Conecte-se conosco
shame

TED Talks

Shame! Shame! Como um tweet pode arruinar sua vida

Shame! Shame! Em sua paletra no TED, Jon Ronson explica como um tweet arruinou a vida de Justine Sacco, uma executiva que tinha apenas 200 seguidores

shame

As redes sociais dão o direito à palavra a uma “legião de imbecis“, que antes falavam apenas “em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade“. Foi esse o pensamento do escritor italiano, Umberto Eco, que ecoou na internet semanas atrás. Mas até aonde o famoso escritor tem razão? As redes sociais são uma faca (bastante afiada) de dois gumes, e saber usá-las da melhor maneira é sempre um desafio.

De um lado, temos a falsa impressão de anonimato, impunidade e talvez, solidão, já que sempre estamos sozinhos, o usuário e a tela, quando estamos em nossas redes sociais. Esse sentimento nos leva a pensar que ninguém, ou quase ninguém lê o que escrevemos. Por isso, existem muitos “valentões de Facebook”, que na vida real, não fazem mal à uma formiga, mas na internet são piores que o Trevor, do jogo GTA, versados em Direito, e mestres das artes marciais…

stop_the_bullying_by_heroforpain-d32vlvs

Do outro lado já temos, a internet, imperdoável, implacável, aquela que dissemina as informações como nenhum outro veículo de comunicação antes foi capaz. Por conta disso, uma simples atualização de status, ou um tweet, podem tirar qualquer um de seu quarto escuro e trazê-los para os holofotes. Mas claro, isso nunca acontece quando você manda aquela mensagem linda de bom dia para seus amigos, não é? Geralmente, a repercussão sempre é em torno de algo negativo.

Em sua palestra no TED, o jornalista, humorista e escritor galês Jon Ronson contou a história de Justine Sacco, e como um Tweet arruinou sua vida para sempre, obrigando-lhe a fazer uma dolorosa caminhada da vergonha virtual.

Como uma executiva que tinha apenas 200 seguidores no Twitter conseguiu chegar a ser o assunto mais falado do Twitter por dias? Veja esse vídeo e descubra:

A história de Justine também foi contada no livro  (Então você foi envergonhado publicamente, em tradução livre), de autoria de Jon Ronson, que conta com depoimentos de pessoas que tiveram suas reputações destruídas na internet.

ronson_cover

Lá ele diz que: “Quando conheci Sacco, ela estava confusa, irritada. Depois do que aconteceu, ela não dormia; acordava no meio da noite sem saber quem era, sentia que sua vida não tinha propósito”, e que “até então, ela tinha uma carreira bem-sucedida, que a fazia feliz. Mas tiraram essa satisfação dela. E as pessoas ficaram felizes com isso.”

Jon procura com seu trabalho mostrar o outro lado da moeda, que é a vida dessas pessoas, depois de tais acontecimentos. Será que estamos imunes à esse tipo de exposição, ou podemos ser os próximos? É o que escrevemos em nossos perfis em redes sociais que dirão.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de TED Talks

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top