Conecte-se conosco
baidu

Aplicativos

Veja aplicativos que você NUNCA deve instalar no PC ou smartphone

Veja quais programas NUNCA devem ser instalados no PC, Baidu, Hao123, PSafe, Ask Toolbar, Babilon, Iminent são alguns exemplos.

nunca-instalar-no-pc

Instalar programas e aplicativos no seu PC ou smartphone é uma tarefa que deve ser feita com muita cautela. Afinal, a gente espera que a empresa que o desenvolveu seja confiável, mas isso nem sempre é o caso.

Muitos programas para PCs com o sistema Windows ou apps para smartphones Android, embora não sejam considerados como “vírus”, acabam funcionando como porta de entrada para programas camuflados e propagandas indesejadas.

Quando instalados, eles são difíceis de remover e começam a realizar tarefas que não fazem sentido com a sua função original. Pior ainda, instalam outros apps e “toolbars” (aquelas barras adicionais do navegador de internet) que você não autorizou e não faz a menor questão de usar.

Pensando nisso, listamos alguns dos mais conhecidos programas e aplicativos que você deve evitar instalar no PC e no smartphone:

Baidu

baidu

O Baidu e sua família de programas (Antivirus, PC Faster, Broswer, etc) são alguns dos mais insistentes e problemáticos desta categoria. Afinal, eles podem ser instalado sem o usuário nem perceber não seguem o padrão mais correto de desinstalação, tornando sua remoção muito difícil e confusa.

Mas afinal, o Baidu é virus? Não. Inclusive ele é o terceiro maior motor de buscas do mundo, sendo predominante na República Popular da China. Lá ele é mais usado que Google e Yahoo! Mas sua má fama se dá por ser instalado de maneira sorrateira, deixando muitos usuários de cabelo em pé.

Para evitar que o Baidu e companhia tomem conta do seu PC, sempre fique de olho no momento da instalação de algum outro programa, principalmente se você baixou o instalador de algum programa (ele chega camuflado em outros programas da internet) em algum site desconhecido. Procure sempre instalar apenas programas existentes em sites e portais conhecidos.

No Android, o Baidu está disfarçado como DU BrowserDU Speed Booster, e outros aplicativos da mesma empresa que o desenvolve. E, mesmo sem maiores reclamações sobre esses apps (ainda que sua eficácia seja questionável), é bom passar longe. 

Psafe

psafe

PSafe é uma empresa brasileira e arqui-inimiga do Baidu. Digo isso, porque de acordo com a Baidu (empresa), o “antivírus” para Android PSafe Total tem enviado alertas a clientes no momento em que o app DU Speed Booster, da Baidu, é instalado. Segundo levantamento realizado pela empresa chinesa, mensagens que sugerem “ações possivelmente maliciosas” por parte do software da Baidu são exibidas sempre que a aplicação rival à PSafe Total é instalada.

Outra prática comum desses programas é enviar mensagens para dispositivos Android, alegando que eles estão infectados com vírus e sugerindo sua instalação para sanar o problema. Dá pra notar que é cilada, não é Bino?

Hao123

hao123-virus

Hao123 é outro programinha que dá uma dor de cabeça sem fim. Ele chega escondido na instalação de outros programas e se infiltra em todos os navegadores de internet. O Danado modifica a página inicial e os mecanismos de busca, sendo quase impossível de ser removido. Mas calma, se seu PC está infectado pelo Hao123 não precisa entrar em pânico e nem formatar seu computador, a solução para removê-lo é bem simples. 

Você deve remover todas as extensões do seu navegador que não foram instaladas por você, remover os programas e arquivos instalados indevidamente no seu PC, restaurar as configurações do navegador e, por último, apague o atalho do seu navegador e faça outro, pois o Hao123 muda alguns dados no atalho para iniciar junto do navegador.

Iminent, Ask Toolbar, Babylon

iminent-33

Iminent é um adware dos tempos do MSN. Ele adicionava uma série de novos emoticons ao aplicativo de bate-papo, mas também coloca uma barra de ferramentas no navegador. Junto com ele entram nessa lista das famigeradas toolbars o Babylon, Ask Toolbar e outras, que servem apenas para ocupar espaço na tela.

BoBroswer

bobrowser

BoBroswer é um adware que sonha em ser o Google Chrome. Ele costuma ser instalado junto de outros softwares e uma vez instalado passa a exibir anúncios de lojas virtuais em janelas popup se tornando um grande incomodo e substitui o atalho do Chrome pelo seu dificultando o uso do navegador.

