Conecte-se conosco
nokia_amber

Aplicativos

Windows Phone 8: Atualizações trazem novos recursos à plataforma

Sistema operacional da Microsoft recebe pequenas atualizações que aliviam a vida dos usuários e preparam o terreno para aparelhos mais poderosos.

windows_phone_8

Em 11 de outubro de 2013, o líder de design do Windows, Joe Belfiore, lembrou no Twitter que este era o aniversário de 3 anos do lançamento da plataforma móvel da Microsoft, Windows Phone, um sistema com interface, chamada na época de Metro UI, projetada para ser usada com os dedos ao invés da caneta e que chegara para substituir o datado e limitado Windows Mobile.

Embora o sistema tenha evoluído bastante desde o início das vendas há 3 anos, especialmente após a parceria com a Nokia e a chegada da versão 8, claramente não foi o suficiente para atrair usuários em massa dos rivais (Android e iOS) e convencer desenvolvedores que ainda relutam em desenvolver aplicativos para Windows Phones.

Mesmo assim, a Microsoft segue firme na sua meta de se tornar uma alternativa real aos líderes do mercado móvel (Apple, Google, Samsung) e considera seu sistema móvel estratégico para o futuro da companhia – passando inclusive a fabricar seus próprios smartphones. A empresa tem ampliado a capacidade da plataforma através de pequenas atualizações, como uma forma de eliminar pendências que o WP8 ainda tem em relação a seus rivais e permitir aparelhos com hardware mais robusto e moderno, como o Lumia 1020.

Desde o final de agosto, a empresa começou a liberar uma atualização para usuários do Windows Phone 8, chamada internamente de GDR 2. Esta distribuição trouxe recursos como o DataSense (app para medição de consumo de dados) a um número maior de aparelhos, Rádio FM, suporte aos protocolos CalDAV e CardDAV para sincronização de contatos e calendários do Gmail, um Xbox Music atualizado, além de melhorias na câmera e no navegador Internet Explorer.

Donos de smartphones Nokia Lumia receberam alguns recursos a mais através de outro pacote de atualização chamado Amber, disponibilizado simultaneamente ao GDR 2. Entre eles estão a habilidade de virar o aparelho para silenciá-lo e dar dois toques rápidos sobre a tela para “acordá-lo”, a Glance Screen (recurso que permite visualizar o relógio e status da bateria em modo de baixíssimo consumo de bateria, sem precisar ligar a tela do aparelho completamente), aprimoramentos no foco da câmera, na captura de imagens com menos iluminação e o aplicativo Nokia Smart Cam.

nokia_amber

Até o fim deste ano porém, um novo pacote de recursos deve começar a ser distribuído pela Microsoft: o GDR 3. As funcionalidades e capacidades desta atualização ainda não foram anunciadas oficialmente, mas já vazaram diversas vezes e incluem:

  • Suporte a telas Full HD 1080p;
  • Suporte a novos processadores;
  • Telas iniciais com 3 tiles médios ou 6 tiles pequenos para aparelhos com resolução WXGA (1280 x 768) ou superior;
  • Fechar aplicativos na tela de multitasking (botão X);
  • Toques personalizados para mensagens, correio de voz, e-mail e lembretes;
  • Bloqueio de rotação da tela (aleluia!);
  • Modo Direção: Desliga notificações exceto mensagens de texto e ligações telefônicas enquanto o usuário dirige. Permite também configurar uma resposta automática para estes casos;
  • Anexar arquivos do Office (doc, xls, ppt, pdf) em e-mails.

O anúncio oficial deve ocorrer no dia 22 de outubro, durante o Nokia World, evento em que a fabricante vai mostrar seu primeiro smartphone com tela de 6 polegadas, o Lumia 1520, que já deve vir com a última versão do sistema instalada de fábrica.

Fontes: Nokia, Microsoft, WP Central

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top