiores são as chances de você encontrar anfitriões com gostos similares. Após o cadastro, o viajante pode ver os perfis das casas e ler os depoimentos de outros membros, além de entrar em contato com outros hosts, como são chamados os hóspedes.

As casas cadastradas possuem classificação e recomendações feitas por quem já passou por lá, o que ajuda a escolher a melhor opção. O anfitrião pode ou não aceitar o seu pedido, então é bom pesquisar e ter na manga mais de uma opção. Quem fica hospedado pelo sistema do CouchSurfing não é obrigado a também disponibilizar sua casa. No perfil, há opções como levar os viajantes para passeios em sua cidade.

play-store-download

 

 

Gostou da lista? Quais app para Android você usa e recomenda?

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top