Connect with us

Android

Tutorial: Instalando o sistema Android 2.2 (Froyo) no Motorola Milestone

Recebemos a excelente indicação do blog FilimorBR sobre como atualizar seu Motorola Milestone para o sistema Android 2.2 através do uso de uma ROM específica, a MotoFrenzy. Veja abaixo:

“Enquanto a Motorola não decide se vai ou não lançar a atualização do  seu modelo Milestone (conhecido nos Estados Unidos como Droid) para o Android 2.2 (Froyo), nós podemos desfrutar dos recursos desta versão do sistema através de uma ROM não oficial, a MotoFrenzy. Leia todo o procedimento antes de iniciá-lo e saiba que esta atualização traz conseqüências positivas e negativas. 

ATENÇÃO! O PROCEDIMENTO DESCRITO ABAIXO, QUANDO NÃO REALIZADO CORRETAMENTE,  PODE BRICKAR (DANIFICAR) SEU CELULAR. EU NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUAISQUER PREJUÍZOS QUE VOCÊ VENHA A TER COM SEU APARELHO SEGUINDO OS PASSOS ABAIXO. LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ PODERÁ PERDER A GARANTIA DO FABRICANTE.
 

Pré-requisitos

  1. Antes de qualquer procedimento de atualização, efetue um backup completo do seu celular. Publicarei um post sobre isso assim que possível.
  2. Computador com Windows XP, 7 ou Vista.
  3. Cabo de dados do seu celular.
  4. É recomendável ter um leitor de cartões de memória no seu computador.
  5. Tenha o aparelho com a bateria totalmente carregada. É importante garantir ao máximo que não teremos interrupção no fornecimento de energia durante a atualização.
  6. Programa para descompactar os arquivos baixados. Eu recomendo o 7-Zip.
  7. Baixe o driver USB oficial da Motorola na versão apropriada ao seu sistema operacional: 32 bits ou 64 bits. A versão apontada no link é a 4.6.5, verifique no site oficial se há uma versão mais recente.
  8. Baixe o RSD Lite 4.6, programa utilizado para atualizar o firmware do seu celular.
  9. Baixe o arquivo vulnerable_recovery.zip que irá abrir uma brecha de segurança no celular, permitindo sua atualização.
  10. Baixe o arquivo milestone_root.zip que irá atribuir privilégios de administrador ao seu sistema (acesso root).
  11. Baixe o SBF da versão européia do Android 2.1. O MotoFrenzy deve ser instalado sobre esta versão.
  12. Baixe a ROM MotoFrenzy em sua versão mais recente no site http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=734802. Lembre-se de baixar a versão completa (FULL image) mais recente e a atualização (Patch) também mais recente e que corresponda à versão que você baixou. Por exemplo: a full image que utilizaremos é a MotoFrenzy v0.5a FULL image, e o patch é o MotoFrenzy-v0.5c-update-nosign.zip.
  13. Baixe o arquivo com as configurações da rede 3G usadas aqui no Brasil.
  14. Baixe o Open Recovery 1.37.

Aplicando a ROM com a versão européia

  1. Instale o driver USB e o RSD Lite.
  2. Descompacte o arquivo com a ROM européia (aquele que começa com SHOLS_U2_02.36.0) na raiz do seu HD (C:\).
  3. No seu aparelho, vá até o menu Configurações -> Aplicativos -> Desenvolvimento e marque a opção ‘Ativar Depuração USB’.
  4. Execute o programa RSD Lite. No Windows Vista/7 será necessário conceder privilégios de administrador.
  5. Conecte o cabo USB do celular, selecione o modo de conexão ‘Phone Portal’ e espere até que o dispositivo A853 apareça na lista do RSD Lite.
  6. Clique no botão com as reticências e selecione o arquivo da ROM.
  7. Na tabela, escolha o item A853 e clique em Start.
  8. Seja paciente e aguarte até que o processo esteja finalizado. O celular irá reiniciar várias vezes e o programa poderá pedir para que você o ligue manualmente. NÃO FAÇA isso. A atualização estará terminada quando aparecerem as palavras ‘Finished’ e ‘PASS’ na tabela.
Tela do RSD Lite Tela do RSD Lite 

Rooteando o aparelho

  1. Descompacte o arquivo ‘vulnerable_recovery.zip’ na raiz do seu HD (C:\).
  2. Utilize o mesmo procedimento usado para aplicar a ROM européia, mas selecionando o arquivo que você acabou de extrair (vulnerable_recovery_only_RAMDLD90_78.sbf).
  3. Copie o arquivo ‘milestone_root.zip’ na raiz do cartão microSD e renomeie-o para ‘update.zip’.
  4. Desligue o celular.
  5. Inicie o celular no modo de recuperação (Recovery Mode). Para isso, segure o botão da câmera e o botão de ligar e mantenha-os pressionados até que apareça um triângulo com um ponto de exclamação na tela, semelhante ao da figura abaixo: 
    Tela do Modo de Recuperação Tela do Modo de Recuperação 

  6. Aperte o botão de aumentar volume e, mantendo-o pressionado, aperte o botão da câmera. Aparecerá um menu de opções. Com o direcional do teclado (D-Pad) selecione a opção ‘Apply update.zip’ e aguarde a finalização.
  7. Reinicie o aparelho selecionando a opção ‘Reboot now’.

Instalando a ROM MotoFrenzy

  1. Descompacte o conteúdo do arquivo OpenRecovery na raiz do cartão de memória.
  2. Abra a pasta ‘nandroid\adbrecovery’ no sdcard e extraia o conteúdo do arquivo de full image que você baixou (por exemplo, o ‘MotoFrenzyv05a.zip’) diretamente dentro dela.
  3. Copie o arquivo de patch que você baixou (por exemplo, o ‘MotoFrenzy-v0.5c-update-nosign.zip’) dentro da pasta ‘OpenRecovery\updates’ no sdcard.
  4. Copie o arquvio com as configurações da rede 3G no Brasil, o ‘Radio_3G-brazil236-update-nosign.zip’, nessa mesma pasta.
  5. Desligue o celular, ligue-o no modo de recuperação e aplique o update.zip (passos 5 e 6 do tópico anterior) para iniciar o Open Recovery. Você verá a seguinte tela: 
    Tela do Open Recovery Tela do Open Recovery 

  6. Limpe os dados do celular utilizando a opção ‘Wipe Data / Factory Reset’.
  7. Selecione a opção ‘Nandroid’, depois ‘Restore’ e escolha a full image do MotoFrenzy.
  8. Após a atualização, reincie o celular com a opção ‘Reboot now’.
  9. Entre novamente no modo de recuperação, execute o Open Recovery e escolha a opção ‘Apply Update’.
  10. Vamos aplicar os dois patches, o do Moto Frenzy e o das configurações 3G.
  11. Reinicie o celular e pronto! Você já pode aproveitar as novidades do Android 2.2 (Froyo) no seu Motorola Milestone! Instale o Flash manualmente com o arquivo com.adobe.flashplayer.apk que você descompactou junto com o MotoFrenzy. Se tiver dúvidas, leia sobre como instalar arquivos apk usando o Dropbox.

Instalando apps no cartão de memória (apps2sd)

  1. Formate o cartão de memória no menu Configurações (Settings) -> Cartão SD e Armazenamento (SD card & phone storage). Clique em Desmontar cartão (Unmount SD card) e depois em Formatar cartão (Format SD card).
  2. Retire o cartão de memória e coloque-o no leitor de cartões do seu computador.
  3. O único software de particionamento que funcionou para mim foi o Acronis Disk Director Home. Infelizmente ele é pago =\.
  4. Reajuste a partição existente para FAT32 – Primária – para que sobrem 955 MB para a segunda partição (por exemplo, deixe em 13.9 GB no caso de um cartão de 16 GB).
  5. Crie uma segunda partição EXT2 – Primária – 955 MB (sem atribuir uma letra – não marque ‘Assign a Drive Letter’).

Problemas posteriores à instalação

  1. A ROM do MotoFrenzy está em inglês. Eu não conheço um meio de traduzí-la. Até mesmo o Swype possui dicionário em inglês e o formato dos números de telefone, nos contatos, aparece deste forma: 555-555-55, e não 5555-5555 como no Brasil.
  2. A qualidade das fotos tiradas com a câmera está ruim, com problemas de foco e bastante ruídos. Isto tente a melhorar com o lançamento de novas versões do MotoFrenzy.
  3. A filmadora não funciona. Desista se você adora gravar vídeos com seu celular.
  4. O MotoFrenzy já vem com overclock habilitado. Se ele não estiver funcionando crie um arquivo chamado ‘overclock’ (sem nenhuma extensão) e com o conteúdo :
    800000 max_rate
    66 max_vsel
  5. Lembre-se de que o overclock drena muita bateria e pode superaquecer e queimar o processador do seu aparelho. A Motorola recomenda manter a temperatura abaixo de 45ºC. Você pode facilmente configurar perfis no aplicativo SetCPU, que já vem instalado, de modo que o aparelho automaticamente passe para uma velocidade mais baixa quando estiver com a tela desligada, com pouca bateria ou em uma temperatura alta.
  6. Os aplicativos aparecem como se estivessem instalados na memória interna, mas estão no cartão de memória. Isso é normal, basta ver que o espaço interno disponível quase não diminui quando instalamos novos apps.
  7. Eu ainda continuo obtendo quedas no sinal 3G mesmo restaurando os arquivos com a configuração brasileira. Ainda estou a procura de uma solução. Imagino que seja ideal fazer um backup dos arquivos do seu próprio aparelho ao invés de usar o arquivo que eu mencionei. Se alguém conseguir resolver o problema, compartilhe a solução!

Unbrick – Como recuperar o celular brickado

Geralmente quando há um problema com os procedimentos acima, o celular liga e fica eternamente com o logo da Motorola no display. Se isso acontecer, você terá que entrar em modo Bootloader para que o RSD Lite reconheça o aparelho e você possa aplicar um arquivo SBF que funcione (veja a lista completa). Para isso, desligue o celular removendo a bateria  e colocando-a de volta (se está com um aparelho brickado não conseguirá desligá-lo pelo botão). Aperte e segure o direcional para cima no D-Pad e pressione o botão Power até o aparelho ligar. Pronto, você está em modo Bootloader e seu aparelho deverá ser reconhecido pelo RSD Lite. 

Conclusões

Avalie muito bem antes de flashear seu smartphone. Caso você tenha algum problema, não poderá recorrer à garantia. Além do mais, somente as versões lançadas oficialmente passam por uma bateria de testes para garantir o desempenho adequado no aparelho. Considere que usar o MotoFrenzy é como usar uma versão beta do Froyo, sujeito a bugs e com funcionalidades ainda a serem implementadas.” 

Para visitar este o Blog FilimorBR, clique aqui.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top