Conecte-se conosco
TSE cria apps para eleições

Android

TSE cria aplicativo para denunciar irregularidades nas eleições

TSE cria apps para eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desenvolveu 11 aplicativos para que os eleitores participem mais ativamente das eleições (não foi criado nenhum app de selfie na cabine de votação).

Os aplicativos para Android e iOS vão desde apps de denúncia, consulta da ficha de candidatos, até o calendário eleitoral do município escolhido. Essa iniciativa busca aproximar o TSE e o eleitor, informatizando e simplificando processos.

“Desde que o processo se tornou informatizado, há 20 anos, o compromisso da Justiça Eleitoral é justamente utilizar os recursos e as funcionalidades que a tecnologia proporciona e evoluir o processo eleitoral na mesma velocidade que evolui a tecnologia”, afirma o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

Pardal App eleições 2016 TSE

Entre os 11 apps desenvolvidos, um dos principais é o “Pardal – Denúncias Eleitorais”, que permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais. Boca de urna, uso da máquina pública, compra de votos, entre outras irregularidades podem ser denunciadas no app, com direito a envio de fotos, vídeos e áudio.

Apesar da boa intenção, ele parece seguir o padrão da política do nosso país. Muitas pessoas reportaram que o aplicativo não funciona, e em meus testes o vi parar de funcionar algumas vezes.

Mesmo com as dificuldades, em três semanas, o aplicativo já recebeu mais de 25 mil registros de irregularidades de todo o País. Janino estima que o número de denúncias deve aumentar com a proximidade das eleições.

Outro aplicativo que promete ser útil nessas eleições é o Boletim na Mão, que permite, ao final da votação, saber os votos depositados em uma urna eletrônica específica. Ao final da eleição, cada urna faz a apuração dos votos e imprime o resultado em papel. Cada boletim possui um QR Code, que pode ser escaneado e por meio do app ter as informações daquela urna.

Você pode encontrar todos os aplicativos desenvolvidos pelo TSE para Android neste link, e para iOS aqui.

Fonte: Telesíntese

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top