Super mario rpg

REVIEW: Super Mario RPG é um dos remakes mais caprichados já vistos

Avatar de eduardo rebouças
A nova versão do clássico do Super Nintendo chega trazendo uma roupagem totalmente nova e novidades! Confira nosso review… 

Super Mario RPG: The Legend of the Seven Stars, lançado para o Super Nintendo em 1996, às portas do Nintendo 64, é amplamente considerado um clássico absoluto dos 16 bits. Fruto da parceria entre Nintendo e, na época, Squaresoft – hoje, Square Enix – para muitos, inclusive eu, esse jogo estrelado por Mario e seus amigos serviu como porta de entrada para o gênero que hoje é um dos mais populares entre os videogames.

E, sem sombra de dúvida, seu remake fará o mesmo, agora com um público totalmente novo, além de, é claro, encantar quem já jogou sua versão original. Isso tudo graças a um trabalho primoroso de atualização, que ao mesmo tempo que atualizou sua apresentação audiovisual, também caprichou em melhorias e novidades de jogabilidade.

Super Mario RPG é clássico renascido

Super mario rpg
As lutas em turno ficam ainda mais divertidas com as novidades do remake. (Imagem: Nintendo)

Sem rodeios, podemos dizer que Super Mario RPG é um RPG com foco nos iniciantes, pois traz mecânicas fáceis e divertidas, muitas das quais vieram a fazer parte de lançamentos futuros da Nintendo, como a série Mario & Luigi e Paper Mario, que chegaram na geração seguinte de consoles e portáteis da empresa. 

O sistema de combate conta com a mesma jogabilidade em turnos dos tradicionais RPGs japoneses, mas simplifica bastante o processo, tratando cada um dos quatro botões do controle com uma funcionalidade, havendo dois tipos de ataque, a opção de utilizar itens, e ações como defender e fugir da batalha. 

A grande inovação acontece na hora de atacar e se defender: ao apertar um dos botões no tempo certo, a força da ação é amplificada, ou no caso da defesa, o dano é minimizado. Há também outros movimentos, como o giro da alavanca de controle e o rápido apertar de botões, para não ficar repetitivo e te manter atento ao que está rolando.

Neste remake, ao realizar essas ações, enche-se uma barrinha no lado direito da tela de combate. Ao chegar em 100%, você pode usar uma habilidade diferente dependendo de quais personagens estiver jogando naquele momento. Alguns são ataques arrebatadores, enquanto outros trazem benefícios ao grupo, como cura ou até o melhoramento da defesa e do ataque de Mario e amigos. 

Ah, e dependendo da composição de sua equipe, agora há vantagens especiais que cada um traz para as batalhas, então sempre vale a pena variar com quem você está jogando para descobrir essas vantagens!

Uma história repleta de emoção e muitas risadas

Super mario rpg
As mímicas do Mario são impagáveis! (Imagem: Nintendo)

Em termos de história, a de Super Mario RPG é simples, mas funciona. Tudo começa com mais um rapto da Princesa Peach por parte de Bowser, o grande rival de Mario. Ao chegar no castelo do vilão, o bigodudo é capaz de salvar a moça, mas quando tudo parecia estar resolvido, uma espada gigante vinda do céu se finca bem no meio da fortaleza, jogando o herói, a princesa e o malvado para longe.

Pouco tempo depois, na busca por Peach, Mario encontra uma estrela após conhecer Malow, um atrapalhado garotinho que diz ser um sapo, mas que obviamente não é, e os dois são inteirados do que houve: a Star Road, lugar entre os céus para onde todos os desejos vão, foi destruída, e seus pedaços se espalharam pelo mundo. 

Os responsáveis por essa calamidade são Smithy e seus capangas, um pessoal de fora do pedaço que, com as estrelas caídas, querem dominar o mundo. Cabe a Mario e uma equipe inusitada de amigos, dentre eles até Bowser, em busca de vingança por terem tomado seu lar, juntarem esses fragmentos e derrotar Smithy antes que seja tarde demais. 

Entre idas e vindas, como é de se esperar, há muita confusão e cenas hilárias, ainda mais divertidas com os gráficos novos, que ampliam e muito a expressividade do elenco, com Mario em especial. O baixinho está ainda mais fofo que o normal nesta aventura, e sem dar um pio consegue ser muito carismático e engraçado, especialmente quando chega a hora de suas mímicas e dancinhas.

Remake fiel ao original, mas com melhorias

O jogo não é longo e pode ser completado em mais ou menos dez horas, jogando sem pressa alguma. No entanto, há uma quantidade legal de conteúdo secundário que pode alongar esse tempo, na forma de missões de bônus e minigames. 

