Conecte-se conosco
Agora é a vez do Vimeo dar suporte a vídeos em 360°

Filmes

Agora é a vez do Vimeo dar suporte a vídeos em 360°

O Vimeo ainda oferece tutoriais e aulas gratuitas para quem quiser entender o processo de produção nesse formato

Fazendo o upload de vídeos em 360° no Vimeo

Depois do Youtube, Facebook e Twitter, o Vimeo passa a dar suporte para vídeos em 360°. Agora, os criadores de conteúdo poderão fazer o upload de vídeos nesse formato e monetizar suas produções rapidamente, já que a empresa também ampliou o seu mercado.

Simultaneamente, o Vimeo apresentou ainda recursos educativos para os cineastas. A partir deles, é possível compreender as vantagens da produção de vídeos em 360°. Assim, a empresa garante boas práticas e um conteúdo de qualidade para os seus usuários.

Estão disponíveis tutoriais gratuitos desde do conhecimento mais básico até o mais complexo sobre o formato. O aluno consegue ainda entender o funcionamento das câmeras 360 e todas as etapas de desenvolvimento do filme, isto é, pré-produção, gravação e edição.

Não é um pouco tarde para isso?

Algumas críticas surgiram por causa desse lançamento tardio, já que Youtube e Facebook oferecem esse formato desde 2015. Em entrevista para o Venture BeatAnjali Sud, a vice-presidente sênior do Vimeo e gerente geral da plataforma, respondeu a estes comentários:

“É mais importante para nós fazermos certo do que sermos os primeiros”

“Estamos trabalhando no 360 já há algum tempo. Enquanto algumas plataformas estão fazendo experimentos publicamente, estivemos fazendo no privado”, completou.

A intenção deste lançamento, segundo ela, é continuar expandindo os horizontes do storytelling. “Esperamos inaugurar uma nova onda de conteúdo imersivo que crie os padrões de qualidade cinematográfica e narrativas poderosas no ambiente 360”, afirmou Sud.

Mais negócios para os cineastas

Agora, o serviço on demand do Vimeo também inclui os vídeos em 360°. “Queremos que os criadores não precisem necessariamente depender de clientes com grandes orçamentos”, explicou Sud. “Queremos que eles sejam capazes de monetizar seus projetos mais apaixonados e alcancem seu público”.

Esse recurso é oferecido apenas para membros do Vimeo Pro e Business. Com eles, o cineasta consegue embolsar 90% da receita depois dos custos de transação.

Como assistir?

Quem quiser ter a experiência cinematográfica em 360° no Vimeo pode fazê-lo com os apps compatíveis com Zeiss VR One, Samsung Gear VR e Google Daydream. Mais para frente, os vídeos devem dar suporte para Oculus Rift e HTC Vive.

Há ainda a opção de fazer o download em HD e assistir online ou offline.

Jornalista apaixonada por séries e cinema | @maricanhisares

Comentários

Mais de Filmes

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir