Connect with us

Android

Tutorial: como baixar músicas no Android

Descubra como baixar músicas, fazer streaming e salvar sua biblioteca completa na nuvem do Google.

Google Music Android free Play all Access

Com cada vez mais gente experimentando mudar de iGadgets para smartphones e tablets com o Android, uma dúvida surge: como comprar músicas no Google Play? É a mesma coisa que usar a iTunes Music Store?

Infelizmente, a resposta não é tão boa. O Google Play Music é uma excelente loja, com vasto conteúdo (detalhado neste review), mas ainda não está completamente disponível no Brasil.

Como resultado, usuários brasileiros podem salvar sua biblioteca de músicas do computador para a nuvem do Google (usando este app fornecido pela empresa) e, assim, escutá-las de qualquer computador, tablet ou smartphone através do serviço via web ou pelo aplicativo Android. Porém, comprar músicas na loja exigirá um pouco mais de esforço.

Então, como Comprar/Baixar Músicas?

Para quem não quiser ficar preso a estes termos, existem duas possíveis formas de fazer o download de músicas para o smartphone ou tablet, além da descoberta de músicas através da loja Google Play Music:

Opção 1: utilizar players e apps de terceiros:

Existem no Google Play diversos aplicativos e players que fazem o download de músicas da internet. Esta é uma alternativa possível mas, por motivos óbvios, não recomendamos sua utilização uma vez que o conteúdo é geralmente disponibilizado de forma ilegal;

Opção 2: utilizar players que fazem streaming gratuito de músicas:

Aplicativos como o 8Tracks são tocadores de música (music players, em inglês) que oferecem serviço de streaming gratuito de músicas. Usuários podem escolher playlists e ouvi-las sem custos, mas estão limitados às restrições legais impostas a este tipo de app, como o limites para pular faixas de músicas que não interessem.

Opção 3: Comprar o Google Music All Access:

Comprar o Google Music All Access (USD 7,00/mês), serviço mensal que disponibiliza o download e/ou streaming de um número ilimitado de músicas, é uma ótima opção (aliás, é a atual favorita deste autor). Infelizmente, o Google ainda não permite seu uso completo no Brasil, fazendo com que usuários interessados precisem seguir um pequeno workaround:

  1. Registrar o cartão internacional que será utilizado para comprar um serviço com um endereço americano na loja Google Play;
  2. Utilizar algum app ou serviço que engane os servidores do Google, fazendo-o pensar que você está realizando a compra em um computador localizado nos Estados Unidos;
  3. Seguir com o procedimento de compra do Google Music All Access;

Feito isso, o serviço fica liberado para acesso mesmo após o usuário corrigir suas informações de conta com o endereço brasileiro. Através do computador ou dispositivos móveis cadastrados, será possível descobrir e adicionar todo o tipo de música (excluindo-se, até o momento, faixas nacionais).

A grande vantagem do Google Music All Access está na qualidade dos arquivos, que são carregados no seu smartphone (por download ou streaming) com capas de álbuns, etc., e na infinidade de faixas que o usuário poderá escolher através do campo de pesquisa ou por sugestões relacionadas às faixas já existentes na biblioteca. Esperamos que o Google logo simplifique o processo, lançando oficialmente a loja no Brasil.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top