Connect with us
gerenciamento financeiro

Android

Confira os melhores apps para Gerenciamento Financeiro (iOS, Android, Windows Phone)

Selecionamos os melhores aplicativos para quem quer controlar as finanças com smartphones e tablets Android, iOS (iPhone e iPad) ou Windows Phones.

gerenciamento financeiro

De acordo com pesquisa realizada pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, o Brasil tem cerca de 52 milhões de consumidores que deixaram de pagar ao menos uma dívida nos últimos cinco anos. E uma das principais causas é também a mais simples de se resolver: a falta de planejamento.

Para quem quer se organizar, fazendo uso de recursos mais tecnológicos, existem diversas opções disponíveis. Veja as nossas recomendações:

Montar uma planilha de gastos

Para quem possui um pouco mais de afinidade com a tecnologia, o indicado é apostar em planilhas online. O primeiro passo é escolher a plataforma que será usada – a mais comum delas é o Excel. Caso você não tenha um modelo de papel que possa ser seguido online, no site BankFácil tem explicação de todos os dados que não devem faltar e de toda a estrutura básica de uma planilha de controle.

Usar Apps Financeiros

Outra opção que pode facilitar ainda mais o controle de ganhos e gastos são os aplicativos para celular e tablet, que podem ser acessada a qualquer hora, em qualquer lugar. Veja abaixo algumas boas opções desses aplicativos:

InvestCalc (iOS)

App brasileiro idealizado para ser uma calculadora de investimentos totalmente configurável. Permite a simulação de diversas situações futuras, como: quanto é preciso guardar por mês para juntar certa quantia de dinheiro no banco, com quanto é necessário contribuir para se aposentar com um valor X, quanto você precisa ter para viver de renda, dentre outras.

Cartão Fácil (Android)

Este aplicativo é muito útil para controlar seus gastos, faturas e limites de cartões de crédito. Entre com suas despesas e dê baixa nas faturas pagas que o app calcula qual o limite ainda disponível no cartão e informa onde e quanto você gastou de maneira clara e fácil até mesmo para identificar os “vilões” das despesas. Ao ir dando baixas nas faturas já pagas, o limite do cartão vai sendo recalculado automaticamente.

A configuração é simples e intuitiva – basta definir o chamado “melhor dia para compras”, informado pela administradora do cartão, e é a partir deste dia que o app define na fatura de qual mês suas compras serão incluídas. A versão paga inclui, em relação à gratuita, melhorias como backup do banco de dados, baixa parcial de parcelas, e a possibilidade de gerar vários tipos de relatórios.

Bill Reminder (Windows Phone)

Este app organiza suas contas por cores: verdes a vencer; amarelas vencendo no dia de hoje e vermelhas as já vencidas. Você também pode programar as datas de pagamento (mês a mês, semana a semana etc) que o app já calcula os próximos vencimentos automaticamente. Tem suporte a atualizações na live tile na tela inicial, pop ups e alarmes para te lembrar das contas.

Gestor de Despesas Hand Wallet (Android)

Um gestor de despesas poderoso com vários diferenciais. Bastante completo, permite dividir seus gastos em mais de 100 categorias e subcategorias diferentes. Suporta múltiplas contas, gastos em moeda estrangeira e permite anexar imagens, documentos ou mensagem de voz a cada anotação, e gera gráficos de suas contas e rendimentos, com direito a contas de porcentagem de quanto cada gasto pesa no seu bolso.

Os diferenciais deste app são os seguintes: calcula os pagamentos exatos no seu cartão de crédito de acordo com o dia de vencimento da fatura para evitar surpresas, calcula juros de empréstimos e divide/mostra suas despesas por tipo de consumo.

Calculadora financeira (Android)

App leve e útil que faz cálculos de juros simples e compostos, descontos simples e compostos, desconto comercial e racional, montante, financiamento com tabela Price e SAC.

Divide a Conta (Windows Phone)

Muito útil nas saídas noturnas com os amigos, mais do que uma simples calculadora, esse app mantém até mesmo uma memória das despesas com contas passadas (pagou para seu amigo? Fica registrado lá). Dá para personalizar por quantos participantes será(ão) dividido(s) o(s) item(ns) da conta e ainda adicionar os 10% de taxa de serviço.

Bônus: existem bons apps semelhantes para iOS, como o Passa Régua (que faz cálculo das contas com e sem bebidas) e para Android, o Pagando a Conta.

Cigam Boletos (iOS /Android)

Esse aplicativo efetua a leitura do código de barras do boleto pela câmera do smartphone, evitando que você tenha que digitar aquela linha imensa de números – e tenha que começar tudo de novo caso erre algo. Capturado o código, dá para enviá-lo na hora para um computador Windows ou Macintosh, por e-mail ou mesmo automaticamente, sem mexer em mais nada, a partir de um software disponível no site do desenvolvedor.

Fazendo isso, é só “colar” a numeração em qualquer site de banco e efetuar o pagamento. Ou então deixar o internet banking aberto e a seta do mouse no campo destinado à digitação do código de barras, que os números são mandados automaticamente para a instituição financeira. O Cigam ainda armazena uma lista dos boletos lidos e seus respectivos valores, por ordem de pagamento ou data da leitura do código, e cadastra nomes de favorecidos.

Boleto Pago (Android / iOS)

Esse app recalcula os valores de boletos vencidos, apresentando o valor final dos títulos com base nas seguintes informações: valor final de títulos com base nas seguintes informações: valor original, data de vencimento, nova data de pagamento e as condições previstas para juros e multas. O aplicativo guarda um histórico das contas em atraso que o usuário já pagou.

SmartCoin (iOS, US$ 0,99)

Uma lista de 175 moedas com cotações atualizadas em tempo real, com valores conversíveis de e para cada uma delas é o grande atrativo desse app, apontado como o melhor do gênero disponível na App Store. O SmartCoin é capaz de calcular o câmbio de até quatro moedas simultaneamente, possibilita que você salve uma lista de favoritas e salva resultados das últimas conversões.

O app ainda é capaz de gerar gráficos de taxas de câmbio e, como bônus, traz uma relação de todos os Bancos Centrais dos países listados.

Agora, o nosso favorito…

Gerenciador Financeiro Mobils (Android)

Esse é um dos nossos favoritos. O Gerenciador Financeiro da Mobils faz “de um tudo!”. Com ele, você cuida da movimentação da conta, cartões de crédito, organiza metas e orçamentos, tudo com relatórios gráficos e estatísticas bem fáceis de compreender. O app acaba de ser renovado com um layout eficiente e belo ao mesmo tempo.

E você? Tem um app de gerenciamento financeiro que é seu favorito e não está aqui na lista?

Comente com a gente!

Isabel Moreira Lyra é estudante de jornalismo e ama escrever. Ama praia, esporte, samba, Starbucks e a avenida Paulista.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top