Connect with us
Instalação de programas no linux

Ciência e Tecnologia

Tutorial: Como remover e instalar programas no Linux

Conheça mais sobre o Linux e aprenda a ter um maior controle sobre os programas dele

Instalação de programas no linux

Aprenda a remover e instalar programas na sua distribuição Linux

O Linux é um sistema operacional que caiu nas graças de muitos usuários. A segurança e o fato de ser um sistema open-source faz com que o SO criado por Linus Torvalds décadas atrás continue a ter um quinhão importante do mercado e da preferência dos usuários.

Na hora de começar a usar uma distribuição Linux, o Ubuntu, por exemplo, na hora de realizar algumas tarefas básicas podem ser novidade. Remover e instalar programas no Linux é um belo exemplo de um procedimento corriqueiro e que pode ser feito de maneiras distintas no Linux.

Vamos conhecer as duas principais ferramentas  para fazer essa tarefa, que são:  a linha de comandos e a Central de Gerenciamento softwares.

Para este tutorial foi utilizado o Ubuntu 16.0.4 LTS. Vamos lá!

Instalar programa pelo console do Ubuntu

Um dos “charmes” para quem usa sistemas Linux é exatamente a possibilidade de executar e navegar pelas funcionalidades do sistema por meio de comandos digitados no console. Para remover e instalar programas no Linux não é diferente.

Comando apt-get install

Abra o terminal do ubuntu com o atalho ctrl + alt + t e em seguida digite:

sudo apt-get install nomedoprograma 

Por exemplo, se você quiser instalar o editor de imagens gimp, digite o comando abaixo como mostrado na Figura 1.

sudo apt-get install gimp

O comando apt-get precisa de privilégios de usuário root, por isso o sudo que acompanha o comando. Você vai ser requisitado a entrar com a senha de administrador e os pacotes serão preparados para instalação.

Figura 1: Instalando o Gimp por meio do comando apt-get install

Eventualmente o sistema vai te indicar a quantidade de memória que vai ser ocupada pelos novos pacotes e perguntar se você deseja continuar. Confirme a instalação digitando “Y” (sem aspas) e teclando Enter.

Pronto!

Remover programas pelo console do Ubuntu

Para remover um programa pela linha de comando utilizamos o mesmo apt-get, mas dessa vez com os parâmetros purge (remove tudo, incluindo configurações de usuário) ou remove (desinstala somente os arquivos binários e as dependências que já não são utilizadas).

Comando apt-get remove/purge

Para remover os pacotes binários e as dependências não utilizadas por um programa, mas manter as configurações de usuário, digite o comando:

sudo apt-get remove nomedoprograma

Para remover o programa inteiro, incluindo as configurações de usuário, digite:

sudo apt-get  purge nomedoprograma

Caso você não esteja logado como root, o sistema irá pedir a sua senha de administrador. Seguindo com o exemplo do gimp, para remover o programa por completo do computador, digitamos o comando abaixo como mostrado na figura 2:

sudo apt-get purge gimp

Figura 2: Removendo o Gimp por meio do comando apt-get purge

Como mostrado na figura 3, será requisitado a senha de administrador (caso você ainda não esteja logado como tal), logo depois os pacotes serão preparados para serem desinstalados e será pedido para que você confirme a desinstalação digitando “Y” (sem aspas) e teclando Enter.

Figura 3: Ao remover um programa o sistema irá pedir que você confirme a desinstalação

Instalar e remover programas pela Central de Gerenciamento Ubuntu Software

Por fim, caso a linha de comandos ainda não seja tão atraente para você, há a ótima opção de utilizar as interfaces gráficas do próprio Ubuntu para gerenciar a instalação e remoção de programas.

Trata-se de uma interface gráfica amigável que permite ao usuário pesquisar programas para instalar ou desinstalar. Para abrir a central basta clicar no ícone na lateral esquerda da tela, como mostrado na figura 3.

Figura 4: Central de gerenciamento de softwares do Ubuntu

Para remover ou instalar programas com a Central de Software Ubuntu, basta digitar o nome do programa ou parte dele no campo de buscas. Caso o programa já esteja instalado, a central o apresentará na lista de programas encontrados com a opção “remove”, bem ao lado. Caso o programa ainda não esteja instalado, a opção mostrada será “install”.

Ao clicar em “install” ou “remove” será requisitado a sua senha de administrador para então instalar ou remover o programa escolhido. Simples, não é?

Além da Central de Software, você pode usar também o Synaptic, um programa que tal como a Central de Software nativa do Ubuntu, é utilizado para remover e instalar programas no Linux.

O Synaptic funciona de maneira semelhante à Central de Software Ubuntu, basta procurar pelo nome do programa no campo de buscas e depois clicar com o botão direito sobre as opções encontradas para selecionar se você deseja remover ou instalar um pacote.

Como instalar o Synaptic? Agora você já sabe! Caso a sua distribuição não venha com o Synaptic instalado, você já tem uma boa opção para praticar os comandos apt-get install ou a utilização da Central de Gerenciamento de Programas. Bons estudos!

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comments

More in Ciência e Tecnologia

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top