Como remover e evitar esses programas

Experimente usar o programa Revo Unistaller. Ele é um grande aliado para remoção de adwares e programas indesejados e pode ser baixado nesse link. Ele consegue remover programas e todos os seus dados fazendo uma limpeza profunda. Além disso, sua instalação é limpa e não traz nenhum programa adicional.

Outra ferramenta útil é o Chrome Software Removal Tool, uma ferramenta disponibilizada pelo Google para remover softwares indesejados do navegador. Saiba mais sobre ele aqui.

Desconfie sempre

Outra dica útil é ser seletivo com aquilo que você baixa no seu computador ou smartphone. Desconfie de propagandas que dizem que você é o visitante número 999.999 e por isso ganhou um iPhone. Só instale o programa ou app se tiver certeza que a fonte e o fabricante são confiáveis. Priorize baixar aplicativos somente de lojas oficiais como a App Store (produtos Apple), Play Store (do sistema Android) ou de sites com procedência como o SMT, afinal, sempre testamos um link antes de disponibilizá-lo aqui.

Na instalação, procure por campos de seleção

Seja cauteloso no momento da instalação, lendo todas as telas e procurando por checkmarks (os campos de seleção de opções). Alguns programas bem comuns (leia-se uTorrent) costumam colocar esses campos de forma confusa ou mal redigida, levando o usuário a aceitar a instalação de aplicativos secundários, sem perceber.

Limpeza completa

Por fim, se você quiser fazer uma organização completa do seu computador com o Windows, recomendamos uma visita a este tutorial, que dá algumas dicas sobre como deixar o sistema livre de programas indesejados e que causam lentidões.

Seguindo essas dicas seu PC e smartphone estarão mais protegido e lhe evitará dores de cabeça!

[Atualização – 31/10/2015]

Recebemos contato do Felipe Zmoginski, gerente de marketing do Baidu, sobre a nossa publicação. Em nota, o Baidu confirma que ofereceu seus softwares para PC em conjunto com outros, gerando confusão com os usuários brasileiros, mas informa que oferece atualmente canal de contato por chat, 0800 e e-mail para dar auxílio a qualquer usuário que tenha problema com algum de seus produtos. A nota diz também que os produtos do Baidu não são difíceis de desinstalar, convidando o SMT inclusive para testar esta função (aguardem novidades!) e afirma que, com relação a apps como DU Browser, DU Speed Booster e outros, a marca “DU” é uma marca global para o porftolio mobile do Baidu.

Reiteramos nossa posição com relação ao exposto nesta publicação, já que todos os apps (mobile ou para PCs) abordados foram testados anteriormente. Abaixo reproduzimos o contato feito pelo Baidu:

Vimos, esta semana, que vocês inseriram o Baidu na matéria “Aplicativos que você nunca deve instalar”. Gostaríamos de compartilhar algumas informações que talvez não foram apuradas:

1 – É verdade que, ao chegar ao Brasil, o Baidu ofereceu alguns de seus softwares para PC em sites de downloads, o que gerou muita confusão. Quando percebemos o descontentamento por parte de alguns usuários brasileiros, criamos um serviço de atendimento que oferece canal por chat, 0800 e e-mail para auxiliar os usuários que, por qualquer razão, desejem desinstalar algum produto Baidu. 

0800-7182035 
[email protected]

Também criamos uma campanha de comunicação que utilizou o ator Rafael Infante em vídeos no YouTube e em comerciais de TV aberta para explicar nossa posição e auxiliar os usuários.

2 – Não é correto afirmar que os produtos Baidu são difíceis de desinstalar. Convidamos o Showmetech a fazer um teste. Tente desinstalar qualquer produto de PC ou Android do Baidu. É ir ao painel de controle >> adicionar e remover programas >> desinstalar. Super simples.

3 – Não é correto dizer que o Baidu está “disfarçado” de  DU Browser, DU Speed Booster. Na verdade, a marca DU é uma marca global para o portfolio mobile do Baidu. Tudo claro e transparente. Não existe disfarce. A razão para se chamar “DU” e não “Baidu” é que, como as telas dos celulares são pequenas, achamos mais fácil de exibir nossa marca mobile sem tomar muito espaço de tela.  

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top