Conecte-se conosco
Arte Windows Perfeito-01

Geral

Tutorial Windows Perfeito: seu sistema limpo, rápido, atualizado e seguro [Parte 3]

Arte Windows Perfeito-01

Na última parte do tutorial, vamos atualizar o Windows e otimizá-lo – além claro, de atualizar os softwares mais comuns instalados na sua máquina. Os últimos pacotes de correções e as versões mais recentes dos softwares instalados na máquina, garantem o melhor desempenho e segurança para seu sistema operacional.

Parte III – Otimização do Windows

Passo 1. Atualizando o Windows pelo Windows Update.

OBS.: Este processo pode demorar MUITO. Faça-o quando estiver com bastante tempo livre.

O Windows Update é, certamente, umas das ferramentas mais essenciais para quem utiliza o sistema operacional da Microsoft. Através dele, é possível baixar as últimas atualizações que trazem melhorias tanto em questão de performance, quanto em segurança.

  • No seu computador, acesse painel de controle e procure pelo Windows Update. Se você utiliza Windows 7 ou superior, simplesmente digite “Windows Update” no menu iniciar.
  • Uma janela será exibida. Clique em “procurar atualizações”. Aguarde, este processo pode levar alguns minutos.
  • Verifique que será exibido o número de atualizações importantes e opcionais disponíveis. Selecione todas e clique em instalar.
  • O Windows Update fará o download de todas as atualizações e fará a instalação delas, uma a uma. Como citado anteriormente, esse processo pode demorar várias horas, dependendo da sua máquina ou versão do sistema operacional. Seja paciente e NÃO desligue a máquina durante o processo! Isso pode ocasionar problemas.

Sua máquina será reiniciada. Na inicialização, o Windows provavelmente ainda deve fazer algumas configurações adicionais.

Passo 2. Atualizando seus programas com o Ninite.

Manter seus aplicativos atualizados é essencial, visto que novas versões costumam trazer melhorias de usabilidade, performance e segurança. O Ninite é uma excelente ferramenta de instalação e atualização de softwares em lotes – isto é, vários de uma só vez. Com ele, é possível atualizar seus softwares instalados com um só clique de forma fácil e rápida. O software agrega os principais programas gratuitos do mercado: certamente você utiliza um ou vários dos aplicativos disponíveis.

Como utilizar?

  • Acesse o site do software.
  • Selecione os programas já instalados na máquina ou outros que queira instalar.
  • Na opção Runtime, marque o Java, .NET e Silverlight. Estes três são essenciais em quaisquer computador com Windows.
  • Clique no botão verde “get installer”. O download do arquivo de atualização / instalação será inicializado.
  • Ao baixar o arquivo, execute-o como administrador.
  • Aguarde até que todos os softwares sejam baixados e atualizados. É possível acompanhar o progresso na janela principal do programa.

Passo 3. Escolhendo quais programas serão executados na inicialização do Windows.

Já percebeu que com o passar do tempo seu computador não se inicializa mais tão rápido como antes? Isso acontece porque o Windows permite que programas se inicializem automaticamente junto com o sistema operacional – o que é inútil em alguns casos (a não ser que você utilize o programa assim que liga a máquina).

Você pode diminuir consideravelmente o tempo de inicialização do sistema simplesmente desabilitando alguns desses programas. Para isto, vamos utilizar o CCleaner, indicado na parte 2 do tutorial.

Como desabilitar programas indesejados na inicialização do Windows?

  • Abra o CCleaner e vá em Ferramentas.
  • Agora, acesse “Programas iniciados com o Windows”.
  • Verifique na lista os programas que deseja desabilitar. Dê dois cliques na linha em que o programa é exibido e depois clique em desativar.
  • Você pode fazer isso com aplicativos como o Skype, Google Chrome e até mesmo com o próprio CCleaner.
  • NÃO desabilite softwares da Intel, AMD ou nVidia. Se algum software dessas empresas estão instalados na sua máquina, significa que você não deve desabilitá-lo.

Passo 4. Desfragmente seu HD:

Depois dessa maratona de desinstalações, otimizações e atualizações, a cereja no topo do bolo: é hora de desfragmentar seu disco.

Em suma, a desfragmentação do HD remove “espaços em branco” nos setores do disco, unificando seus dados e provendo melhores taxas de leitura e escrita. O processo manual era muito comum no fim dos anos 90 até meados dos anos 2000, quando os sistemas operacionais passaram a desfragmentar o disco automaticamente. Como os processos do tutorial utilizam extensivamente o disco (e liberam espaço), a desfragmentação ficou para o final.

O Windows possui um desfragmentador de disco, mas para uma desfragmentação mais eficiente, recomendo o Auslogics Disk Defrag.

Como utilizar?

  • Faça o download do Auslogics Disk Defrag, execute-o como administrador e instale.
    NOTA: por algum motivo, o Google Chrome acredita que o arquivo pode ser algo potencialmente malicioso. Apenas ignore.
  • Abra o Auslogics DiskDefrag. Na parte superior, marque seu(s) disco(s) rígido(s).
  • Toque na seta ao lado do botão e selecione “Defrag & optimize”.
  • Aguarde o fim do processo. Note que como a atualização do Windows Update, essa etapa pode demorar horas.

Considerações finais:

Depois dessa bateria de processos, seu computador enfim deve estar livre de pragas, vírus e adwares. Além disso, os processos de otimização deram um boost no desempenho da sua máquina: o computador e os programas inicializam mais rápido, o sistema se comporta de forma mais íntegra e, se estiver utilizando um laptop, até a autonomia geral da bateria pode ter melhorado.

Sempre que algum amigo ou familiar disser que o computador “está precisando de uma formatação”, indique o tutorial. É fácil e a pessoa em questão ainda economiza uns trocados. 😀

Se tiver alguma dúvida durante o processo ou quiser deixar alguma dica ou sugestão extra, comente aqui embaixo!

Tutorial: [Parte 1], [Parte 2], [Parte 3].

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top