Conecte-se conosco
Tutorial-Windows-8.1-Preview-720x428

Aplicativos

Windows 8.1: Primeiras Impressões

Confira as primeiras impressões do Windows 8.1, lançado recentemente pela Microsoft.

Tutorial-Windows-8.1-Preview-720x428

Passado todo o burburinho a respeito do ”Windows Blue”, a Microsoft enfim lançou a versão de testes da atualização do Windows 8, que agora é chamada oficialmente de Windows 8.1 e será disponibilizada em breve. Mas, será que a Microsoft acertou liberando ao público entusiasta e desenvolvedores essa versão previa do novo sistema? Confira nossas primeiras impressões sobre a atualização:

 

Instalação

Windows 8.1 está disponível tanto em imagem .ISO (para instalações limpas) quanto numa atualização para quem já utiliza a última versão do sistema operacional da Microsoft. Para aprender como instalá-la, veja este tutorial.

Vários amigos relataram demora e cancelamentos indesejados do download durante o processo de atualização, então aguardei até o dia seguinte e resolvi fazer uma instalação do zero no desktop.

A instalação limpa é feita tão rapidamente quanto à do Windows 8 tradicional. A principal diferença é que aqui tornou-se obrigatória a utilização de uma conta da Microsoft para efetuar o primeiro login (e importar seu papel de parede e configurações automaticamente de outro computador com Windows 8).Instalação

É obrigatório o login com uma conta da Microsoft. Pelo menos na versão preview do Windows 8.1.

É obrigatório o login com uma conta da Microsoft. Pelo menos na versão preview do Windows 8.1.

A integração com o Skydrive é oferecida desde a primeira inicialização.

A integração com o Skydrive é oferecida desde a primeira inicialização.

Configurações

Mais opções de cores.

Mais opções de cores.

Instalando Atualizações

Primeira Inicialização

 

O Menu Iniciar está de volta! (só que não)

Iniciar

A primeira grande crítica ao Windows 8 em meados de 2011 foi o sumiço do botão e do menu Iniciar, presentes desde o Windows 95 e que foram substituídos pela “tela iniciar”. A Microsoft queria que todos os usuários aprendessem a utilizar a nova tela inicial com a interface Metro (que cá pra nós é até mais prático, né?), mas o buraco no canto inferior esquerdo da barra de tarefas dava um aspecto inacabado ao sistema.

Agora o botão iniciar está de volta pra preencher essa lacuna (e só pra isso). Ao clicá-lo, você é redirecionado ao novo Iniciar, da mesma forma que acontece no Windows 8.

 

Interface

A interface sofreu leves (quase imperceptíveis) alterações. Mas usuários chatos que já utilizavam o Windows 8 – eu, por exemplo – com certeza perceberão que as mudanças e correções são bem-vindas.

A personalização da Tela Iniciar foi um dos recursos que mais gostei. Nessa nova versão, é possível customizar o fundo e os detalhes dela. Você consegue fazer ajuste fino de cores, deixando o tema (enfim) com a sua cara. Também é possível utilizar o seu papel de parede do desktop como fundo do menu.

Eu simplesmente odiava todas as tiles gigantescas na tela Iniciar. Principalmente quando eram de programas para a interface desktop e que não tinham ícones bonitinhos como os dos aplicativos Metro. Agora é possível alterar o tamanho das tiles, deixando-as pequenas ou enormes, e reposicionar várias delas ao mesmo tempo. Outra atualização interessante é que ficou mais fácil dar nomes aos grupos: basta clicar com o botão da direita sobre qualquer tile e escrever na caixa de texto que surge acima do aglomerado de tiles.

Tela Iniciar

 

Busca

A busca geral no sistema melhorou de forma considerável: antes, se você procurasse por algo dentro do iniciar, os resultados seriam agrupados dentro de “abas”. Caso o resultado que você deseja não fosse exibido logo de cara, era necessário um clique extra para acessá-lo. Por exemplo, ao digitar “painel de”, no Windows 8, os resultados são divididos. Observe a imagem abaixo:

Busca - Windows 8

Já no Windows 8.1, os grupos ainda estão lá, mas ocultos, dando lugar a uma pesquisa mais precisa e eficiente – além, claro das sugestões de pesquisas na web (confira na imagem). Todas as vezes em que fiz buscas, o resultado que eu desejava foi exibido logo nas primeiras opções.

Busca - Windows 8.1

 

Integração com o SkyDrive

Desde a instalação, a Microsoft te incentiva a utilizar o SkyDrive, serviço de armazenamento na nuvem da empresa. É possível sincronizar configurações, fotos e outros tipos de dados com facilidade. Gostaria muito de ver integração semelhante a outros serviços de armazenamento na nuvem, levando em consideração usuários que preferem os concorrentes.

 

Aplicativos Metro que (enfim) funcionam e muitos, muitos bugs corrigidos

Muitos usuários do Windows 8 têm problemas em executar aplicativos com a interface Metro. Alguns apresentam lentidão, outros simplesmente não abrem ou não respondem. No Windows 8.1 tudo parece funcionar em harmonia. Problemas gráficos, incompatibilidade com programas desenvolvidos para versões anteriores do Windows e outras falhas sutis que irritam os usuários do atual sistema operacional da Microsoft foram aparentemente sanadas.

Enquanto ouvia uma estação aleatória no TuneIn, pude utilizar o Twitter para encontrar o perfil da rádio.

Enquanto ouvia uma estação aleatória no TuneIn, pude utilizar o Twitter para encontrar o perfil da rádio.


 

Vale a pena testar?

A resposta é sim. TESTAR. Se você é um entusiasta, siga em frente. O Windows 8.1 não deve ser instalado em hipótese alguma em ambientes de produtividade. Estou utilizando há pouco mais de duas semanas e mal posso esperar para o lançamento oficial do update. Todas as mudanças são muito básicas, muito sutis, mas o sistema operacional ganha um aspecto revigorado que só é possível perceber com o uso.

A estratégia da Microsoft em fazer a atualização ganhar o “sufixo” .1 no título, é bastante inteligente. O Windows 8.1 nada mais é que o primeiro Service Pack do Windows 8. Na verdade, é o que o Windows 8 sempre deveria ter sido.

 

E quando recebo a atualização para o Windows 8.1?

A versão final será lançada até o fim do ano e poderá ser instalada gratuitamente pelos atuais usuários do Windows 8. Segundo rumores, o Windows 8.1 deve atingir status RTM (Release to Manufacturing) no “final de agosto”. Mary Jo Foley, do blog All About Windows ouviu de suas fontes que desta vez os usuários não terão de esperar muito mais pelo update. Ele deve sair na Windows Store simultaneamente ou “logo depois” da entrega para fabricantes.

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top