Conecte-se conosco
samsung-galaxy-s4-google-edition

Android

Tutorial: Transformar o Samsung Galaxy S4 em Google Edition

Esse mês foi lançado o Samsung Galaxy S4 Google Edition, as primeiras especificações do modelo saíram e o pessoal do XDA já começou o trabalho de port da ROM Para o S4 i9505, modelo com 4G e processador Snapdragon, lembra que ele foi indicado aqui no ShowMeTech?

samsung-galaxy-s4-google-edition

Esse mês foi lançado o Samsung Galaxy S4 Google Edition, as primeiras especificações do modelo saíram e o pessoal do XDA já começou o trabalho de port da ROM para o S4 i9505, modelo com 4G e processador Snapdragon. Lembra que ele foi indicado aqui no Showmetech?

Por isso, convidamos o leitor Felipe Mendes para escrever um tutorial de nível médio pra instalar a ROM do Galaxy S4 Google Play Edition no Galaxy S4 4G-LTE (GT-i9505). Veja abaixo:

Então, você comprou seu Galaxy S4 4G, já brincou bastante com os recursos (por vezes inúteis, embora bacaninhas) da interface TouchWiz da Samsung e já viu que prefere ter mesmo o bom Android Puro (stock Android, em inglês), que está sendo oferecido pelo Galaxy S4 GPe (Google Play Edition)?

Se este é o seu caso, e se você tem um Galaxy S4 GT-i9505, você pode colocar no seu celular a ROM 4.2.2 que foi lançada no aparelho vendido pelo Google através dos procedimentos abaixo:

Antes de começar:

  • Leia o tutorial inteiro antes de começar;
  • Este procedimento foi testado com sucesso pelo autor. Ainda assim, não nos responsabilizamos eventuais danos;
  • Esse procedimento irá invalidar a sua garantia, logo, faça com cautela;
  • Esse procedimento NÃO deve ser realizado com menos de 90% de bateria;
  • IMPORTANTE: este tutorial só vale para o modelo GT-i9505. No GT-i9500 (Exynos Octa-core, 3g) não vai funcionar.

O que você vai precisar:

  • Galaxy S4 4G (i9505) com carga de bateria acima de 90%;
  • Computador com Windows 7 ou 8);
  • Cabo de dados (USB) do smartphone;
  • Drivers: no meu caso (Windows 7-32 bits), todos os drivers foram baixados automaticamente. Em caso de dúvida, faça o seguinte:
    1. Com seu aparelho ligado, conecte ao seu computador e verifique se ele será reconhecido pelo computador. Neste caso, você conseguirá ver seu aparelho no Windows Explorer;
    2. Desligue o aparelho;
    3. Aperte e segure as teclas Home, Power e Vol- simultaneamente, até que ele entre no modo Odin;
    4. Verifique se ele será reconhecido pelo seu computador.

Caso estes passos não funcionem, pode ser necessário instalar o programa Samsung Kies em sua máquina. Verifique a página da Samsung para mais detalhes.

Arquivos para download:

  • Odin 3.04;
  • Custom Recovery: eu uso o CWM, mas existem outros à disposição;
  • ROM do Google;
  • Nota 1: já está disponível a ROM 4.3, mas ainda não testei. Faça por sua conta e risco. O procedimento será o mesmo descrito aqui. Baixe a ROM 4.3 aqui;
  • Nota 2: Faça backup de seu celular antes de executar este procedimento. Todos os dados exceto o /sdcard e microSD serão apagados.

Tutorial de Instalação:

  1. Copie a ROM para a pasta raiz do /sdcard de seu celular;
  2. No seu computador, inicie o programa Odin;
  3. Na janela PDA, selecione o arquivo de recovery que você fez o download;
  4. Coloque seu celular no modo Download, desligando o aparelho e em seguida pressionando Home + Power + Diminuir Volume simultaneamente, até aparecer a tela de  Download Mode;
  5. Conecte o aparelho ao computador e verifique se ele será reconhecido pelo Odin. Não marque ou desmarque nenhuma outra opção do Odin, não mexa em nenhuma outra configuração;
  6. Aperte o botão Flash. Ao final do processo, o celular reiniciará e o Odin mostrará que o processo foi concluído;
  7. Verifique que o aparelho reiniciou normalmente. Desligue o aparelho;
  8. Aperte as teclas Power + Aumentar Volume simultaneamente, até que apareça no alto da tela a frase “RECOVERY MODE”.
  9. Usando as teclas Vol+ e Vol- para subir ou descer opções, e a tecla Power para selecionar, faça o full wipe/factory reset do aparelho. Confirme a opção;
  10. Escolha a opção “Install zip from SD Card”.
  11. Selecione o arquivo da ROM, gravado em seu celular. Confirme.
  12. A ROM será instalada. Ao final, selecione “Go back”.
  13. O script de instalação vai perguntar se você deseja voltar ao Recovery original. Se você selecionar que sim, o CWM será desgravado. No meu caso, escolhi esta opção. Se eu precisar novamente, posso fazer os passos 2 a 6 acima.
  14. O script de instalação vai perguntar se você quer instalar o SuperSU. Caso você queira acesso root, selecione que sim. Se você não faz ideia da utilidade disso, selecione que não (mas neste caso, o que você estaria fazendo lendo este tutorial???)
  15. Finalmente você poderá sair do script de instalação e reiniciar o celular. Quando ele reiniciar, estará como Google Play Edition.

Notas finais: apesar de este procedimento transformar seu GT-i9505 em um aparelho com Android puro, esta ROM não está sendo atualizada pelo Google. Em outras palavras, nada garante que seu aparelho estará entre os primeiros a receber atualizações, ou que as próximas atualizações via OTA (over the air, em inglês) serão disponibilizadas para ele. Por isso, fique atento aos posts do Showmetech com informações sobre as próximas atualizações.

Nota do autor convidado:

Felipe Mendes é sou engenheiro mecânico e, nas poucas horas vagas, atua com tecnologia em geral: Arduino, Android e projetos acústicos.

Android harduser, já passei por literalmente todas as versões do Android. Lista de aparelhos que ja tive: HTC G1 (1.0, 1.5, 1.6), Motorola Milestone (2.0, 2.1, 2.2), Nexus S (2.3, 4.0), Galaxy Nexus (4.0, 4.1), Galaxy SIII (CM10.1), Galaxy S4 i9505 (CM11) e os atuais, Moto X 4.4.2 e Asus Transformer (3.2, 4.0). E tem também o outro lado, que gosta de fugir da loucura que é São Paulo e se esconder no meio do mato!

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top