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Uber comemora regulamentação da prefeitura de São Paulo

Decreto da prefeitura autoriza serviços de transporte individual por aplicativos, como o Uber, a operarem em São Paulo

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Operando em São Paulo há um ano e meio, o Uber está oficialmente regulamentado após assinatura de um decreto pelo prefeito Fernando Haddad.

Nos últimos anos, serviços de compartilhamento de veículos como passaram a ser compreendidos no cotidiano das cidades e se tornam cada vez mais fundamentais para a mobilidade urbana. Neste contexto, o transporte individual por aplicativos, como o realizado pelo Ubertrazem benefícios para pessoas à procura de mais maneiras de se locomover, para motoristas à procura de novas oportunidades econômicas e para cidades que procuram melhorar a fluidez e estender o alcance do transporte público.

Por se tratar de um serviço essencial, há diversos interesses profissionais e econômicos em jogo e por isso mesmo é necessário haver regras claras que estabeleçam direitos e deveres para essa nova atividade. Na última terça-feira (10), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou um decreto que autoriza serviços de transporte individual por aplicativos, como o Uber.

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O decreto confere status oficial ao compartilhamento de veículos como um novo meio de transporte privado, diferente do serviço de táxi (público). A regulamentação permitirá que o número atual de carros disponíveis e o preço das viagens se ajustem em tempo real, de modo que o serviço possa atender à flutuação entre oferta e demanda ao longo do dia.

São Paulo também foi inovadora na abordagem dada à cobrança de taxas administrativas. Em vez de uma taxa fixa, como na maioria das cidades, serviços como o Uber pagarão uma taxa com base na quilometragem percorrida em uma viagem. Embora essa cobrança possa parecer similar ao pedágio urbano (congestion charge), ela não é diretamente destinada a impactar o congestionamento nas ruas de São Paulo.

Para um sistema conseguir incentivar o uso eficiente das vias, as taxas devem ser aplicadas de maneira uniforme à todos os tipos de veículos. Dessa forma, é mais vantajoso ter mais pessoas em menos carros, o que imediatamente reduz os congestionamentos. Isso faz com que serviços como o UberPOOL (leia nossa matéria) sejam ainda mais benéficos para as cidades. Hoje, 20% das viagens do Uber no mundo são feitas em um uberPOOL.

Através de sua assessoria, o Uber expressou sua alegria com a regulamentação assinada por Haddad. “Estamos animado com o caminho que São Paulo escolheu, optando por criar regras para acompanhar o ritmo das alternativas disponibilizadas pelo avanço tecnológico. São Paulo adotou uma postura de liderança na América Latina na regulação do compartilhamento de veículos“, declara.

Numa cidade como São Paulo, toda aplicação que facilite a locomoção é bem-vinda. No vídeo acima, é possível ver o aumento da presença do Uber ao longo de um ano e meio de operações.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

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