Connect with us
Pepe the Frog, um dos memes mais conhecidos da internet

Opinião

Bateu uma bad? A culpa pode ser das redes sociais

Você anda muito estressado e triste ultimamente? Saiba que a culpa pode ser das redes sociais, como indica um estudo recente.

Facebook, o rei das Redes Sociais

As redes sociais mudaram a vida da sociedade de forma geral. Muita coisa mudou, e nem tudo foi para melhor. As conversas ao redor de uma mesa foram substituídas por conversas em grupos no WhatsApp. Os álbuns de fotografia, antes de papel, hoje são virtuais no Facebook e Instagram.

Nossa interação com as pessoas mudou de tal forma que hoje o smartphone é nosso maior companheiro. Através dele temos acesso ao mundo, notícias, imagens, memes, músicas, filmes e pessoas (também com seus smartphones)…

Essa interação virtual pode te fazer feliz, mas quem nunca sentiu “uma bad” depois de ficar muito tempo olhando sua linha do tempo no Facebook, por exemplo?

Pepe the Frog, um dos memes mais usados na internet para indicar tristeza

Pepe the Frog, um dos memes mais usados na internet para indicar tristeza

Não pense que você está sozinho. Um estudo recente concluiu que ficar muito tempo usando redes sociais pode afetar seu bem-estar. Ou melhor, quem usa menos redes sociais tende a ser menos estressado, preocupado, além de ser mais concentrado.

O estudo foi realizado pela Universidade de Copenhagen com 1.100 pessoas. Nele, metade das pessoas usou o Facebook durante uma semana, enquanto a outra metade deixou de acessar a rede social no mesmo período. Após o teste, foi constatado que as pessoas que ficaram sem usar o Facebook haviam melhorado suas interações sociais e uma melhora geral em suas vidas.

Dos que continuaram utilizando a rede social, 55% estavam mais propensos a se estressar mais facilmente, enquanto a taxa de estressados no grupo de não usuários era de apenas 18%. Ou seja, ficar longe das redes sociais por um tempo pode ser um bom calmante.

Esse tema já é alvo de estudos há um bom tempo. Em 2014 um Ph.D. na Universidade de Belgrado publicou um estudo que indicava uma forte ligação entre redes sociais e sintomas depressivos, baixa auto-estima e dependência de internet.

Outro estudo mais recente, da Universidade de Pittsburgh, revelou ter encontrado altos indicadores de depressão em um quarto dos participantes do estudo. Os participantes eram usuários frequentes de redes sociais.

Fazer um “detox” de redes sociais é a solução?

Acapulco, o melhor lugar para tirar férias

Acapulco, o melhor lugar para tirar férias

Fazer um “detox” de redes sociais, ou se desintoxicar delas é o melhor para aumentar a concentração, auto-estima, bem estar e saudê mental, de acordo com os vários estudos. Mas se faz isso, é de beber? Não, dá uma olhada nas dicas que darei a seguir.

A primeira dica é, desligar-se das redes sociais no período de férias que se aproxima, nem que seja temporariamente. Você ficará mais feliz, tranquilo e focado somente no seu momento de lazer e tranquilidade.

Imagine só a situação: você se programa para suas férias dos sonhos, compra as passagens, viaja. Chegando lá, em vez de curtir cada segundo do lugar, você prefere ficar postando fotos no Facebook e esperando pelas curtidas? Não seria bem melhor curtir o lugar com quem está com você? Tente fazer essa experiência de ter férias desconectadas na próxima oportunidade, ou pelo menos diminua o ritmo de interação nas redes sociais. Eu já fiz isso, e não me arrependo.

"Você pode trocar o Facebook por Netflix, por exemplo".

“Você pode trocar o Facebook por Netflix, por exemplo”.

Se o orçamento está apertado, você pode fazer seu “detox” em casa. Você pode trocar o Facebook por Netflix, por exemplo. Assista uma boa série, documentários, o acervo é enorme. Uma saidinha de casa não faz mal. Assista bons filmes, como Doutor Estranho, que está em cartaz nos cinemas, chame seus amigos e interaja com eles.

Uma medida menos radical é definir horários para usar as redes sociais. Assim você poderá focar o restante do tempo no seu trabalho, ou em projetos pessoais. Livrar-se das notificações e aplicativos viciantes também é uma boa estratégia.

E ai, você realmente se sente estressado ou triste depois de uma ficar algumas horas usando as suas redes sociais? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Fonte: inquisitr

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top