Conecte-se conosco
surface_tablet

Geral

Windows Surface – Tudo que você precisa saber

A Microsoft anunciou hoje o Windows Surface RT e o Windows Surface Pro, os dois novíssimos tablets da empresa (veja o vídeo de divulgação aqui e galeria de fotos aqui). O primeiro vem com processador ARM chip (NVIDIA-made), Windows RT + Office Home & Student 2013 RT, 676 g, 9,3 mm, microSD, USB 2.0, Micro HD Video e antena 2×2 MIMO. Começará a ser vendido assim que o Windows 8 for lançado (no outono americano) nas versões de 32 ou 64 GB. Já o Surface Pro conta com processador Intel Core i5 (Ivy Bridge), 903 g, 13,5 mm, Windows 8 Pro, microSDXC, USB 3.0, Mini DisplayPort Video e antena 2×2 MIMO. Deverá aparecer nas lojas aproximadamente 3 meses depois do Surface RT e também estará disponível em dois modelos: 64GB ou 128GB. Ambos terão tela ClearType de 10.6″ 16:9 widescreen, porém a resolução da RT será HD e da Pro, Full HD.

As duas novidades mais legais são o kickstand, o apoio de mesa integrado ao corpo do tablet, e a Touch Cover, uma espécie de Smart Cover do iPad, porém com teclado e touchpad multi-touch. Além disso, o Surface é feito de Magnésio e acabamento em PVD, que em conjunto criam um design original e muito bonito.

Porém, nem tudo são flores. A plataforma móvel da Microsoft, Windows Phone 7, é conhecida pela pouca quantidade de aplicativos. De toda lista de apps famosos do iOS e Android apenas Angry Birds, Cut the Rope e Netflix (anunciado hoje) estão presentes, sendo que os dois jogos não são compatíveis com Metro. Nosso autor Jansen (kickbutts), que já usa o Windows 8 há alguns meses, comentou no grupo do ShowMeTech no Facebook que “a versão x86 [Surface Pro] tem todo o ecossistema PC por trás, então não deve apresentar tanto problema em achar aplicativos, embora não com suporte ao Metro. Quanto ao ARM [Surface RT], prevejo fortes turbulências, já que depende de aplicativos sendo inteiramente feitos pra ele.”

Ainda que a quantidade e qualidade dos aplicativos seja determinante para o sucesso de uma plataforma, acredito que a Microsoft já tenha alguma carta na manga para melhorar a situação do Market Place até o lançamento do Surface.

E você, o que acha? Acha que o Surface nasce fadado ao fracasso ou que será um sucesso de vendas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top