Conecte-se conosco
smt-MemoriaCache-capa1

Tutoriais

Tutorial: Como aumentar a velocidade de execução de seus aplicativos

A memória cache é responsável por muitos dos problemas de lentidão e travamentos nos celulares. Saiba como lidar com isso neste tutorial

smt-MemoriaCache-P0

A memória cache é responsável por muitos dos problemas de lentidão e travamentos nos celulares. Saiba como lidar com isso neste tutorial.

Um dos problemas mais enfrentados por usuários de smartphones é a lentidão na hora de abrir aplicativos. Essa situação nem sempre ocorre por conta de uma internet ruim ou da memória interna limitada. Há um componente que muitas vezes passa despercebido, mas é crucial nesta questão: a memória cache. Ela é responsável por travar tantos aplicativos devido a confusão de informações que ocorre no seu interior.

No tutorial a seguir iremos ensinar um passo a passo como apagar a memória cache e explicar um pouco sobre seu papel nos dispositivos móveis.

O que é e como funciona a memória cache?

Quando uma pessoa tenta abrir um aplicativo em seu aparelho, o processador transfere esta informação de abertura a memória RAM, onde em seguida procura este APP no armazenamento interno. Logo após encontrar, envia outra vez estas informações ao processador que finamente inicia o aplicativo. No meio deste processo todo, existe um tempo de espera, pois a RAM é muito lenta. Então é neste momento que a “cache” entre na história.

Sua função é guardar dados usados frequentemente pelo usuário. Por exemplo, quando um usuário digita algo no Messenger e este APP fecha, seu texto ainda estará lá, quando ele entrar novamente. A memória cache é incrivelmente mais rápida que a memória RAM. Sem ela o processamento do seu celular seria 80% mais lento. Ou seja, a memória cache é essencial.

smt-MemoriaCache-P3

Entretanto, inúmeras vezes tais informações armazenadas podem se embaralhar, gerando travamentos no seu aplicativo. Para isso é necessário apagar o cache completamente.

Apagando a memória cache

Independente do modelo que você estiver usando, localize nas configurações de seu smartphone a memória cache e apague ela por completo seguindo estes 3 passos.

  • 1° Passo: no painel inicial, selecione o aplicativo “Configurar” (símbolo da engrenagem).
  • 2° Passo: procure a guia “ Dispositivos”, em seguida clique em Aplicativos.
  • 3° Passo: na seção “instalados”, escolha o APP que está ruim e em seguida selecione a opção “Limpar cache”.

Se ao fazer todos esses passos, seu problema não for solucionado, será preciso desinstalar o aplicativo e baixá-lo novamente. Em casos mais extremos, algumas vezes é necessário retornar o seu smartphone para os padrões de fábrica.

Este tutorial foi criado por nosso parceiro Hudson, do site varioscelulares.com. Se você gostou destas informações, curta e compartilhe este artigo com seus amigos. Talvez muitos deles estejam passando por este mesmo problema.

Sou o fundador do blog varioscelulares.com, tenho como principal meta ajudar todas as pessoas a conhecerem tudo o que seus Smartphones favoritos podem fazer. Além disso, passo meu tempo livre buscando informações sobre o maravilhoso mundo Mobile para trazer o melhor conteúdo possível.

Comentários

Mais de Tutoriais

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top