Ao completar a aventura pela primeira vez, Super Mario RPG conta com diferentes atividades inéditas, como lutas mais difíceis contra chefes, uma lista de colecionáveis para você saber se está perto dos 100% de jogo e um tocador de músicas, onde é possível escutar tanto as versões antigas quanto as novas, compostas pela veterana Yoko Shimomura.

Nesse quesito, há de se elogiar e muito o jogo. As músicas, que já eram incríveis em 1996, receberam um tratamento todo especial por parte de Shimomura, e são ainda melhores que suas versões originais, trazendo a qualidade de áudio para os padrões de hoje em dia, sem falar na quantidade de instrumentos, que agora incluem até um cavaquinho.

Já toquei no assunto durante o review, mas vale ressaltar a enorme melhoria gráfica de Super Mario RPG com relação à versão de 1996. A desenvolvedora Art Piazza, responsável pelo remake, acertou na mosca na hora de fazer a transição do estilo pré-renderizado do original para o novo jogo. Tudo, mas absolutamente TUDO agora é colorido e cheio de personalidade, mantendo intacto o charme já presente no jogo de quase 30 anos atrás.

E eles não pararam aí: há também cenas em CG totalmente novas nesta versão do jogo, e elas são simplesmente incríveis. Elas não só aparecem na hora de contar a história, mas também durante os ataques especiais em grupo, exclusivos do remake, dos quais eu falei agora há pouco. Tudo foi feito com um cuidado a mais que ajuda a deixar o jogo ainda mais bonito. 

A dificuldade deixa um pouco a desejar

Super mario rpg
O roteiro do jogo é cheio de piadas, e os chefes, apesar de fáceis, conversam com os heróis. (Imagem: Nintendo)

Dito tudo que poderia ser falado sobre Super Mario RPG, não tenho como negar que achei essa versão um pouco fácil demais, ainda mais que a primeira. Mesmo como um RPG de entrada, ele é muito tranquilo de se zerar, e tirando uma ou outra luta especial aqui e acolá, mesmo quem nunca jogou algo do tipo na vida não terá muitas complicações com ele; veteranos do gênero, ainda menos. 

Mesmo as lutas de bônus que são destravadas no pós-jogo não são muito complicadas de se lidar, ainda mais com a experiência e conhecimento que vêm depois de completar Super Mario RPG. Esse é um RPG que se encontra no extremo oposto até mesmo dos Final Fantasy, sendo um jogo de fácil domínio por qualquer tipo de jogador. 

Nosso veredito

No entanto, não é com o desafio que o jogo se garante, e sim com toda a personalidade e infindável charme que ele traz, como um dos melhores títulos que existem do Super Mario. Essa nova versão é um dos remakes mais bem feitos que já foram lançados até hoje e, se depender deste review, ela alcança um novo nível de qualidade a ser batido por futuros relançamentos desse tipo.  

VEJA MAIS!

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (22/11/23)

Super Mario RPG

Super Mario RPG
90 100 0 1
Um remake belíssimo de um dos maiores clássicos do Super Nintendo, agora no Switch!
Um remake belíssimo de um dos maiores clássicos do Super Nintendo, agora no Switch!
90/100
Total Score
  • Gráficos
    100/100 Excelente
    Este é um belíssimo remake, com gráficos novos e extremamente coloridos, que não perdem a personalidade e o charme da versão 16 bits.
  • Som
    100/100 Excelente
    A trilha sonora rearranjada pela compositora original é incrível! Você vai acabar assobiando muitas delas!
  • História
    80/100 Ótimo
    Simples e sem rodeios, mas que funciona. As muitas piadas e gags, no entanto, são o grande destaque da trama.
  • Jogabilidade
    80/100 Ótimo
    O sistema de luta é rápido de aprender e dominar, e não traz muitos desafios. As novidades do remake, no entanto, conferem ao jogo uma profundidade de jogabilidade maior que a da versão do Super Nintendo.
  • Diversão
    100/100 Excelente
    Super Mario RPG além de divertido de jogar é super engraçado. Há piadas escondidas em todos os cantos do jogo e todas as caracterizações, incluindo os vilões, são de extremo bom humor.
  • Replay
    80/100 Ótimo
    O jogo não demora para ser zerado e não há caminhos alternativos para serem explorados. O novo conteúdo pós-jogo é um motivo a mais para gastar mais umas horinhas se divertindo até chegar a 100%.

Prós

  • Os novos gráficos são lindos;
  • A trilha sonora rearranjada é incrível;
  • Há novidades legais de jogabilidade;
  • Bowser é pura simpatia.

Contras

  • É um pouco fácil demais;
  • O jogo não conta com localização para o português brasileiro.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados