Conecte-se conosco
smt-MacOSX-P1

Apple

Tutorial: 10 dicas úteis para iniciantes no Mac OS X

Selecionamos 10 dicas dadas por Keir Thomas, especialista em autor do livro “Mac Kun Fu”, para fazer o Mac OS X funcionar ainda melhor

smt-MacOSX-P1

Se você é um fã da Apple, deve apreciar a arquitetura simples e intuitiva do Mac OS X. Como qualquer sistema operacional, ele possui pequenos macetes que tornam sua utilização ainda mais fácil.

Para facilitar a vida dos iniciantes no sistema e pessoas que acabaram de comprar um novo Mac, Keir Thomas – autor do livro Mac Kun Fu, que contém mais de 300 dicas, truques, dicas e hacks para a plataforma – montou uma matéria para o site Cult of Mac onde ele escolheu 10 dicas fundamentais para aproveitar melhor o Mac OS X. Confira:

  1. Iniciar aplicativos usando o Spotlight: Se você precisa de um app que não esteja no seu Dock, a melhor opção é usar o Spotlight, um campo de buscas que pode ser acessado de qualquer lugar do Mac, bastando clicar com o mouse no ícone de lupa na barra superior ou digitando Command + Espaço. Depois de apenas alguns caracteres, o Spotlight percebe de qual app se trata e então basta clicar na tecla Back para iniciar. Simples, rápido e sem a necessidade de usar mouse.
  2. Quick Look: Desde a atualização Mac OS X Lion, a Apple estendeu as funcionalidades do Quick Look para praticamente todos os aspectos do sistema. Clicando no Espaço você pode visualizar itens em lotes, a janela de fila de impressão, ou mesmo o e-mail. 
  3. Quick open files: Para abrir um arquivo que você usou recentemente, basta clicar duas vezes em qualquer lugar na janela usando o Quick Look.
  4. Colar sem formatação: Para colar sem formatação (ou seja, como texto simples), mantenha pressionada a tecla Shift + Option + Command e clique em V. Apesar de ser uma combinação de teclas difícil de dominar, a dica é manter o Option + Command pressionados com o polegar, e o Shift com o dedo mindinho, deixando o indicador livre para clicar no V.
  5. Abrir link em uma nova aba: Se você estiver usando um mouse padrão com botão de rolagem, basta mover o cursor e deixá-lo sob o link no navegador (ou e-mail) e clicar no botão de rolagem para abrir o link em uma nova aba.
  6. Mission Control: O Mission Control é um recurso que ajuda a checar o conteúdo de um link ou programa. Para aproveitar essa função, basta utilizar o botão de rolagem da forma usual no touchpad ou no mouse (ou seja, usando a rodinha do mouse). Dessa forma, ao mover o cursor sob as janelas abertas, elas irão expandir proporcionando uma melhor visualização de seu conteúdo.
  7. Arraste e execute com o proxy: Vamos supor que você esteja vendo uma imagem em seu Mac e decida que quer editá-la no Photoshop. Você pode iniciar o programa usando o Finder ou o Spotlight (método tradicional), ou fazer da maneira mais prática, arrastando o ícone do Proxy para o ícone do Photoshop na Dock. Dessa forma, o arquivo irá abrir instantaneamente no aplicativo. O Proxy é um pequeno ícone localizado à esquerda do nome do arquivo na barra de títulos. Se o ícone estiver acinzentado significa que o arquivo não foi salvo e este truque não funcionará até que o arquivo seja salvo.
  8. Texto padrão: Se você te um texto padrão que usa sempre (como uma bio, por exemplo), basta escrevê-lo no TextEdit, em seguida, selecionar tudo e arrastar para a área de trabalho ou para uma janela do Finder. Isso cria um “arquivo clipado” que contém o texto (e como qualquer outro arquivo, você pode usar o Quick Look pressionando Espaço). Se o arquivo clipado é arrastado e solto em um novo documento (ou qualquer aplicativo que aceita texto, como um navegador web, por exemplo), o texto será inserido na posição do cursor.
  9. Outras opções de menu: Abrindo qualquer menu – localizado da parte superior da tela – e pressionando Shift + Option + Command ou Ctrl (ou qualquer combinação dessas) serão exibidos outras opções de menus. A dica pode ser muito boa para descobrir mais recursos dos programas.
  10. Visualizar área de trabalho: Para tirar rapidamente todas as janelas do seu caminho e visualizar sua área de trabalho, mantenha pressionada a tecla Command e clique no atalho Expose (geralmente acima da tecla F3).

Vale lembrar que as dicas selecionadas são para o uso cotidiano. No livro Mac Kun Fu é possível encontrar milhares de outras dicas e macetes para usar melhor o Mac OS X.

E você, tem alguma dica que queria compartilhar com a gente? Mande sua indicação!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top