Conecte-se conosco
ubuntu-logo14 copy

Geral

Tutorial – Instalando facilmente no Ubuntu: programas nos formatos .deb e .run

O Ubuntu desde o início de sua existência, vem quebrando o tabu de que Linux é difícil. Hoje em dia é possível usar a distribuição da Canonical sem sequer chegar perto do tão temido terminal.

ubuntu-logo14 copy

O Ubuntu  desde o início de sua existência, vem quebrando o tabu de que Linux é difícil. Hoje em dia é possível usar a distribuição da Canonical sem sequer chegar perto do tão temido terminal.

A facilidade da Central De Programas do Ubuntu – uma loja de aplicativos dentro do próprio sistema, de fácil uso e que não exige a criação de registro para o download de aplicativos gratuitos – proporciona ainda mais facilidade na hora de se instalar programas.

Diferentemente do Windows, em que os arquivos de instalação dos programas geralmente tem a extensão .exe, nos sistemas baseados em Linux, temos uma gama enorme de extensões, cada uma com sua peculiaridade no processo de instalação.

Com isso, criamos uma série de posts com o objetivo de ensinar o leitor a instalar os mais variados programas nos mais variados formatos, de forma fácil e fugindo, sempre que possível, do uso do terminal. Hoje vamos aprender um pouco sobre os pacotes .deb e .run.

.deb

O Ubuntu é baseado no sistema Debian, portanto tem total compatibilidade com os pacotes dessa extensão – que foi criada pelos desenvolvedores do sistema com o intuito de simplificar a instalação de aplicativos.

O .deb no Linux seria o equivalente ao .exe do Windows. É, basicamente um executável simples, que instala o programa automaticamente. Se o programa a ser instalado exigir alguma dependência (arquivos extras necessários para o funcionamento), geralmente essas serão baixadas automaticamente. É importante ressaltar que nem toda distribuição Linux é compatível com esse tipo de pacote. Todas as distribuições baseadas no Ubuntu e no Debian são compatíveis.

A instalação de pacotes .deb é muito simples. Basta dar um duplo clique no arquivo para que ele abra no gerenciador de pacotes padrão do sistema. No Ubuntu, os arquivos .deb são abertos por padrão na Central De Programas do Ubuntu, simplificando todo o processo.

Como instalar pacotes .deb?

  1. Dê um duplo clique no arquivo desejado;
  2. Central de Programas do Ubuntu será executada;
  3. Clique em Instalar;

UT-1
4. digite sua senha de superusuário (senha definida na instalação do sistema)

UT-2

Se tudo ocorrer bem, seu programa já está instalado. Basta clicar no menu do Unity e procurá-lo, ou acesse-o pelo atalho criado na barra do Unity.

.run

Os arquivos .run partem do mesmo princípio. Porém, o método de instalação tradicional usa o terminal e não é nada simples. Podem ocorrer erros e ninguém quer ter que digitar várias vezes várias linhas de comando no terminal, certo? Então vamos simplificar e tornar a instalação muito mais prática! Para isso, utilizaremos o Ubuntu Tweak – uma ferramenta de customização do Ubuntu – para criar um script que nos auxiliará no processo.

Como instalar pacotes .run?

1. vamos instalar e configurar o script no Ubuntu Tweak:

1.1. baixe o arquivo .deb no Ubuntu Tweak aqui e instale conforme as instruções.
1.2. abra o Ubuntu Tweak. Selecione a guia Administradores e após, a opção Scripts.

Captura de tela de 2013-01-24 18_16_23
1.3. confira a lista de scripts na lista da direita. Role a barra para baixo até o último Script, “Navegar Como Root” e arraste-o para a esquerda, abaixo de “nautilus-scripts”. Esse comando serve para que você possa executar o gerenciador de arquivos como superusuário (exigido para a instalação de certos aplicativos). CUIDADO: você deve fazer apenas o recomendado pelo tutorial. Deletar arquivos importantes no modo root, pode danificar permanentemente o sistema.

Captura de tela de 2013-01-24 18_16_53

A instalação começa efetivamente a partir de agora.

2. Coloque o arquivo .run preferencialmente no desktop para facilitar.
3. Clique com o botão da direita em cima do arquivo .run, e selecione a opção Permissões. Marque a opção “Permitir execução do arquivo como um programa” e clique em fechar.

Captura de tela de 2013-01-24 18_18_29
4. Agora clique no desktop com o botão da direita do mouse, selecione scripts > Navegar como Root. Digite sua senha. Uma janela do Nautilus (gerenciador de arquivos do Ubuntu) vai surgir.
5. clique agora em Desktop na janela que se abriu, e confira se seu arquivo está lá.
5.1. se seu arquivo não estiver sendo exibido, copie da sua área de trabalho e cole na pasta área de trabalho da janela root.
6. dê um duplo clique no arquivo e selecione Executar em terminal.

Captura de tela de 2013-01-24 18_19_32

O assistente gráfico do instalador se inciará. A partir daí, basta prosseguir a instalação de acordo com suas preferências.

Captura de tela de 2013-01-24 18_19_56

Viu? As instalações de programas no Ubuntu e em outras distribuições Linux podem ser mais fáceis do que se imagina!

 

Tem dificuldade em instalar programas de um formato específico no Ubuntu e quer sugerir para um futuro post?
Comente!

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top