Review: galaxy tab s11 ultra pode substituir um notebook?. O novo tablet premium da samsung é rápido tem tela de 14,6 polegadas, é leve e prático de usar, inclusive com caneta e teclado. Veja o que achamos dele, inclusive para explicar se um bom tablet substitui um notebook

REVIEW: Galaxy Tab S11 Ultra pode substituir um notebook?

Avatar de tiago rodrigues
O novo tablet premium da Samsung é rápido tem tela de 14,6 polegadas, é leve e prático de usar, inclusive com caneta e teclado. Veja o que achamos dele, inclusive para explicar se um bom tablet substitui um notebook

O Galaxy Tab S11 Ultra é o tablet topo de linha da Samsung para 2025. Ele traz as melhorias que á tinham sido colocadas no modelo anterior, como proteção IP68 e o uso do Galaxy AI em todo o sistema. Contudo, mais do que nunca, será que ele consegue substituir um notebook convencional? Vem descobrir com a gente no review completo.

Design

Galaxy tab s11 ultra
Galaxy Tab S11 Ultra é é um tablet com capa teclado (Imagem: Samsung)

Seguindo o padrão das versões anteriores, o Galaxy Tab S11 Ultra é um tablet bem grande e com um objetivo bem claro de se parecer com um notebook. Seu corpo é muito parecido com o modelo anterior, trazendo 32cm de altura, 20cm de largura e 5cm de espessura. Isso faz dele um tablet levemente mais fino que o S10 Ultra e o melhor, ele também é mais leve, com 692g contra 718g do modelo anterior. A capa teclado inclusa aqui é um pouco diferente também, garantindo mais firmeza para usá-lo como um notebook, ainda que carregue alguns dos problemas de modelos anteriores e tenha outros novos.

As laterais do tablet traz os já convencionais botões de volume e liga e desliga, além de microfones para captação de áudio e a gaveta para chips.. Na parte superior, há outro microfone, além de duas das saídas dos alto-falantes estéreo. Por fim, na parte inferior temos uma porta USB-C e as outras saídas dos alto-falantes.

O corpo do Tab S11 Ultra é bem resistente, feito em alumínio, garantindo um visual bem bonito. Ele está disponível apenas na cor cinza e traz proteção IP68 para resistência contra água e poeira. Como de praxe, a S Pen está inclusa, agora num formato hexagonal, que lembra muito um lápis.

Capa-teclado e S Pen

Capa-teclado do galaxy tab s11 ultra
Touchpad foi retirado nessa versão (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A Samsung tomou a decisão de incluir a capa-teclado nos seus tablets há alguns anos e aqui não foi diferente. Contudo, o modelo da capa mudou e na mesma proporção que ela trouxe melhorias, posso afirmar que também retrocedeu. Vamos começar pelo que ficou bom.

De longe a melhoria que mais agrada aqui é que agora a capa garante firmeza para o tablet, em qualquer superfície, seja no seu colo, na mesa ou até mesmo na cama. Teclar por aqui também é bastante confortável, ainda que o teclado seja um padrão pequeno e simplificado, felizmente no padrão ABNT2.

E aí começam os problemas. A primeira reclamação em relação a modelos anteriores é que não temos mais um teclado retroiluminado, além de não trazer mais um touchpad por aqui, nos deixando com a função de touchscreen ou um mouse externo. Embora seja bem firme, senti falta da possibilidade de inclinações ou do uso do tablet sem o teclado, algo que era possível no antigo modelo destacável. Por fim, a S Pen não conta com nenhum tipo de proteção nessa capa, tendo de deixar ela sempre exposta aos perigos externos, sendo esse o maior crime aqui, a meu ver.

