Connect with us
Tutorial: Como desativar a função TalkBack no Android

Android

Tutorial: Como desativar a função TalkBack no Android

Por acaso você não consegue mais usar o celular direito porque ele “conversa” com você de volta? Aprenda neste tutorial a desativar o TalkBack no Android

Tutorial: Como desativar a função TalkBack no Android

Desativar a função TalkBack é mais fácil do que parece

Os smartphones revolucionaram como as pessoas interagem com o celular e entre si, mas mesmo assim, muita gente ficaria de fora dessa “virada tecnológica” se não fosse por funções que permitissem pessoas com deficiências usarem o smartphone.

Tanto a Apple quanto empresas que rodam Android se preocupam em atingir o maior número de usuários e, por isso, eles focam também na Acessibilidade do aparelho. Uma dessas funções que é muito importante é o TalkBack, que serve para o celular te dizer no que você está clicando, antes de clicar.

O problema é quando a gente não precisa dessa função e ela está ativada e não conseguimos desligá-la de jeito nenhum. Neste tutorial, vou ensinar como desativar a função TalkBack, no Android.

Desativando o TalkBack no Android

O problema é que estar com o TalkBack ativado fica mais difícil de manusear o celular. Para  desativar vá em Aplicativos, clicando uma vez nele e depois dando dois toques rápidos.

Em seguida, procure por Configurações. Para acessar, de um toque com dois dedos. Ainda usando eles, vá deslizando a página até achar Acessibilidade e dê também esse duplo toque.

Desativando TalkBack

O desafio é conseguir chegar nas Configurações

Estamos chegando próximos ao fim. Após entrar em Acessibilidade, procure por TalkBack. Clique na função sempre usando os dois dedos e comemore por estar ali o botão para desativar a função.

Neste momento é um pouco mais difícil clicar ali, porque o espaço é bem pequeno, mas ao conseguir, a função “falar de volta” está desativada e você pode voltar a usar o smartphone sem precisar ficar dando duplo toque.

Desativando o TalkBack2

Desativar é a parte mais difícil

Fácil, mas dá uma trabalheira, não é? Tem mais alguma dúvida sobre o seu Android? Deixe sua pergunta nos comentários!

21 anos, paulistano e estudante do último ano de jornalismo na Cásper Líbero. Trabalha na Rede Globo e é editor do Showmetech, escrevendo principalmente sobre Apple e Pokémon | @joseadorno

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top