Conecte-se conosco
u2-360-palco

GADGETS

U2 360° Tour: show mesmo é o telão

 

Boa parte das resenhas sobre os shows do U2 em São Paulo esquecem de um grande detalhe: tão importante quanto os músicos, o aparato visual do espetáculo era um show à parte.

 

Ignorar o telão do U2 significa ignorar a essência da turnê 360º. O U2 atingiu um novo e impressionante patamar no formato ao vivo que vem desenvolvendo há anos. Para se ter uma idéia da importância que os efeitos visuais têm nos shows da banda, Willie Williams, diretor de palco do U2 desde 1982, é considerado o sexto membro da banda (o quinto é o empresário Paul McGuiness).

 

E o novo telão desta turnê era mesmo algo de tirar o fôlego: gigantesco, com excelente nível de definição e imagens com textura de película cinematográfica. Efeitos, filtros e sobreposições com animações e grafismos invadem o vídeo em vários momentos. Daí, certa hora, ele se desmembra em dezenas de telas menores, virando algo que parecia uma gigantesca nave em forma de colméia. Veja abaixo:

 

Com um sistema cilíndrico de vídeo interligando painéis em LED e uma estrutura de aço de quase 50 metros de altura sobre um palco com pontes rotativas, a banda criou uma verdadeira experiência para o público que for aos shows da turnê 360°. Para essa turnê, Willie Williams trabalhou novamente com o arquiteto Mark Fisher (ZooTV, PopMart, Elevation e Vertigo).

Juntos, criaram o design inovador em 360°, que proporciona uma visão geral e sem obstruções para o público presente.  ”Ter uma produção em estádio com visão em 360° é algo que a indústria de shows tem tentado realizar há algum tempo. Realizada desta forma, a U2 360° nos dá capacidade extra de público, o que significa um grande número, milhares na verdade, de ingressos vendidos a preços baixos em todos as apresentações” afirma o produtor da turnê 360º Arthur Fogel e CEO da Live Nation Global Touring. “Com essa configuração única de palco, U2 360° tem um excelente campo de visão.”

 

O telão do U2 dá margem a algumas reflexões. Uma delas foi levantada pela resenha que o Terra publicou do show:estávamos diante de uma representação da realidade que é muito mais atraente que a própria realidade“.

Concordamos plenamente!

 

Veja abaixo a galeria de fotos em detalhes do telão:


Fonte: Bate Estaca.

 

** Agradecimentos especiais aos meus amigos Philipe e ao Gabriel. Pois, sem eles, eu não teria assistido a este incrível show!!

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top