Conecte-se conosco
YouTube confirma: vídeos travados são culpa do seu provedor

Ciência e Tecnologia

Veja mais com o novo suporte para vídeos em 360° do YouTube!

E se pudéssemos mostrar todo o espaço que está sendo filmado? É o que o YouTube está fazendo agora, ao lançar o suporte para vídeos em 360 graus.

YouTube360

O enquadramento pode ser algo muito útil para um bom vídeo, dando mais impacto, como em filmes de terror que limitam seu campo de visão, e fazendo uma imagem mais bonita, como as tomadas frontais em “Grande Hotel Budapeste”. Mas e se pudéssemos remover o enquadramento? E se pudéssemos mostrar todo o espaço que está sendo filmado? É o que o YouTube está fazendo agora, ao lançar o suporte para vídeos em 360 graus.

Com a função, o aplicativo poderá ser utilizado em aparelhos de realidade virtual de modo mais imersivo, e mais fácil do que ter um app para cada vídeo, como no caso do show de Paul McCartney.

O usuário pode olhar ao redor da cena que está sendo filmada, funcionando muito bem para vídeos de esporte por exemplo. Entre os poucos vídeos que já estão no ar, um deles é feito pela equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing e mostra como pode ser divertido usar a ferramenta.

“Você pode deixar os espectadores verem o palco e a multidão do seu concerto, o céu e a terra enquanto você plana com um wingsuit, ou pode até mesmo ter um vídeo escolha-sua-própria-aventura onde as pessoas vêem uma história diferente dependendo de onde elas olham”, diz o YouTube no lançamento.

Mas mesmo se você não tiver um headset de VR, você ainda assim pode aproveitar a nova tecnologia. É possível assistir os vídeos no próprio site do YouTube (veja acima). Um comando de setas, similar ao que aparece no Google Street View, permite controlar o ângulo da câmera.

O controle também pode ser feito pelo mouse. Além disso, para uma experiência um pouco mais próxima do VR, você pode também utilizar o aplicativo para Android. Basta abrir o vídeo no app, que irá medir a posição do celular para determinar o ângulo da câmera. O difícil é só assistir vídeos em locais públicos – durante o teste algumas pessoas ficaram olhando enquanto esse repórter girava em círculos.

O YouTube também anunciou que está trabalhando com empresa do setor para lançarem mais câmeras 360° com compatibilidade para o site, como BublcamGiroptic 360cam, IC Real Tech Allie, Kodak SP360 e a RICOH THETA, algumas já disponíveis no mercado. Para fazer o upload, é preciso seguir um processo especial, mas a empresa disse que está preparando o sistema para subir o vídeo de modo automático.

Fontes: YouTubeThe Verge.

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top