Conecte-se conosco
Skynet, a rede de computadores que tenta exterminar a humanidade em “O Exterminador do Futuro”.

Ciência e Tecnologia

Vídeo: As implicações maravilhosas e terríveis de computadores que podem aprender

O que acontece quando ensinamos um computador a aprender? O tecnólogo Jeremy Howard compartilha algumas novidades surpreendentes na área da ciência conhecida como deep learning, destacando uma técnica que dá aos computadores a capacidade de aprender línguas instantaneamente, reconhecer objetos em fotos ou até formular diagnósticos médicos, mais precisos que os elaborados pelos colegas de carne e osso.

The wonderful and terrifying implications of computers that can learn

O que acontece quando ensinamos um computador a aprender? O tecnólogo Jeremy Howard compartilha algumas novidades surpreendentes na área da ciência conhecida como deep learning (aprendizado profundo, em tradução livre), destacando uma técnica que dá aos computadores a capacidade de aprender línguas instantaneamente, reconhecer objetos em fotos ou até formular diagnósticos médicos, mais precisos que os elaborados pelos colegas de carne e osso.

Este é um ramo fascinante da ciência, que pode revolucionar a forma com que programadores e usuários comuns interagem com suas máquinas. Ele evidencia o quão próximos estamos da singularidade, nome dado ao momento em que a humanidade seja capaz de criar um computador com inteligência superior à humana, alterando radicalmente o nosso papel como civilização na Terra.

Mas, assim como acontece com muitas das tecnologias revolucionárias, ela tem riscos. Se você já assistiu a filmes como o Exterminador do Futuro (1984) ou Eu, Robô (2004), já imagina (ou melhor, teme) o que máquinas superinteligentes poderiam fazer com seus criadores humanos, não é mesmo?

Skynet, a rede de computadores que tenta exterminar a humanidade em “O Exterminador do Futuro”.

Skynet, a rede de computadores que tenta exterminar a humanidade no filme “O Exterminador do Futuro”.

Voltando ao presente, nota-se que este futuro pode estar logo ali, ou ser ainda melhor. Saiba mais no vídeo “The wonderful and terrifying implications of computers that can learn” (As implicações maravilhosas e terríveis de computadores que podem aprender, em tradução livre):

Fonte: TED Talks.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top