Conecte-se conosco

Android

Quer substituir o WorldMate? Confira estes apps de viagem

Organize seu itinerário, voos, hospedagem em hotéis e receba dicas de passeios com estes aplicativos.

WorldMate é um aplicativo de gerenciamento de viagens que existe desde a época pré-smartphones. Com 17 anos no mercado, ele surgiu nos tempos do Palm Pilot, passou por BlackBerrys e Symbians, chegou à era dos smartphones com aplicativos para Android, iOS e Windows Phone sempre oferecendo um excelente serviço.

Nós apresentamos ele aos nossos leitores em 2010, e de lá pra cá muita coisa mudou. Ele funciona da seguinte maneira: ao encaminhar um e-mail de reservas de voos, alugueis de carros e reservas de hotéis [email protected], o e-mail é analisado e atualiza seu aplicativo com TODOS os dados de sua viagem automagicamente (sic).

A premissa foi excelente durante muitos anos, no entanto outros aplicativos surgiram, novas tecnologias foram substituindo velhos métodos e como tudo na internet tem um ciclo, o WorldMate chegará ao fim muito em breve. Na verdade, a tecnologia do aplicativo será incorporada a ferramentas corporativas da Carlson Wagonlit Travel que o comprou quatro anos atrás. No dia 31 de marco ele será retirado das lojas da Apple e Android e, em setembro, deixará de oferecer suporte.

Entre os usuários está um misto de pesar e ódio. Muitos estão tristes, pois uma ferramenta tão antiga tem se tornado parceira de muitos viajantes durante muitos anos e de ódio pois se tornou o registro de viagens de muitos usuários. Quer saber pra onde viajou em 2010? Ou se esteve em São Paulo ou no Rio em 2008? Quantas viagens fez ano passado? Tudo pode ser consultado no aplicativo muito facilmente e isso não seria problema se ele tivesse uma ferramenta de exportação do histórico de viagens, mas ele não tem. Ou seja, quem usou o WorldMate todos esses anos vai ter que se virar para salvar seus dados.

A única solução encontrada até o momento, que é bem trabalhosa, consiste em enviar suas viagens para sua própria conta de e-mail e depois encaminhar para outro gerenciador onde o velho registro será recomposto.

Para você que ficará órfão do WordMate listamos alguns apps de viagem que podem substituí-lo.

Tripit

TripIt iOS iPhone SE

O Tripit é um aplicativo gratuito que tem versões para Android, Blackberry, iOS e Windows Phone e ajuda a organizar sua viagem de forma fácil. Ele funciona de maneira similar ao WordMate. O usuário encaminha e-mails de confirmação de viagens para [email protected] e o aplicativo traça todo o itinerário. Ele tem a vantagem de interagir com outros aplicativos, por exemplo, é possível procurar o local que deseja viajar no TripAdvisor, reservar um hotel no Booking e voos no SkyScanner, depois reúna todas as informações no Tripit e não perca o controle da sua viagem.

Kayak

App Kayak

O objetivo principal do Kayak é facilitar a vida de quem deseja viajar, oferecendo uma ferramenta de pesquisa em centenas de sites de viagem ao mesmo tempo. É possível sincronizar sua viagem em diferentes dispositivos e aproveitar tarifas exclusivas para celular. A pesquisa retorna resultados dos melhores voos, hotéis, aluguéis de carro, cria alertas e notifica quando os preços de um hotel mudam, entre outras funcionalidades. O Kayak pode ser utilizado pelo site, ou nos aplicativos para Android, iOS ou Apple Watch.

Google TripsSubstitua o WorldMate pelo Google Trips

O Google Trips é o mais recente da lista e talvez o melhor. O serviço foi lançado em setembro do ano passado para todos os usuários, possui muitos recursos úteis e suporte offline. O app de viagens do Google é organizado em categorias: Reservas, Roteiro do dia, Coisas para fazer, Lugares para comer e beber e Locais selecionados, facilitando a organização de tudo.

Uma vantagem bacana do Google Trips é funcionar offline e isso ajuda bastante em locais onde a internet não é disponível tão facilmente para turistas. Ele contém um acervo de itinerários predefinidos para mais de 200 cidades, facilitando e muito o passeio para quem não conhece o local.

O botão Magic Wand, outro recurso bem legal, mostras novas opções de lugares, permitindo assim mudar o roteiro do dia em poucos segundos. Ele usa todas as informações que o Google tem sobre você para sugerir locais, itinerários, sugestões de passeios e tudo mais. Para quem é mais cauteloso com a privacidade pode se assustar um pouco, mas a experiência é super recomendada.

Ele está disponível para download gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Com informações de O Globo.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

mx anywhere 2

GADGETS

Review: Mouse Logitech MX Anywhere 2

Por 20 de março de 2017
Ar condicionado de mesa Evapolar. Cor branco
Review: Nintendo Switch é puro potencial

Ciência e Tecnologia

Review: Nintendo Switch é puro potencial

Por 3 de março de 2017
SSD WD Blue 1TB review

Comparativo

REVIEW: SSD WD BLUE da Western Digital

Por 23 de fevereiro de 2017
galaxy a5 2017

Android

Review do Galaxy A5 2017: Galaxy S7, é você?

Por 20 de fevereiro de 2017

Cultura Geek

Tutoriais

Subir