Conecte-se conosco
Telegram

Aplicativos

Telegram: aprenda a instalar, criar uma conta e usar o aplicativo

Veja o primeiro post da série, Tutorial Telegram, e aprenda como instalar, criar uma conta e usar o aplicativo com seus recursos básicos.

Telegram

Devido o bloqueio repentino do WhatsApp por determinação judicial, o Telegram, aplicativo de mensagens, ganhou mais de 7 milhões de usuários em pouco mais de 24 horas.

A maioria dos usuários o instalou para usá-lo apenas durante a indisponibilidade do WhatsApp, mas muitas pessoas que experimentaram o Telegram acabaram gostando bastante do app. Pensando nisso resolvemos fazer uma série de tutoriais, do básico ao avançado, mostrando tudo que ele é capaz.

Neste tutorial vamos ensinar o básico para se ter o Telegram instalado e funcionando em seu dispositivo.

Para começar, ele tem uma grande vantagem em relação aos demais apps de mensagens. Pode ser instalado em qualquer plataforma, seja ela móvel ou não, e o backup das mensagens é feito na nuvem, então você pode usar apenas uma conta em vários dispositivos para ter acesso às suas mensagens.

Isso significa que você pode ter o Telegram em seu smartphone e tablet (Android, iOS ou Windows), ou no seu PC (Windows, Mac ou Linux), ou em todos eles se preferir.

Instalando e criando uma conta no Telegram

Aqui estão os links para todas as versões do aplicativo. Como foi dito no parágrafo anterior, ele pode ser instalado e utilizado com a mesma conta em mais de um dispositivo.

Smartphones

Desktop

Web apps

etapas-cadastro-telegram

Depois de ter o aplicativo instalado, é hora de criar uma conta. Abra o aplicativo, e clique em “Começar a Conversar”. Digite seu número de telefone com DDD, e o nono dígito se houver, e aguarde o recebimento de um código de acesso. Feito isso, basta preencher seus dados e é aberta a tela inicial do aplicativo.

Usando o Telegram

Tutorial Telegram - Essa é a interface do Telegram Desktop com uma 'leve' borrada nos contatos e conversas

Essa é a interface do Telegram Desktop com uma ‘leve’ borrada nos contatos e conversas

O aplicativo é semelhante ao WhatsApp, então não demora muito para se acostumar com ele. Em sua tela inicial, nos dispositivos móveis, ele tem um menu, localizado no canto superior esquerdo, como mostra a imagem. É lá que você deve encontrar seus amigos, criar grupos, canais, chats e configurar o app.

menu-telegram

A primeira opção do menu, como diz o nome serve para criar um grupo, que no Telegram pode conter de 1 a 200 membros em um grupo normal, ou até 5000 membros nos supergrupos.

A opção de Chat secreto serve para criar uma conversa que não deixará rastros. Ele tem criptografia de ponta-a-ponta, sem rastros no servidor, não permite encaminhamento das mensagens, nem print da tela do celular e tem um contador de autodestruição.

Para ativar o timer de autodestruição, é só clicar no menu do lado superior direito e definir o tempo, que varia de 1 segundo até 1 semana. É como um Snapchat para textos.

canais telegram

A terceira opção é a de criação de canais. Os canais do Telegram são chats públicos onde somente administradores definidos por quem o criou pode publicar algo. É como a timeline de uma página que você segue no Facebook, só que dentro do Telegram. Ele são ideais para você que gosta de notícias, curiosidades, novidades, etc.

Existem canais dos mais variados assuntos: notícias, tecnologia, wallpapers, humor, gifs, promoções, música, esporte, ciência, mas isso é assunto para outro artigo. No entanto, se quiser dar uma olhadinha em alguns canais, acesse aqui o catálogo oficial de canais.

A opção logo abaixo é a de contatos. É ali que você vai encontrar seus amigos para conversar. Também é possível convidar mais pessoas para o app no mesmo local.

Por hoje é só, no próximo tutorial desta série vamos conhecer as configurações do aplicativo, falar melhor dos canais e bots.

Ainda está usando o Telegram mesmo com a volta do WhatsApp? Comente.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top