Connect with us

Geral

Tutorial: Como entrar no Wi-Fi sem usar a senha

Internet sem fios é quase que um padrão em casa. É utilizada nos smartphones, tablets, computadores e até em aparelhos como Chromecast. O problema é que a gigantesca maioria das redes está protegida por senha, o que faz todo sentido do mundo. E se eu te falar que dá pra conectar ao Wi-Fi sem usar qualquer senha, mesmo que ela seja exigida? O nome do segredo é: WPS.

Internet sem fios é quase que um padrão em casa. É utilizada nos smartphones, tablets, computadores e até em aparelhos como Chromecast. O problema é que a gigantesca maioria das redes está protegida por senha, o que faz todo sentido do mundo. E se eu te falar que dá pra conectar ao Wi-Fi sem usar qualquer senha, mesmo que ela seja exigida? O nome do segredo é: WPS.

WPS é o nome da mágica

Toda esta magia acontece graças ao WPS, ou Wi-Fi Protected Setup (Configuração Protegida de Wi-Fi, em tradução livre). Ele aparece como um pequenino botão que fica em quase que todo roteador que é vendido, geralmente fica junto das portas de rede, atrás do aparelho e em alguns casos está na frente. O que este botão faz é procurar por algum dispositivo que está buscando a rede Wi-Fi e liberar o acesso. Trocando em miúdos: com este botão você pode entrar na rede que o dono não lembra a senha, ou até deixar um amigo entrar na sua rede, só que sem dar a senha para ele. Curtiu, né?

WPS

Para conectar direto na rede, via o botão WPS, basta ter um roteador com este recurso e um aparelho que também converse com este protocolo. Há um único lado que fica de fora desta festa: Apple. Não há suporte para conexão via WPS tanto no iOS, como no macOS que roda nos MacBooks, Mac Pros, Mac Minis e iMacs.

É simples, com apenas dois passos

WPSA primeira coisa que você precisa fazer é ligar o aparelho que quer conectar com a internet e o roteador. Depois disso, no caso do Android, é só abrir as configurações de Wi-Fi e buscar por um ícone semelhante ao que está na imagem ao lado. Em alguns modelos este ícone não está visível, então é só procurar o botão que abre as configurações e buscar por algo com WPS. Digo “algo”, pois cada fabricante pode chamar de uma forma diferente. A Sony, por exemplo, coloca dentro das configurações do Wi-Fi e com o nome Botão de pressão WPS. Já a Samsung colocou esta opção antes das configurações do Wi-Fi e chamou de Botão de transf. WPS. A regra é: sempre existirá WPS no nome, então procure por estas três letras.

Com o roteador ligado e funcionando, vá em seu Android e abra a opção do WPS. Enquanto a barra de tempo não acabar, toque no botão que está no roteador e pronto! A conexão será estabelecida e você não precisou de senha.

Se você estiver com um computador com Windows 8, 8.1 ou 10, basta selecionar a rede Wi-Fi. Quando pedir a senha, é só tocar no botão do roteador. Diferente do Android, no PC basta abrir a área onde pede a senha do Wi-Fi e o WPS irá buscar automaticamente por algum roteador que está com a função ligada.

Desta forma você libera a internet de sua casa, ou loja, sem passar a senha. Prático, não?

 

Jornalista formado, amante de tecnologia desde pequeno. Faz muito tempo que já escreve sobre tecnologia. Nintendista por paixão e entusiasta dos drones (só falta dinheiro para ter um Mavic Pro).

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top