Conecte-se conosco
smt-SamsungModular-capa

GADGETS

Samsung aposta nos displays modulares para dar novas formas à TV do futuro

Buscando aliar forma à conteúdo, Samsung revoluciona com tecnologia de displays modulares durante a CES 2016.

No filme “O Vingador do Futuro” (Total Recall, EUA, 1990) Lori (personagem interpretada por Sharon Stone) transforma a pequena tela em que passa o telejornal em uma imensa paisagem natural, ao clicar no botão de um controle remoto. A tecnologia futurista sugerida pelo filme, parece finalmente ter sido materializada pela Samsung, em algumas de suas novas tecnologias apresentadas durante a CES 2016.

smt-SamsungModular-GIF

Os novos conceitos foram exibidos no estande da Samsung na feira, num espaço chamado “Future TV Zone”. A área era uma cabine interativa dedicada a demonstrar os mais novos conceitos de TV produzidos pela companhia. Neste ano, o principal destaques da empresa foi a tecnologia de displays modulares, que permite múltiplas telas em diferentes formatos e tamanhos para criar uma TV totalmente personalizável.

Na Future TV Zone foi possível observar dois conceitos de design que ressaltam os recursos e possibilidades dessa personalização. Um dos conceitos apresentou “a maior TV SUHD do mundo“, uma tela de 170 polegadas que utiliza a tecnologia de displays modulares, numa espécie de TV transformávelPara destacar as possibilidades desta tecnologia, a TV pode mudar seu formato com base no conteúdo que está sendo transmitido na tela.

smt-SamsungModular-GIF3

Dessa forma, se o usuário está assistindo a um jogo, um filme de ação ou o noticiário, a TV transformável pode usar diferentes proporções para melhor atender o conteúdo na tela. Isso permitiria, por exemplo, que a TV alterne de uma tela com proporção de 16:9 para uma tela de 21:9, simplesmente dividindo o display em duas partes e remontando as duas partes quando o usuário decidir assistir algo mais adequado para uma outro tipo de tela.

smt-SamsungModular-ModularDisplay

Outra aplicação da nova tecnologia da Samsung exibido na Future TV Zone foi TV modular. O dispositivo foi exibido em uma parede em que o display se divide em 2, depois em 4 e finalmente em 8 monitores. As telas se movimentam pela parede que conta com motores internos para moverem cada um dos módulos. Além de diferentes definições, os displays quadrados ainda formam mosaicos, intercalando monitores “em branco” quando separados.

smt-SamsungModular-GIF2

Nos últimos anos, as novas linhas de TVs apresentadas na CES priorizavam o conteúdo para conquistar o público. No entanto, durante a CES 2016 foi possível observar que as empresas também devem apostar em diferentes formatos no futuro. Além da tecnologia de displays modulares apresentadas durante a feira (confira no vídeo abaixo), a Samsung recentemente fez demonstrações com telas transparentes e espelhadas.

E aí, gostou da tecnologia de displays modulares da Samsung? Conta pra gente!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top