Conecte-se conosco
image

Geral

Windows Phone: vale a pena comprar?

Junto com a Microsoft, a HTC, Samsung e agora a Nokia apostam suas fichas no novo sistema. Com o peso de grandes nomes da indústria, aliado às inovações e interações que o novo sistema promete, uma dúvida surge: já vale a pena comprar um Windows Phone?

A Microsoft incorporou grandes mudanças ao seu sistema operacional mobile, o Windows Phone. Em sua nova versão, conhecida como WP7, ele ganhou uma repaginada completa, tanto no visual, quanto em suas funcionalidades e desempenho do sistema. O Windows Phone é agora definido por sua interface única, a “Metro”, baseada em textos grandes, de fácil acesso, com fluidez nas transições de tela. Ainda, a promessa é de que o sistema esteja bem conectado com os outros produtos e serviços da Microsoft, como o Xbox, MS Office, o buscador Bing e os serviços de computação em nuvem da empresa.

Junto com a Microsoft, a HTC, Samsung e agora a Nokia apostam suas fichas no novo sistema. Com o peso de grandes nomes da indústria, aliado às inovações e interações que o novo sistema promete, uma dúvida surge: já vale a pena comprar um Windows Phone?

Para responder esta questão, veja abaixo os pontos positivos e negativos deste sistema, e monte sua conclusão:

Layout:

A característica mais marcante do sistema Windows Phone é a sua tela inicial. Logo de cara, ao invés de ícones e widgets, você vê os “Live Tiles”: quadrados dinamicamente atualizados para apresentar informações relevantes (dos seus contatos, facebook, twitter, etc). A idéia aqui é acessar as informações que você procura de forma rápida, para não gastar tempo desnecessário no uso do seu smartphone. Usuários moderados podem se dar muito bem com estas facilidades. Porém, não dá pra dizer se ela agradará os famosos “Hard Users”, ou seja, usuários experientes que gostam de personalizar em detalhes o seu aparelho. Ao clicar em um “tile”, você acessará um aplicativo ou, em alguns casos, um “Hub” que agrega informações de diversos aplicativos em um só. Por exemplo, o Hub de Músicas do smartphone poderá tocar as faixas salvas na memória, juntamente com streamings do Zune ou do aplicativo Pandora, tudo na mesma interface.

Para entender como funcionam os Live Tiles, experimente este simulador de Windows Phone em seu aparelho.

Aplicativos:

A quantidade de aplicativos para Windows Phone ainda é pequena, visto que este é um sistema operacional novo. Mesmo assim, os grandes aplicativos de outras plataformas (Facebook, Twitter, Whatsapp, etc) estão aqui representados. Existe também a comentada integração com o console Xbox, aumentando e melhorando consideravelmente a escolha de jogos.

Atualizações de sistema:

As atualizações aqui são constantes, e a Microsoft faz um bom trabalho em trazer de tempos em tempos melhorias para o sistema. A última atualização, conhecida como Mango, trouxe significativas alterações ao Windows Phone, como a possibilidade de rodar diversos apps ao mesmo tempo (multitasking), copiar e colar informações, etc.

Será que vai pegar?

Um dos principais fatores a considerar na compra de um Windows Phone é que o fato de que, ainda que a plataforma já colecione diversos pontos positivos, ela ainda não decolou. Este é um S.O. (sistema operacional) novo, que ainda não caiu no gosto dos desenvolvedores de aplicativos. Ainda são poucos os que se preocupam em criar ou portar apps para a plataforma. Sendo assim, se você vier de um smartphone Android ou um iPhone, sentirá um pouco a falta de lojas de aplicativos tão fartas. Agora, se o seu aparelho antigo for um Symbian ou um Blackberry, já sentirá uma grande melhora.

Vale lembrar que o Windows Phone foi eleito o Sistema Operacional do Ano pela premiação Know Your Mobile Awards 2011. Segundo os juízes, “a interface Metro oferece aos usuários uma tela de início facilmente personalizável e é focada em colocar as pessoas em primeiro lugar, fazendo da experiência do usuário uma forma mais inteligente e fácil de se comunicar, utilizar aplicativos e melhorar suas experiências na internet”.

Também, 2012 está quase aí, e todos sabemos que empresas como Nokia já iniciaram seus primeiros passos para embarcar na onda do Windows Phone. A Samsung e a HTC também já fabricam smartphones excelentes para a plataforma. Ainda, no ano que vem surgirão os primeiros tablets com Windows 8, compatíveis com a plataforma. Ou seja, a plataforma tem tudo para decolar!

Aparelhos já lançados:

Veja abaixo a lista com alguns dos aparelhos que já se encontram no mercado:

1. HTC Ultimate – à venda no Brasil. Clique aqui para ver o review completo deste aparelho.

Samsung Omnia w – à venda no Brasil. Clique aqui para conhecer o aparelho.


Nokia Lumia 800 – chegará ao país em 2012. Clique aqui para mais informações sobre este smartphone.

Nokia Lumia 710 – chegará ao país em 2012. Clique aqui para mais informações sobre este smartphone.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top