Connect with us

Geral

Vídeo simula como será pouso inédito de uma sonda espacial num cometa

Veja o vídeo que mostra uma simulação de como será a tentativa da sonda espacial Rosetta pousar em um cometa pela primeira vez.

Rosetta_at_Comet_landscape_node_full_image_2

Imagem: ESA/Rosetta

A astronomia vai viver um dia inédito nesta quarta-feira (12/11). Pela primeira vez na história, uma sonda espacial tentará pousar num cometa. A sonda Rosetta vai liberar o módulo Philae dez anos após o lançamento. A confirmação do sucesso ou fracasso desta façanha será conhecido por volta das 14hs (do horário de Brasília). A missão é uma das mais complicadas já realizadas no espaço e criou uma grande expectativa no meio científico.

A sonda Rosetta se aproximou do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em agosto deste ano, tornando-se o primeiro objeto a orbitar um cometa. Cinco possíveis locais de pouso foram selecionados, todos levando em conta que o módulo Philae precisa receber seis horas diárias de luz solar para recarregar as baterias.

Os pesquisadores calculavam que as chances de um pouso bem-sucedido eram de 70 a 75% — se o corpo celeste tivesse uma forma mais simples. A forma irregular, porém, reduziu o otimismo dos cientistas: atualmente, a Agência Espacial Européia (ESA em inglês) estima em 50% as chances de êxito.

A ESA fez até um vídeo para simular como será a tentativa de pouso no começa. Confira: 

O principal desafio para o sucesso da missão é a superfície irregular do cometa. Para piorar, a gravidade no cometa é muito baixa. O módulo Philae vai descer com pouca velocidade e fincar um arpão no solo para manter a posição. Se tombar, não há como reerguê-lo. Aléjm de muita técnica, será preciso sorte!

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top