Conecte-se conosco
(imagem/reprodução: Reuters)

Aplicativos

Golpe baixo: WhatsApp está bloqueando links do Telegram

(imagem/reprodução: Reuters)

(imagem/reprodução: Reuters)

Parece que Mark Zuckerberg não sabe conviver pacificamente com seus concorrentes. O Facebook já foi questionado por ter bloqueado indiscriminadamente links de uma rede social que é sua “potencial concorrente”, o Tsu, plataforma que promete dividir com os usuários todos os ganhos gerados com publicidade no site.

Não ganhei nenhum centavo, mas minha conta está lá

Não ganhei nenhum centavo, mas minha conta está lá

O Facebook alegou que bloqueia os links por “segurança”, mas enfim, o novo afetado é o aplicativo de troca de mensagens Telegram, que está sofrendo um boicote do WhatsApp. Ao tentar enviar um link de alguma página relacionada ao app no WhatsApp, o texto até aparece, mas o link não funciona.

telegram-bloqueado-whatsapp

Sabendo dessa anormalidade, usuários do Reddit (sempre eles) começaram uma investigação para apurar se o bloqueio era acidental, por conta de algum bug, ou intencional, como esperado e chegaram à resposta sem muito esforço.

O usuário dombalaut conseguiu uma versão do apk do WhatsApp com o código fonte não obfuscado diretamente do site do app e o descompilou tendo acesso a ele. Quando o código de um programa é obfuscado ele se torna de difícil compreensão, dificultado a engenharia reversa e compreensão do mesmo, o que não foi o caso aqui.

Imagem do código postada no fórum Reddit

Imagem do código postada no fórum Reddit

No código podemos ver claramente o bloqueio ao domínio telegram.org, e não somente ao termo “telegram”. Se você digitar domínios falsos ou que contenham telegram no meio, eles funcionarão como link, mas menções ao site oficial do app são barradas.

Infelizmente, fazendo isso, o WhatsApp só está dando mais audiência para o seu rival. Se Mark tivesse deixado o concorrente em paz, ele nem estaria recebendo tanta atenção, mas ele prefere cutucar onça com vara curta… A equipe do Telegram por outro lado, afirmou que o app está crescendo por seus próprios méritos e sem nenhuma “ajuda” do WhatsApp.

Aproveitando, ainda não tem o Telegram? Baixe e o indique para seus amigos, lá links para o WhatsApp ainda funcionam.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top