S pen do galaxy tab s11 ultra
S Pen do Galaxy Tab S11 Ultra (imagem: Samsung)

Por falar nela, a Samsung apresentou um modelo um pouco diferente da S Pen aqui. Ela vem redesenhada num formato hexagonal que parece um lápis. Está mais confortável de usar, mas notei que ela perdeu suas funções bluetooth de modelos anteriores. Ou seja, nada de gestos para tirar fotos, mudar músicas e outros. Vale dizer que eu testei a minha S Pen do Galaxy Tab S6 Lite por aqui e o tablet reconheceu sem problemas.

Tela

Tela do galaxy tab s11 ultra
Tela do Galaxy Tab S11 Ultra é brilhante e com excelentes cores (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy Tab S11 Ultra mantém a tela de 14.6 polegadas. Em questão de tamanho, ela se mantém a mesma de todos os modelos Ultra anteriores. É um tamanho perfeito para ser usado como um laptop e garante uma excelente visualização para ver filmes, séries e também para jogar, já que traz um brilho médio de 1000 nits e pode chegar a 1600 nits no seu máximo. Considerando o seu tamanho, isso é ótimo.

A tecnologia da tela é o Dynamic Amoled 2X, com taxa de atualização de 120Hz LTPO e suporte a HDR10+, combinação que garante um excelente desempenho em qualquer atividade. A resolução é o 1848 x 2960 pixels (uma variante do 2K), traz aspecto 16:10 e um revestimento antirreflexo. Para a proteção da tela, a Samsung não especifica se mantém o Gorilla Glass por aqui.

Devido ao tamanho da tela, usá-lo como um tablet convencional é bem desconfortável para atividades ativas, como digitação, jogos e a navegação por apps. Por outro lado, ao usar a capa-teclado inclusa, as coisas mudam um pouco de figura, aproveitando toda a tela e suas funções. Para aproveitar filmes e séries, ainda acho que uma capa destacável seria mais interessante por aqui, mas a do kit é ok para essa função.

Já nos jogos a situação se complica. Usar o tablet sem a capa é praticamente impossível por tudo ser muito longe pros dedos. E com a capa teclado, a maioria dos jogos mobile não são compatíveis com mouse e teclado, nos restando a experiência com um joystick e bom, um gasto a mais para completar a experiência.

Em experiências de trabalho como escrever uma parte desse review, editar imagens e até mesmo vídeos, a experiência está ótima, ainda que seja esquisita. É parecido com um PC, mas tem suas limitações, confundindo um pouco a cabeça.

Processador

Processador do galaxy tab s11 ultra
Samsung trouxe processador da MediaTek novamente para os seus tablets topo de linha (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy Tab S11 Ultra é uma evolução natural do modelo anterior nesse ponto. Se antes tínhamos o chipset Mediatek Dimensit 9300+, a Samsung manteve a parceria e colocou o Mediatek Dimensity 9400+ nesse modelo, agora com 3 nanômetros. Ele é o principal concorrente do Snapdragon 8 Elite, dos Galaxy S25.

Eu não tenho o que reclamar dessa escolha nesse modelo. O chipset da Mediatek é poderoso tanto no seu processador quanto na sua GPU (Immortalis-G925). Apps do sistema fluem sempre de forma rápida e sem engasgos, assim como os apps, que abrem instantaneamente.

Testei o tablet em alguns jogos também, incluindo Bully: Anniversary Edition, Minecraft, GTA e outros. Os que são compatíveis com 120Hz assim foram testados e novamente com uma experiência bacana.

Outro teste que fiz foi de deixar a experiência parecida com a de um PC mesmo. Dividi a tela do Chrome com mais de uma aba, rodei o YT Music e testei uma chamada de vídeo no Google Meet e novamente, tudo fluiu muito bem, sem travamentos ou engasgos. Tive algumas limitações por conta do sistema com algumas funções, mas nada relacionado a desempenho.

