Connect with us

Tudo sobre o Windows Phone

Tudo o que você gostaria de saber sobre o novo conceito Windows Phone, seu sistema operacional, e celulares que chegarão ao Brasil, ainda este ano!

Windows Phone Store

A Microsoft anunciou no dia 6 de outubro um novo conceito de marca na área de celulares e mobilidade. Trata-se do Windows Phone, uma categoria de dispositivos que visa integrar hardware, aplicativos e serviços para smartphones.

Os consumidores brasileiros já poderão experimentar a novidade a partir de novembro. A operadora TIM disponibilizará 3 novos modelos já equipados com a nova atualização do sistema operacional Windows Mobile, a versão 6.5: HTC Touch 2, LG GW550 e Samsung Omnia II.

Samsung Omnia II - HTC Touch 2 - Windows Phone

A Microsoft deu um grande salto com o seu novo sistema operacional para celulares. Divide, agora, seu sistema operacional em duas versões: Standard e Professional. A primeira será utilizada apenas nos celulares sem telas sensíveis ao toque, sendo mais limitada.

Já a versão Professional apresentará visual dinâmico com acesso a músicas, emails e agenda, por meio de telas touchscreen.

Uma das novidades é a tela de desbloqueio, aquela que surge quando você não está usando o aparelho por um determinado período de tempo. Nela, é possível visualizar notificações de SMS, mensagens recebidas no MSN Messenger, ligações e emails recebidos.

Nesta nova versão, o menu principal é vertical e disponibiliza as funções de telefone, email, agenda, sites favoritos, data e hora, imagem e MSN Messenger de forma análoga ao MP3 Player Zune HD, ou seja, com letras grandes nas quais você desliza a tela com os dedos.

Uma vez que a seleção esteja em cima de uma função desejada, como no caso de Músicas, é possível navegar horizontalmente para trocar de canção e reproduzi-las sem a abertura de novas janelas.

Outra característica de impacto é a liberdade dada à personalização. A Microsoft a preferência do usuário em deixar o celular com seu estilo. Por isso, um dos pontos fortes do sistema operacional serão os temas disponíveis, nos quais o plano de fundo, proteção de tela, ícones e menus variam.

Windows Phone

Os celulares já virão pré-carregados com os programas Internet Explorer (com Adobe Flash Lite), MS Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook Mobile/Exchange, capaz de sincronizar e gerenciar contas de email e telefones).

Para quem já está habituado com o Windows Media Player, adicionar seus arquivos de música e vídeo nos aparelhos será muito fácil, através da ferramenta Windows Live Media Manager. Por fim, os celulares oferecerão ainda o Windows Live Photo Sharing, compartilhador de fotos que se integra às principais redes sociais.

É claro que a Microsoft não poderia fechar os olhos para as lojas de aplicativos. O Windows Marketplace for Mobile estréia com o objetivo de catalogar e agregar todos os softwares lançados para a plataforma, pagos ou gratuitos.

Superando a Apple, a cobrança pelo download de programas poderá ser realizada via cartão de crédito ou pela fatura da operadora, variando entre 99 centavos de dólar até 49,99 dólares. No Brasil, estes valores serão convertidos para reais.

Hoje já existem cerca de 20 mil aplicativos compatíveis com o Windows Mobile, todavia até então não existia um local que os agregasse para o público.

Windows Market Place for Mobile

My Phone:

Um dos serviços mais promissores apresentados é o método de backup, chamado de My Phone. Através deste recurso, você pode compartilhar todos os dados do seu aparelho na internet com segurança, recuperando ou sincronizando suas configurações quando desejar. Substituir o aparelho e transferir seus dados será, também, muito mais prático.

Redes Sociais:

As redes sociais também farão parte dos celulares com sistemas operacionais Windows Mobile. Twitter, Facebook, My Space e Flickr, todos estão integrados com os aparelhos que possuam a versão 6.5, permitindo o envio de fotos, vídeos e textos diretamente pelo aparelho.

O MSN Messenger, que já possui 45 milhões de usuários no Brasil, marcará presença no menu principal do aparelho. Basta inserir sua conta Windows Live e sair conversando com toda a sua lista de contatos.

Samsung Omnia II

Primeiras Impressões:

Ponto positivo: é evidente a melhora alcançada pela Microsoft para manter o sistema competitivo e ainda incorporar inovações. As mudanças na interface, os recursos aperfeiçoados, a integração de serviços online e a loja digital de aplicativos/jogos devem aumentar ainda mais o interesse do usuário, seja para trabalho ou lazer.

Ponto negativo: A a falta de suavidade em telas touchscreen resistivas e a ausência de suporte à tecnologia multitouch, na qual você pode dar zoom ou realizar ações com mais de um dedo na tela, e a escassez de softwares disponíveis no Marketplace ainda faz muita gente pensar duas vezes antes de comprar um aparelho com Windows Mobile.

Ponto negativo: O Windows Mobile 6.5 tem DRM incorporada no Windows Media Manager, sincronizando as informações de músicas e filmes baixados com o seu computador, restringindo os direitos que você tem sobre os arquivos adquiridos.

Com tantas novidades, resta esperar para ver se a Microsoft realmente evoluiu o suficiente para competir com os sistemas operacionais Symbian, Android e iPhoneOS.

Dúvidas, sugestões? Deixe seus comentários abaixo.

Fonte: Baixaqui.com.br

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top