Conecte-se conosco
windows_phone_8

Aplicativos

Windows Phone 8: A Missão

Na semana passada ocorreu nos Estados Unidos o evento de lançamento do Windows Phone 8, nova versão do sistema operacional móvel Microsoft. O anúncio teve um importante objetivo: combater a hegemonia de iOSs e Androids. Será que essas novidades darão fôlego ao ainda enigmático SO para smartphones da empresa? Veja nossas impressões…

Na semana passada ocorreu nos Estados Unidos o evento de lançamento do Windows Phone 8, nova versão do sistema operacional móvel Microsoft. O anúncio teve um importante objetivo: combater a hegemonia de iOSs e Androids. Será que essas novidades darão fôlego ao ainda enigmático SO para smartphones da empresa? Veja nossas impressões abaixo:

A Microsoft fez muito barulho ao finalmente lançar a nova versão do Windows Phone. De acordo com Joe Belfiore, gerente de desenvolvimento da plataforma, a ideia foi começar praticamente do zero, ignorando muito do que já havia sido apresentado (e criticado) no Windows Phone 7.

Outra boa notícia é o anúncio do crescimento do número de aplicativos para a plataforma. Ao todo, já são mais de 120 mil apps cadastrados no Marketplaceloja de aplicativos do sistema. Dentre eles estão 46 dos 50 principais programas disponíveis nas outras plataformas, iOS e Android, incluindo o Whatsapp, Skype (que foi inteiramente renovado) e as redes sociais Twitter e Facebook. Segundo Belfiore, só falta a chegada de apps como o Instagram, Viber, Pinterest e Wells Fargo (??). E a empresa não pretende descansar enquanto não garantir que todos tragam versões também para o Windows Phone 8.

Com o novo sistema, a Microsoft busca conquistar uma fatia do mercado ainda não bem atendida, aquela com menos experiência na utilização de smartphones, como pais e mães de família, por exemplo. Segundo Belfiore, a ideia é criar uma experiência personalizada, fácil e única, de forma que as pessoas não encontrem problemas na hora de utilizar o Windows Phone 8.

Live Tiles& Live Apps:

Falando especificamente dos novos recursos, o apresentador comentou sobre os Live Tiles (blocos dinâmicos), que foram renovados no WP8. Agora, a informação deles é apresentada com mais opções de tamanhos e configurações. Também foram introduzidos os Live Apps, uma nova forma de interagir com aplicativos, que inclui acesso direto na tela de travamento (lock screen, em inglês). Por exemplo, é possível ver fotos do Facebook assim que você liga o aparelho, antes de destravá-lo. O texto desta tela também pode ser personalizado com informações da rede social.

Skype para o Windows Phone 8:

A nova versão do Skype para o Windows Phone 8 se integra completamente ao aparelho, facilitando o acesso às informações e simplificando o uso ao efetuar chamadas ou enviar e receber mensagens. Na nova versão, o Skype ficará sempre ligado, rodando em segundo plano. Mesmo assim, a empresa garante que isso não afetará significativamente o consumo da bateria.

Comandos de Voz:

Um recurso interessante do novo sistema é a introdução de comandos de voz, que podem ser usados diretamente da tela inicial do WP8. Através deles, é possível ditar comandos ao aparelho e obter resposta para dúvidas como “qual restaurante árabe existe próximo da minha localidade” ou se “a previsão do tempo indica uma segunda-feira chuvosa”.

Novos Jogos:

Joguinhos populares como o Draw Something, Where’s My Water, Angry Birds Star Wars, Temple Run, Jetpack Joyride e Asphalt também marcarão presença no Windows Phone 8.

Data Sense:

Este novo recurso pretende garantir a redução do consumo de planos de dados no smartphone. Na apresentação, Belfiore afirmou que ele pode reduzir em até 45% o consumo de dados, aprendendo como os apps se comportam e como você usa seu smartphone ao longo do tempo. Além disso, ele também mostra gráficos sobre o consumo dos dados de forma bem completa, assim como alguns apps de terceiros já fazem, e auxilia na localização de hotsposts WiFi mais próximos, para poupar o uso do plano de dados pago. Infelizmente, parece que o Data Sense vai depender da boa vontade das operadoras de telefonia: ele só funcionará se a operadora permitir.

Kid’s Corner (cantinho da criança, em tradução livre):

A ideia aqui é criar um smartphone dentro do smartphone. Funciona assim: você que empresta seu celular para o seu filho(a)/sobrinho(a)/neto(a) e fica morrendo de medo dele acessar algumas fotos ou apps proibidos para menores, poderá filtrar e bloquear funcionalidades e aplicativos para que os mais novos tenham acesso a somente àquilo que você permitir. Feature exclusivo do WP8!

Rooms:

Inserido dentro do People’s Hub, área de gerenciamento dos contatos no Windows Phone, está a função Rooms. Ela nada mais é do que uma divisão turbinada dos contatos do telefone em grupos, onde garante-se que apenas os participantes de um grupo terão acesso a fotos e informações específicas. Ainda teremos que testar para descobrir se esse tipo de função tornará mais prático o compartilhamento de informações entre grupos específicos, uma vez que funções similares existem em redes sociais (como os grupos do Facebook ou os círculos do Google+) e serviços de mensagens (como os grupos do Whatsapp).

Mas, e a Central de Notificações?

Uma das omissões que mais chama a atenção no Windows Phone 8 é a falta de uma central de notificações. Ambos o Android e o iOS contam com a ferramenta, que centraliza todas as notificações e alertas do aparelho, garantindo que o usuário não perca ligações, mensagens, emails e interações em redes sociais. A falta da central ficaria ainda mais evidente quando um aplicativo não conta com um espaço na tela inicial do aparelho. Nesses casos, a notificação aparece rapidamente e some, se perdendo para sempre.

Durante uma sessão de perguntas, o gerente de programação da Microsoft para o Windows Phone afirmou que a equipe está planejando implantar uma central no sistema após pedidos constantes de desenvolvedores. Segundo o gerente, “faltou tempo” para apresentá-la em tempo do lançamento do Windows Phone 8.

Data de Lançamento:

Lá fora, os novos smartphones com o Windows Phone 8 chegam já em novembro. No Brasil, não foram reveladas datas, mas é provável que cheguem apenas no primeiro trimestre de 2013. Veja agora a apresentação, na íntegra (e em inglês):

Um advogado perdido no mundo da tecnologia.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top