Benchmarks

Testamos o Galaxy Tab S11 Ultra em alguns benchmarks para estressar o chipset e colocar a prova o que falamos e ver como ele se comporta:

AnTuTu Benchmark

Resultado do antutu benchmark
Resultado do Tab S11 Ultra no AnTuTu Benchmark (Imagem: Tiago Rodrigues)

Geekbench 6

Review: galaxy tab s11 ultra pode substituir um notebook?. O novo tablet premium da samsung é rápido tem tela de 14,6 polegadas, é leve e prático de usar, inclusive com caneta e teclado. Veja o que achamos dele, inclusive para explicar se um bom tablet substitui um notebook
Resultado do Tab S11 Ultra no Geekbench 6 (Imagem: Tiago Rodrigues)

Memória e armazenamento

Armazenamento e memória do galaxy tab s11 ultra
Review do Galaxy Tab S11 Ultra (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy Tab S11 Ultra chega ao Brasil única e exclusivamente no modelo de 512GB de armazenamento e 12GB de RAM. Essa combinação é excelente e suficiente para a maioria dos casos, lembrando que esse modelo não traz a opção de colocar um cartão de memória.

O sistema ainda é compatível com o RAM Plus de até 12GB, isso é, pode usar até 12GB do armazenamento interno para otimizar os apps abertos em segundo plano.

Áudio

Página de configuração sonora do galaxy tab s11 ultra
(Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Assim como os modelos anteriores, o Galaxy Tab S11 Ultra traz um som potente. São quatro saídas de som, distribuídas duas de cada lado do tablet. Elas contam com tecnologia Dolby Atmos e são bem competentes. Seja para ouvir música, jogar ou assistir filmes e séries, esses alto-falantes suprem muito bem a necessidade do usuário.

Sistema e apps

Review: galaxy tab s11 ultra pode substituir um notebook?. O novo tablet premium da samsung é rápido tem tela de 14,6 polegadas, é leve e prático de usar, inclusive com caneta e teclado. Veja o que achamos dele, inclusive para explicar se um bom tablet substitui um notebook
REVIEW: Galaxy Tab S11 Ultra pode substituir um notebook?

O Galaxy Tab S11 Ultra chega ao mercado com o Android 16 sob a interface One UI 8.0. Visualmente, ela pouco muda da versão anterior, mas tivemos melhorias significativas em apps da Samsung como o Now Brief que agora está mais inteligente. Vale dizer que essa é a parte mais importante para a experiência “de notebook” que o Galaxy Tab pode oferecer.

No modelo anterior, o Samsung DeX estava começando a passar por mudanças, não sendo nem um “smartphone gigante” e nem um laptop. Agora temos enfim um misto dessas duas coisas, permitindo que você use o tablet como um tablet e também gerenciar os apps como em um desktop sem ter que ativar um modo específico para isso, apenas usando o Cmd+Tab para abrir uma nova tela de desktop.

  • Apps recentes do galaxy tab s11 ultra
  • Apps recentes do galaxy tab s11 ultra

Pela primeira vez usando o DeX, vejo que os apps não tem dificuldade de rodar com a tela na horizontal. Alguns ficam mais esticados, mas agora funcionais. Em versões anteriores, usar o DeX era uma caixinha de surpresas, já que nem tudo ia funcionar de um jeito legal.

Da forma que o SO atual se encontra, dá pra afirmar que usar o Galaxy Tab S11 Ultra como um notebook é uma tarefa até fácil. Algumas adaptações precisam ser feitas, principalmente por alguns apps de PC ainda não estarem disponíveis por aqui, mas de forma alguma me senti atrasado por estar usando um tablet e não um notebook ou PC.

Sobre os apps, vale dizer que eles ainda usam suas versões de Android, com uma leve adaptação para funcionarem em uma tela maior e na maior parte do tempo, na horizontal. Os widgets permanecem por aqui e numa tela tão grande, há espaço de sobra para ser ainda mais criativo com eles.

