Conecte-se conosco
smt-tweeter-capa

Aplicativos

“Veterano” das redes sociais, Twitter completa 10 anos

Buscando redefinir seu lugar e sua vocação no mundo atual, o Twitter completa 10 anos de histórias e marcos importantes

smt-tweeter-P1

Buscando redefinir seu lugar e sua vocação no mundo atual, o Twitter completa 10 anos de histórias e marcos importantes

Na última década, vimos a importância das redes sociais crescer e expandir seus limites para além do uso recreativo. Contemporâneo de plataformas já extintas como o Orkut (fundado em 2004 e desativado em 2014), ou obsoletas como o Myspace (fundado em 2003), o Twitter completa 10 anos nesta segunda-feira (21), buscando redefinir seu lugar e sua vocação no mundo atual.

O microblog criado em março de 2006 por Evan Williams, Biz Stone, Noah Glass e Jack Dorsey (atual CEO da empresa), só foi ao ar em julho daquele ano. Desde então, a plataforma foi sobrevivendo à relatividade do tempo das coisas na internet e atualmente conta com 332 milhões de usuários ativos.

A empresa está comemorando bastante a data e divulgou um vídeo (confira acima) de agradecimento que relembra alguns momentos nos quais o Twitter marcou sua presença na rede. O vídeo ressalta alguns dados positivos da história do microblog, além de destacar estatísticas muito interessantes como a cidade mais citada e o tuíte mais retuitado. No blog da empresa, também há outros dados curiosos, tais como:

  • Com 943 milhões de menções, Justin Bieber (@justinbieber) é a pessoa mais mencionada
  • A selfie tirada no Oscar 2014 pela apresentadora Ellen DeGeneres (@TheEllenShow) foi o Tweet mais replicada com 3,3 milhões de Retweets 
  • A cantora Katy Perry (@KatyPerry) é a pessoa mais popular na plataforma, com 84 milhões de seguidores
  • São Paulo é a cidade mais marcada no mapa, com 638 milhões de marcações
  • O evento recorde de Tweets foi a final da Copa do Mundo de 2014, que teve média de 580 mil Tweets por minuto

smt-TweetDeck-GIF

Apesar do momento ser de comemoração, o futuro do Twitter é incerto e enfrenta desafios como a estagnação da base de usuários, debandada de alguns dos seus principais executivos e pressão por resultados financeiros melhores. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2014, as ações comuns do Twitter chegaram a valer 69 dólares (cerca de 250 reais). Atualmente, elas valem 16,85 dólares (60 reais), o que representa uma desvalorização de cerca de 75% em pouco mais de dois anos.

Desde que assumiu a chefia estratégica do TwitterJack Dorsey fez algumas investidas recentes para se tornar mais amigável a usuários que ainda não possuem conta, como a timeline não-cronológica e o Moments, uma espécie de curadoria com os assuntos mais comentados.

smt-tweeter-P2

Os desafios tornam ainda mais importante os votos de prosperidade e boa sorte que o Showmetech transmite para o Twitter por seus 10 anos de existência. Na particular opinião deste autor, o microblog é um dos espaços mais inteligentes e sagazes existentes entre as redes sociais mais populares. Nossa torcida para que a data seja sinônimo de renovação e perseverança!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top