Conecte-se conosco
vantablack

Ciência e Tecnologia

Vantablack: o (quase) buraco negro que você pode segurar nas mãos

vantablack

Parece Photoshop, mas não é

Na escola aprendemos que o preto é a cor mais escura de todas e ela é definida como a “a ausência total de luz“, mas na prática, nem tudo é “preto no branco” e a cor não chega a tanto, ou pelo menos não chegava. A Surrey Nanosystems criou um material tão preto, que é como um buraco negro que você pode segurar nas mãos.

Batizado de Vantablack, ele foi concebido em 2014, e na época já era impressionante, sendo capaz de absorver até 99,96% da luz, deixando escapar apenas. Agora a Surrey Nanosystems aperfeiçoou o material e fez alguns vídeos onde mostra o Vantablack, que se tornou tão escuro que não foram capazes de determinar a porcentagem exata de luz que ele absorve, porque o equipamento que realiza a medição (espectrômetro) simplesmente não funciona com ele.

Observe no vídeo abaixo como ele praticamente engole o feixe de luz de um laser.

O material é composto de uma matriz de nanotubos de carbono, e quando os fótons atingem sua superfície, ficam se rebatendo nos nanotubos e perdem energia até que sejam absorvidos. No segundo vídeo a empresa exibe 3 tons de preto diferentes. O primeiro é uma pintura preto fosco, o do meio é o melhor preto disponível até hoje, e mais usado em aplicações espaciais e por último o Vantablack. A diferença é absurda.

Inicialmente,foi concebido para auxiliar na calibração de instrumentos científicos sensíveis, mas suas propriedades incríveis podem levá-lo para uma gama maior de aplicações, como em painéis solares de alta absorção, controladores de temperatura, uso militar para camuflagem de veículos, etc.

Só não espere comprar uma camiseta “cor Vantablack” para brincar de “buraco negro” por ai, pois mesmo não revelando o preço do material, os criadores afirmar que é bem caro.

Via: Geek

Continue lendo
Você pode gostar...

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top