Conecte-se conosco
Arte Windows Perfeito-01

Geral

Tutorial Windows Perfeito: seu sistema limpo, rápido, atualizado e seguro [Parte 2]

Na segunda parte do tutorial, vamos limpar arquivos residuais do sistema, instalar o software antivírus e fornecer proteção extra ao sistema.

Arte Windows Perfeito-01

Parte II – Limpeza Refinada

Se você seguiu a parte 1 do nosso guia, já deve ter percebido que seu sistema operacional está se comportando de forma muito mais fluída que antes. E isso é bom! Agora, vamos prosseguir. Agora, vamos limpar resíduos dos programas e instalaremos softwares antivírus – além, claro, de fazer uma varredura no sistema em busca de vírus e algo do gênero.

Passo 1. Desinstale seu antivírus atual.

Vamos desinstalar seu antivírus atual. Recomendo este procedimento para que possamos posteriormente fazer uma instalação “limpa” do antivírus, em sua última versão – evitando possíveis problemas futuros.

Utilizando o Revo (conforme indicado na primeira parte do tutorial), simplesmente procure seu antivírus atual e o remova. Não se preocupe, logo logo vamos reinstalá-lo. 🙂

Passo 2. Limpe os arquivos residuais do sistema com o CCleaner.

O CCleaner é um dos maiores softwares de limpeza para Windows. Ele limpa arquivos temporários ou inutilizados, cache, lixeira, cookies, e muitos outros. Além disso, ele possui outras ferramentas e utilitários que vamos utilizar na terceira e última parte do tutorial. É provável que você ganhe alguns GB de espaço no seu disco rígido após a limpeza executada nesse passo.

Como utilizar?

  • Faça o download do CCleaner.
  • Instale-o normalmente.
  • Abra o software. Verifique se a aba “limpeza” (no canto superior esquerdo) está habilitada. Clique em “analisar” e aguarde.
  • Após a analise, clique em “limpar“.
  • Agora, clique na aba “registro”. Depois, em “analisar“.
  • Clique em “corrigir erros selecionados”. Você pode decidir se quer fazer ou não uma cópia de segurança das entradas no registro que serão removidas. Particularmente, sempre clico em não. Agora, clique em “remover todos os erros selecionados“ e em seguida, “fechar”.
  • Reinicie o computador.

Passo 3. Reinstalando seu antivírus, localizando e removendo possíveis pragas.

Instale seu software antivírus favorito. Se estiver em dúvida, dê uma olhada nessas opções:

Após a instalação, procure a opção de escaneamento completo do sistema. O processo pode demorar algumas horas – seja paciente! Ao detectar ameaças, o próprio software vai sugerir algumas ações. Siga as instruções na tela.

Passo 4 (opcional). Mais proteção com o MalwareBytes AntiMalware.

Se você procura proteção extra, o MalwareBytes AntiMalware pode ser um bom aliado. Conforme noticiado em outubro, o software antimalware foi eleito pela AV-Test como o melhor da categoria.

O MalwareBytes trabalha fornecendo uma camada extra de proteção, verificando e detectando ameaças menores ou mais discretas que seu antivírus pode não ter notado de imediato. Além de rodar em segundo plano, é possível também fazer uma varredura na máquina em busca de pragas.

Como utilizar?

  • Faça o download do MalwareBytes AntiMalware.
  • Execute o arquivo e instale-o no sistema.
  • Abra o MalwareBytes. A tela inicial (dashboard) deve ser exibida. O software já está protegendo seu computador.
  • Para escanear a máquina, clique em “scan now” (no canto inferior direito da tela).
  • Aguarde o término do escaneamento do sistema. O software mostrará as ameças detectadas e sugerir algumas ações a serem tomadas. Leia as instruções na tela e proceda.

Estamos quase lá! No próximo e último post da série, vamos otimizar seu sistema operacional e atualizar os softwares instalados.

Se gostou do post, tem alguma dica ou dúvida em relação à execução dos procedimentos indicados, deixe um comentário! 😀

Tutorial: [Parte 1], [Parte 2], [Parte 3].

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top