Conecte-se conosco
Imagining-Nokia-iPad-destroying-Windows-8-tablet

Aplicativos

Windows 8.1 Update 1: nova atualização chega em 11 de março

Mais uma série de alterações estão a caminho do Windows para tornar a experiência de uso do sistema mais agradável (ou menos irritante). Windows 8.1 Update 1 deve chegar no dia 11 de março.

windows-8-1

Desde o lançamento do Windows 8 em outubro de 2012, a Microsoft tem se esforçado para ajustar algumas das mudanças que irritaram (com razão) os usuários do sistema. O Windows 8 trouxe um visual e usabilidade completamente diferentes de seus antecessores com o objetivo de levar o Windows a dispositivos com telas sensíveis ao toque, além dos tradicionais PCs, mas acabou confundindo os usuários antigos da plataforma.

A primeira tentativa de apaziguar as reclamações veio um ano depois, em outubro de 2013, com o Windows 8.1. A atualização disponibilizada pelo aplicativo Loja do Windows suavizou a transição entre o antigo ambiente desktop (Área de trabalho) e a nova interface da Tela Inicial, além de trazer de volta o botão Iniciar (mas não o menu) e facilitar o uso do sistema com mouse e teclado.

windows 8.1 update 1 taskbar

Barra de tarefas com apps Metro ficados

 

Embora as críticas tenham se atenuado, em parte também pelo grande número de equipamentos que agora contam com telas touchscreen, os clientes corporativos – empresas responsáveis por uma grande fatia da receita da Microsoft – ainda se mostram insatisfeitos com a curva de aprendizagem que o Windows 8 exige de seus funcionários e se recusam a migrar para o novo sistema.

Segundo a jornalista Mary Jo Foley do ZDNet, especialista em Microsoft, uma nova atualização pretende minimizar ainda mais estas queixas e está prevista para chegar logo: 11 de março. Mas ao invés de chamá-la simplesmente de Windows 8.2 ou Windows 8.1.1, a Microsoft decidiu dar-lhe um nome mais complexo: Windows 8.1 Update 1.

windows 8.1 update 1 desligar

Botões Desligar e Busca foram reposicionados

 

Ao contrário do Windows 8.1, o Update 1 deve ser distribuído via Windows Update e não pela Loja de aplicativos, mas ainda será grátis. Entre as novidades, vazadas por desenvolvedores que tiveram acesso às versões em desenvolvimento estão:

  • maior visibilidade para os botões Desligar e Pesquisa. Atualmente escondido sob a barra de “charms”, ambos passarão a ser exibido no canto superior direito da tela;
  • possibilidade de fixar ícones dos aplicativos Metro (que só rodam em tela cheia) na barra de tarefas da Área de trabalho;
  • opções para redimensionar, fixar na barra de tarefas, remover e desinstalar apps estarão acessíveis pelo clique com o botão direito do mouse nos tiles (os ícones quadrados coloridos) da Tela Inicial;
  • botão X para fechar apps Metro facilmente com o mouse.
windows 8.1 update 1 menu botao direito

Menu de contexto para live tiles acessível pelo botão direito do mouse

 

Além destas alterações voltadas a usuários com PCs tradicionais, rumores apontam para uma maior integração entre o Windows 8.1 Update 1 e o Windows Phone 8.1, que deve ser revelado em breve, mas não há detalhes sobre quais funcionalidades ou aspectos técnicos serão compartilhados entre as plataformas.

Futuras novidades em relação aos rumos da plataforma Windows/Windows Phone – especialmente sobre o Windows 9 – devem ser reveladas em abril, durante o Build 2014, principal evento realizado pela Microsoft.

Fontes: ZDNet, WinSuperSite, Win8 China, WZor.Net

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top