Conecte-se conosco
upload destacada

Games

Upload Studio para Xbox One: será o fim das placas de captura?

Tutorial sobre o Upload Studio, que decreta o fim das placas de captura. Será que já é um software completo? Confira.

upload-studio

A nova geração de consoles Xbox e PlayStation trouxe uma novidade: o provável fim das placas de captura.

As transmissões de gameplay – onde o jogador grava e transmite a própria partida – ganharam força com o Twich e as redes sociais. Através deles, é possível realizar transmissões ao vivo dos jogos para qualquer pessoa acompanhar pela internet.

Hoje falaremos do Upload para Xbox One. Não será um tutorial completo, pois o aplicativo é autoexplicativo. Mas daremos a você um norte, para dar início à sua carreira de gravador de gameplays, ensinando como gravar vídeos e fazer resenhas de jogos.

A opção não vem nativa no Xbox One, mas pode ser baixada na loja do console, gratuitamente. Basta pesquisar “Upload Studio” no Bing. Entretanto, caso sua conta não seja Gold, os vídeos gravados serão exclusividade do seu console. Caso queira compartilhá-los com a rede Upload ou subi-lo para o OneDrive é necessário que a conta seja Gold.

Utilizar o programa é realmente simples. Após baixa-lo, basta entrar no jogo (tem que ser em jogo, de nenhum outro tipo de conteúdo ele realizará a gravação), caso não possua o Kinect, pressionar 2 vezes no botão Xbox, ou Home, do controle. Ao aparecer a “+” do multitarefa, que provavelmente estará mais pra um “L” espelhado, e pressione o botão de cima, sendo no D-Pad ou na alavanca analógica, assim a tela do jogo será levemente reduzida e no novo espaço aparecerão as opções que ali podem ser reproduzidas.

Dentre as opções estará o “DVR de jogos”. Por enquanto, todos os comandos serão executados nessa pequena tela. Vá ao DVR e pressione “A”. Quando o DVR estiver rodando, serão exibidas 3 opções: Terminar o clipe agora; Iniciar um novo clipe; Mostre meus clipes.

Multitarefa extremamente simples e intuitivo.

Multitarefa extremamente simples e intuitivo.

Sabe aquele momento em que você está jogando e faz algo mirabolante  e pensa “devia ter gravado isso pra mostrar pra alguém, nunca vou conseguir fazer de novo!”. Seus problemas acabaram. Para isso serve a função “Terminar o clipe agora”. Com ela você consegue salvar até 5 minutos anteriores de gameplay. A opção “Iniciar um novo clipe” grava até 5 minutos futuros, onde você seleciona a hora de começar e terminar. A última opção, por si só, já é auto explicativa. Mostre meus clipes faz com que a aplicação Upload inicie na sua galeria de vídeos.

Após gravados os clipes, vamos ao aplicativo Upload Studio. Quando iniciamos a edição, podemos realizar o “Corte justo”, o “Quadro em quadro” (para quem possuir Kinect), o “Triclipe” e o “Multiclipe”. Todos possuem funções semelhantes, sendo a única diferença que o Corte justo lhe pede para selecionar 1 clipe, enquanto o Triclipe abre 3 espaços e o Multiclipe abre 5 espaços. O quadro em quadro permite a gravação do gameplay e da câmera do Kinect, que é exibida em um pequeno quadro no canto do vídeo.

Após selecionar a modalidade, lembrando que em qualquer modo, o vídeo final não poderá ultrapassar 5 minutos, escolheremos os clipes a serem gravados. Aqui, podemos realizar cortes, incluir narração e escolher uma capa.

upload studio editing

Aplicativo simples e de fácil manuseio. Pena que não podem ser inseridas mais opções, ainda.

Os cortes são feitos de forma simples, sendo possível apenas cortar as extremidades do clipe. A gravação de narração é ainda mais simples, sendo necessário apenas o Kinect ou o headset presente em qualquer versão do console. Ao selecionar a opção, o clipe será reproduzido no meio da tela enquanto você fala. A opção de Escolher capa faz com que você selecione molduras para o clipe.

Gravação da narrativa.

Gravação da narrativa. Da pra usar o microfone do Kinect ou do Headset que acompanha o console

Após realizadas as edições, há a opção de Upload, tanto para a rede social do Upload, quanto para o OneDrive. O vídeo será gravado em HD (720p). Existe também a opção de subir diretamente para o Youtube, mas a qualidade será menor, sendo mais conveniente subir para a nuvem e após isso para o Youtube.

Infelizmente existe a limitação de 5 minutos por vídeo, entretanto, tendo algum conhecimento de edição de vídeos, é possível subir mais de um vídeo e unifica-los no próprio computador. É uma opção bem viável, considerando que placas de captura com HDMI chegam a passar dos R$700,00 reais.

Assíduo jogador de video-games e humilde colecionador.. Nintendista desde criança, Sonysta depois de adulto e.. e.. não sei qual seria o adjetivo para um fã da Microsoft, mas é isso aí..

Comentários

Mais de Games

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top