Connect with us

Geral

Um pouco sobre a Computação em Nuvem

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet—a “grande nuvem” de computadores—sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

Empresas como GoogleIBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa “nuvem de informação” (information cloud), que especialistas consideram uma “nova fronteira da era digital”. Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para ingressar nas empresas e, em breve, em computadores domésticos.

Seguindo esta premissa, dois nomes da tecnologia da informação brasileira – Benner e Grupo TBA – anunciaram recentemente o investimento em um novo modelo de negócios baseado na computação em nuvem, disponibilizando softwares por meio da internet.

Cristina Boner, presidente do Conselho de Administração da companhia, ressalta que a nova empresa que surge desta parceria, a Globalweb Corp, já nasce com uma estrutura de respeito – além da sede em São Paulo, são sete filiais brasileiras e um escritório nos Estados Unidos.

O formato tradicional de distribuição de softwares ainda será praticado, mas a prioridade da empresa é buscar as vantagens e possibilidades da nuvem: os produtos e serviços ficam armazenados em centros de dados e são acessados pela internet, oferecendo a empresas de todos os portes um acesso simplificado à TI.

O modelo promete um crescimento rápido, pautado inclusive na falta de mão de obra de TI no mercado brasileiro.

Para mais informações sobre vagas ou contatos, visite o site da Globalweb.

 

Fonte: RiotMedia e Wikipedia.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top