Conecte-se conosco
Android

Android

E os updates prometidos para 2012?

Motorola novamente não cumpre promessas de update do Android, mas e como estão Samsung, LG e Sony, será que estão com as versões atualizadas por aqui também? Estamos acompanhando e cobrando atualizações!

Android

[EDITADO]

E aí a Motorola quase falha mais uma vez em cumprir com suas promessas de atualização de aparelhos, lançando nos últimos dias do ano, nem eles sabem dizer o dia exato, um update para o Razr HD (sem operadora), como prometido no lançamento do aparelho, mas nem tudo são flores, os modelos das operadoras ainda não receberam nada. O seu Razr HD tem JB?

Mais informações nesse link.

Sendo assim, pelo menos o Motorola Razr HD, carro chefe da empresa, foi atualizado. Mas ainda assim Motorola, estamos de olho, acompanhando e cobrando os updates! Por enquanto nada de update pera os outros aparelhos da linha como Razr i (que tem vendido bastante), Razr e Razr Maxx.

[/EDITADO]

Ainda que a Motorola esteja descumprindo a promessa, não vejo as outras fabricantes com tanta vantagem assim não. Com exceção do Galaxy SIII  e do Note II, que receberam o Android 4.1.1 Jelly Bean, os outros aparelhos da Sammy continuam desatualizados e cheios de promessas. Mas pelo menos os carros chefes da coreana estão atualizados.

Para escrever esse artigo, resolvi olhar os aparelhos que estão sendo vendidos no Brasil e analisar como estão as outras fabricantes. Segue o que descobri (lembrando que levei em consideração apenas aparelhos vendidos oficialmente no Brasil):

Motorola: Razr HD com Jelly Bean 4.1.2, promessas de atualização para outros aparelhos, mas nenhum cronograma detalhado. Mais informações no fórum deles.

Sony: Nenhum aparelho com Jelly Bean. Existem aparelhos recentemente lançados já com Ice Cream Sandwich, mas modelos top de linha lançados em 2011 não foram atualizados e estão mofando no Gingerbread.

Samsung: Longe do ideal, mas em comparação ao mercado é a melhor em update. Ela é a única com aparelhos com Jelly Bean. Galaxy S3 e Note 2 receberam 4.1.1 em junho de 2012 e existem rumores de atualização para o 4.2, mas nenhuma confirmação. O Galaxy S2 já tem Ice Cream Sandwich e irá receber o 4.1 (sem data confirmada). Quanto aos outros aparelho (são muitos), estão  presos em diversas versões do Android.

LG: Aparelhos novos com informações do Ice Cream Sandwich, mas aparelhos um pouco mais antigos estão sem a informação de versão no site, ou seja, sem atualização. Mas pelo menos não vejo promessas e mais promessas. Espero que a parceria com o Google sirva para melhorar um pouco, pois acho que as modificações da LG são piores que da Samsung.

O que mais me preocupa, depois das pesquisas feitas, é o descolamento das versões no Brasil e no resto do mundo. Diversos aparelhos têm versões mais atualizadas fora do Brasil e os updates demoram meses para chegar aqui. Está na hora de melhorar isso, não?

E não venham me falar em dificuldade ou falta de acesso às versões em desenvolvimento. Essas quatro empresas fazem parte do grupo responsável pelo desenvolvimento do Android, juntamente com o Google. Ou seja, eles têm acesso à tudo que é feito e pensado muito antes de nós ficarmos sabendo qualquer rumor, meses antes de qualquer lançamento.

A comunidade, como os desenvolvedores da CyanogenMOD (uma das principais ROMs Android disponível para uma enorme quantidade de usuários), consegue fazer um trabalho muito melhor e mais rápido que as fabricantes, lembrando que lá temos apenas desenvolvedores voluntários, que em muitos casos não ganham nada, trabalham apenas nas suas horas vagas e têm acesso ao código fonte do Android somente quando ele é liberado. Mesmo assim, uma lista com 158 dispositivos diferentes de diversos fabricantes é suportada oficialmente por eles, sem falar nas inúmeras outras ROMs que utilizam a CM como base.

De qualquer maneira, estaremos de olho e cobrando as fabricantes e que isso melhores em 2013!

Android harduser, já passei por literalmente todas as versões do Android. Lista de aparelhos que ja tive: HTC G1 (1.0, 1.5, 1.6), Motorola Milestone (2.0, 2.1, 2.2), Nexus S (2.3, 4.0), Galaxy Nexus (4.0, 4.1), Galaxy SIII (CM10.1), Galaxy S4 i9505 (CM11) e os atuais, Moto X 4.4.2 e Asus Transformer (3.2, 4.0). E tem também o outro lado, que gosta de fugir da loucura que é São Paulo e se esconder no meio do mato!

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top