Connect with us

Ciência e Tecnologia

TV analógica permanece até fim de 2018

O Ministério das Comunicações informou um novo prazo para o fim da TV Analógica no país: final de 2018.

tv analogica

O Ministério das Comunicações informou um novo prazo para o fim da TV Analógica no país: final de 2018. Segundo o ministro Paulo Bernardo, as famílias brasileiras precisam de mais tempo para se adaptar ao sinal digital. Ou seja, terão mais cinco anos para adquirir televisões digitais ou conversores analógico-digital.

O fim da TV analógica está relacionado à liberação da frequência de 700 MHz para a implantação do 4G no Brasil. Inicialmente, a indisponibilidade deste espaço no espectro brasileiro não afetará o funcionamento da nova tecnologia. Porém, com o passar dos anos e com a necessidade de ampliação da rede, sua falta poderá ser sentida.

O prazo inicial para desligamento da frequência de 700 MHz era 2016. Em fevereiro deste ano, o Ministério informou que adiantaria para 2015. E agora a data foi alterada novamente. Apesar da grande pressão das operadoras de telefonia, esta faixa não deve ficar livre antes de 2018, o que ainda deve render boas brigas com o governo. O prazo atual, apesar de longo, está mais condizente com a realidade.

Fonte: Folha

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top