Connect with us

Computadores

Venda de PCs cai 20% no primeiro trimestre e segue trajetória negativa

Um levantamento feito pela consultoria IDC mostrou que a venda de PCs (notebooks e desktops) caiu 20% no primeiro trimestre de 2015.

venda-pc-segue-trajetoria-queda

Venda de PCs cai 20% no primeiro trimestre de 2015 / Font: Shutterstock

Eles já foram o sonho de consumo no mundo da informática mas ocupam cada vez menos espaço na preferência dos consumidores. A venda de PCs caiu 20% entre janeiro e março deste ano na comparação com o mesmo período de 2014, segundo dados da consultoria especializada em tecnologia IDC Brasil.

Segundo o levantamento, foram comercializados 1,964 milhão de PCs. Deste total, 804 mil foram desktops (queda de 21% frente ao mesmo período de 2014) e 1,160 foram notebooks (queda de 19% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado). Os consumidores finais foram responsáveis por 68% das compras enquanto as empresas ficaram com 32%.

O ticket médio dos aparelhos comercializados no 1º trimestre de 2015 foi de R$ 2.320 para notebooks e R$ 1.701 para desktops.

Venda de notebooks também registrou queda / Fonte: Shutterstock

Venda de notebooks também registrou queda / Fonte: Shutterstock

“Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia. Os escândalos de corrupção, a diminuição do crédito e a alta do dólar esfriaram  o mercado e foram determinantes para este resultado”, afirmou Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.

Segundo Hagge, houve ainda um reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores, o que prejudicou ainda mais as vendas.

“O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram para o resultado de vendas de PCs no primeiro trimestre desse ano”, completou o analista.

Isso confirma a tendência de queda nas vendas de computadores. Em  todo o ano de 2014 foram vendidos 10,3 milhões de computadores, 26% a menos do que no ano anterior

Mas é importante lembrar que a evolução dos PCs tem sido cada vez mais lenta e a vida útil destes equipamentos mais longa. Na prática, isso significa que as pessoas precisam trocar menos os computadores. Uma tendência contrária aos smartphones, por exemplo, onde a cada ano surgem muitas novidades que despertam o interesse dos consumidores por aparelhos novos.

Fonte: Reuters.

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top