Conecte-se conosco
Tutorial transformando Galaxy X em Galaxy Nexus Google Android

Android

Tutorial: transformando o Galaxy X em Galaxy Nexus

saiba que é possível transformar o Galaxy X em um Galaxy Nexus, garantindo que ele receberá as últimas atualizações do sistema Android, obedecendo aos passos…

Tutorial transformando Galaxy X em Galaxy Nexus Google Android

É comum recebermos pedidos de ajuda de usuários que compraram o smartphone Galaxy X da Samsung pensando que ele seria o primeiro a receber atualizações do sistema Android, mas descobrem que, diferente do Galaxy Nexus (“Google Device” de hardware idêntico vendido nos Estados Unidos), acabam dependendo sempre da boa vontade da Samsung para acompanhar as evoluções do sistema operacional do Google.

Para tomar as rédeas da questão e atualizar o aparelho por conta própria, saiba que é possível transformar o Galaxy X em um Galaxy Nexus, garantindo assim que ele receba as atualizações mais recentes do Android, através dos passos abaixo:

Primeiro passo: Instalação de Drivers

Instale os drivers do smartphone no seu computador. Eles estão embutidos no programa Samsung Kies. Caso você já o tenha instalado, melhor. Caso não, faça o download e siga os passos da instalação.

Segundo passo: Instalando o Galaxy Nexus Toolkit

Por ser um aparelho encomendado pelo Google, as modificações ao seu software são bem mais fáceis de serem feitas que em outros aparelhos. Existe, inclusive, uma ferramenta chamada Galaxy Nexus Toolkit, que faz praticamente tudo que a gente precisa num só lugar. Assim que baixar o arquivo, instale-o e abra a ferramenta.

Ao abrir o Galaxy Nexus Toolkit você terá que dizer a ele qual é seu aparelho, pois ele não irá identificá-lo automaticamente. O seu aparelho é o modelo GSM internacional (Yakju/ Maguro). Dependendo da versão do Android que você tiver, terá que escolher entre as opções de 1 a 8. Caso não saiba qual a versão exata, vá em “Configurações” do aparelho, “Sobre o telefone” e confirme. Uma vez que você se certificou qual a versão, escolha a opção adequada.

Terceiro passo: Desbloqueio, Root e CWM

A próxima etapa do nosso processo será escolher a opção 8 (1-Click for All) que irá disparar vários processos que precisamos para a conversão, entre eles, o desbloqueio da bootloader, o modo root e a instalação do CWM. Esse processo demorará em torno de 5 minutos e quando finalizar, nos deixará próximos da etapa final.

Quarto passo: Download a ROM

Recomendamos que você instale a ROM na versão 4.1.2 do Yakju/Maguro disponibilizada oficialmente pela Google nesse endereço. Baixe o arquivo e jogue para o aparelho, dentro da partição “/sdcard” (cartão de memória). Você pode fazer isso diretamente pelo Windows Explorer, com o smartphone conectado ao computador.

Quinto passo: instalação da ROM

Para os mais experientes, recomendamos acessar no Modo de Recuperação (ClockworkMod Recovery), instalar o arquivo da ROM e depois fazer os procedimentos de “wipe” e “Factory Reset”.

Para os marinheiros de primeira viagem, é possível fazer a instalação da ROM através do aplicativo ROM Manager. Nele, selecione a opção de instalação de ROM, encontre o arquivo dentro do seu cartão MicroSD e inicie o processo. O aparelho reiniciará e instalará a ROM automaticamente.

Aguarde, reinicie e pronto! Seu aparelho agora é um Galaxy Nexus, que receberá as atualizações do Google automaticamente.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top