Conecte-se conosco
Dicas Slides e Apresentacoes

Geral

Veja estas dicas para melhorar apresentações e slides

Confira quatro valiosas dicas para melhorar as suas apresentações de slides, tornando-as mais persuasivas e interessantes para o público.

Dicas Slides e Apresentacoes
Uma boa apresentação de slides é fundamental para que o seu público se mantenha interessado no que você tem para demonstrar, seja numa reunião de negócios, uma aula ou palestra. Eles ajudam na exibição de dados, ideias, além de simplificar a explicação de conceitos complexos.

Scott Schwertly, CEO da Ethos3, empresa que oferece treinamentos e design de apresentações para diversas marcas do mundo, reuniu quatro valiosas dicas para tornar os seus slides mais bonitos e funcionais.

1 – Slide de Conteúdo

Slide-Conteúdo-1
O design básico dos estilos que o PowerPoint oferece podem tornar sua apresentação tediosa, além de não serem dos mais bonitos. Utilizar pontos de lista nem sempre é a melhor opção. E se você precisar descrever alguma coisa em sequência, vale a pena tentar usar a ferramenta de animação, fazendo com que os elementos apareçam conforme a sua fala. Oferecer o quadro final logo de cara pode tirar a atenção do seu público.

Slide-Conteúdo-2

A dica é brincar um pouco com a estruturações e o número de slides, procure usar fotografias e tipografias ou invés dos clássicos tópicos, tornando-os mais ilustrados. Nesse caso, passou de um para quatro slides diferentes.

No caso das animações, é interessante utilizar ferramentas como o Prezi, onde é possível movimentar os slides para diversos lados, como se navegasse em uma apresentação feita em flash. Se você estiver procurando por dinamicidade, é um prato cheio, a não ser que o seu público seja mais conservador.

2 – Slide de Gráficos

Slide-Gráfico
O mais comum são as apresentações de gráfico como o da esquerda, criados no PowerPoint. Eles não costumam ser muito persuasivos, pois oferecem os dados de forma muito simples e sem apelo visual.

Nesses casos, reimaginar os dados pode gerar gráficos muito mais engajadores e persuasivos. Você pode tentar enxergar uma metáfora visual dos dados que você tem em mãos e deixar de lado a dependência do Excel. Criar esse tipo de representação visual pode ser mais trabalhoso, mas certamente agrega no estilo da sua apresentação. Outra opção é a utilização de gráficos simples utilizando cores vibrantes e expondo o objetivo dos dados de forma clara no slide.

3 – Slide de Título

Slide-Título
Slides como o apresentado na esquerda são prolixos, confusos e não possuem apelo visual. Procure colocar imagens que representem o seu tema, mas sempre buscando simplicidade.

Os slides de título oferecem uma oportunidade para trocar o estilo da sua apresentação. É recomendável que você utilize uma linguagem visual uniforme, mas alterar de forma discreta quando partir para assuntos diferentes. A ideia é comunicar visualmente ao público que os assuntos estão mudando.

4 – Slide de Citação

Slide-Citação
Citações são ótimos argumentos de autoridade, mas precisam ser utilizados de forma que passe um aspecto vivo para as palavras. Colocados com uma fonte bonita e com um belo jogo de cores, ficam muito melhores. Ferramentas como o Emaze podem te ajudar com a escolha de templates modernos.

Sempre tente inovar na sua maneira de fazer apresentações, não se prendendo aos hábitos. Além disso, é importante usar as mesmas cores, fontes e tipos de imagem ao longo da exposição.

Fonte: SlideShare Blog.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top