Conecte-se conosco
A Syrian living in Serbia displays a placard on March 16, 2013 during a protest against Syria's President Bashar al-Assad in the center of Belgrade.  AFP PHOTO / ALEXA STANKOVIC        (Photo credit should read ALEXA STANKOVIC/AFP/Getty Images)

Geral

Entenda a Crise de Refugiados da Síria com esse vídeo

Produzido pelo estúdio alemão Kurzgesagt, infográfico animado explica de maneira didática o conflito na Síria

smt-Siria-P2

Cartoon: Rafat al-Khateeb

No começo desse mês (setembro), o mundo foi assolado por uma imagem chocante: um policial turco encontra o corpo de um menino sírio na costa de Bodrum, balneário popular localizado na costa da Turquia. De camiseta vermelha e bermuda azul, Aylan al-Kurdi está de bruços, com o rosto para baixo, próximo à linha da água.

A imagem rapidamente viralizou gerando discussões acerca de seu uso e dos limites éticos do fotojornalismo. O desconforto causado em muitas pessoas reforçou a ideia de que imagens icônicas têm o poder de influenciar o curso da história e, em pouco tempo, Aylan se converteu em um mártir que levou a causa dos refugiados da Síria ao centro da opinião pública mundial.

smt-Siria-P1

Cartoon: Michel Kichka

Apesar de ser um alívio perceber que ainda existe compaixão no mundo das redes sociais, o assunto (como tantos outros) passou a ser debatido intensamente e com muitas informações equivocadas, o que é muito natural, já que as particularidades geopolíticas do Oriente Médio não são um assunto fácil de se compreender.

Os conflitos e situações de desequilíbrio social são consequências de uma complexa cadeia de fatores que exige conhecimentos de política, economia, direito e outros fatores, de que a maioria das pessoas ainda não tem acesso. Porém nem tudo está perdido e você não precisa se matricular em um curso de Relações Internacionais para ter um boa noção sobre o que está acontecendo na Síria.

smt-Siria-P4

O Projeto Kurzgesagt (palavra alemã que significa “em poucas palavras”) é um estúdio com sede em Munique que desenvolve trabalhos no campo do design e animações para educação, ciência e comércio. Fundada em 2013 por Philipp Dettmer e Stephan Rether, a companhia se destaca por realizar uma narrativa crossmidiática simples e didática de coisas do universo científico e cultural.

Para isso, uma equipe formada por designers, jornalistas e músicos criam belos infográficos animados que combinam minimalismo, cores e música, tornando mais simples a compreensão de assuntos complexos. O vídeo abaixo foi produzido pela Kurzgesagt para explicar a situação dos refugiados da Síria e é um exemplo de como a criatividade aliada às novas plataformas podem ser uma poderosa ferramenta de Educação.

Acreditamos que a informação é a principal semente para sonhar com um mundo melhor. Esse vídeo é um belo exemplo disso não acham? Deixe sua opinião e compartilhe!

Continue lendo

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top