Conecte-se conosco
NTFS WINDOWS 8 LINUX

Ciência e Tecnologia

Tutorial: Acesse livremente suas partições NTFS no Linux em uma máquina em dual boot com o Windows 8.

Saiba como acesse suas partições NTFS no Linux em uma máquina em dual boot com o Windows 8.

NTFS WINDOWS 8 LINUX

Usuários de Linux torceram o nariz desde os primeiros rumores sobre os possíveis bloqueios que o Windows 8 traria a quem utilizasse os dois sistemas simultaneamente.

O mais polêmico deles, o “Secure Boot” – recurso que impossibilitaria a instalação de outros sistemas operacionais –, veio sim junto com a nova versão do SO da Microsoft mas, na prática, não significou muito para usuários de PC. Mesmo assim, o Windows 8 insiste em atrapalhar (mesmo que levemente) usuários Linux que possuem os sistemas operacionais do Pinguim e da Microsoft na mesma máquina.

Meu computador é dividido em três partições: Windows (NTFS), Ubuntu (EXT4) e Dados (NTFS). As duas primeiras são obviamente partições dedicadas aos sistemas operacionais e a instalação de programas e aplicativos. Já a terceira possui dados e documentos compartilhados entre os dois sistemas.

Após um período de utilização frequente do Windows 8, voltei a utilizar o Ubuntu e certo dia precisei buscar um arquivo na partição de dados. É quando me deparo com a seguinte mensagem: The NTFS partition is in an unsafe state. Please resume and shutdown Windows fully (no hibernation or fast restarting), or mount the volume read-only with the ‘ro’ mount option.

Procurando em fóruns, encontrei a solução mais simples: desativar a Inicialização Rápida no Windows 8.

Aparentemente, a função Inicialização Rápida do Windows 8 (que vem habilitada por padrão) deixa o HD e suas partições num estado parecido com o de Hibernação – e quando isso acontece, não é possível acessá-lo de forma simples (sem a utilização do terminal) em geral no Linux.

Como desabilitar essa função no Windows 8?

– Vá até o Painel De Controle

– Entre em Hardware e Sons

– Selecione Opções De Energia

– No canto superior esquerdo, clique em Escolher a função dos botões de energia

– Na tela que se abre, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e em seguida, desmarque a opção Ligar inicialização rápida.

Pronto! Basta reiniciar seu computador e fazer o teste na sua distribuição Linux favorita. Você já conseguirá acessar as partições livremente com permissões de leitura e escrita e não vai precisar chegar perto do terminal para isso.

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top