Galaxy AI

  • Assistente de escrita do galaxy ai
  • Intérprete no galaxy ai
  • Notas inteligentes no galaxy ai
  • Transcrição de áudio no galaxy ai
  • Assistente de navegação no galaxy ai
  • Foto inteligente no galaxy ai
  • Desenho inteligente no galaxy ai
  • Eliminação de ruído no galaxy ai
  • Papel de parede inteligente no galaxy ai
  • Now brief
  • Assistente de saúde com galaxy ai

O Galaxy AI para o Galaxy Tab S11 Ultra traz algumas novidades em relação ao modelo anterior, principalmente no que diz respeito a elaboração de textos. Contudo, foram melhorias discretas que chegaram com a One UI 8, que já tínhamos visto no lançamento do Galaxy S25 Ultra.

  • Review: galaxy tab s11 ultra pode substituir um notebook?. O novo tablet premium da samsung é rápido tem tela de 14,6 polegadas, é leve e prático de usar, inclusive com caneta e teclado. Veja o que achamos dele, inclusive para explicar se um bom tablet substitui um notebook
  • Review: galaxy tab s11 ultra pode substituir um notebook?. O novo tablet premium da samsung é rápido tem tela de 14,6 polegadas, é leve e prático de usar, inclusive com caneta e teclado. Veja o que achamos dele, inclusive para explicar se um bom tablet substitui um notebook

Além de contar com um assistente de escrita, notas inteligentes, transcrições de gravações por áudio, intérprete, recriar imagens com IA e até mesmo desenhar com ajuda de IA, quero destacar aqui a função de Eliminação de ruído, uma das funções mais legais e úteis quando se trata de IA. O recurso é bastante inteligente e perfeito para quando fizer uma gravação em locais muito barulhentos.

Insight de um dia do now brief do galaxy tab s11 ultra
Insight de um dia do Now brief do Galaxy Tab S11 Ultra (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Outro recurso que merece ser comentado aqui é o Now Brief que “lê” as suas atividades no tablet para oferecer um resumo inteligente de coisas para você. Por exemplo, ele pode te fornecer uma playlist do Spotify naquele momento, mostrar a previsão do tempo, dar notícias e mostrar vídeos do YoyTube mais relevantes. É interessante, mas acho que ele fica escondido demais.

Por fim, o Assistente de Saúde vai te fornecer insigts e orientações de saúde baseados nos dados que ele coleta no Samsung Health.

Conectividade e redes

Conexões do galaxy tab s11 ultra
(Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy Tab S11 Ultra é compatível com Wi-Fi 7 e traz Bluetooth 5.4 com os codecs A2DP e LE. Também é compatível com GPS GLONASS, BDS e GALILEO, mas por ser um tablet, nada de NFC. O USB-C presente aqui é o 3.2, além de contar com os conectores magnéticos para conexão com a capa-teclado.

Na tela, traz um sensor biométrico com tecnologia óptica para desbloqueio, além dos principais sensores, como acelerômetro, giroscópio, proximidade e outros. O Samsung DeX também funciona de forma sem fio, seja no seu PC pelo app ou em Smart TVs Samsung.

Bateria e carregamento

Bateria do galaxy tab s11 ultra
Bateria dura cerca de dois dias em uso pesado (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

São 11600 mAh de bateria no Galaxy Tab S11 Ultra. 300mAh a mais que o modelo anterior e se compararmos com o Galaxy S25 Ultra, temos pouco mais que duas unidades desses modelos aqui numa comparação bem superficial. A tela é bem maior, assim como as diferenças de processador. Vale dizer que esse modelo ainda mantém uma bateria de íon de lítio assim como nos smartphones da Samsung. Ou seja, nada de silício-carbono por aqui.

Assim como no ano passado, o MediaTek mantém o excelente desempenho para economizar bateria quando necessário. Ou seja, senti o gasto de energia apenas quando de fato usei a tela ligada do tablet. Com a tela apagada, ele segurou por dias na mais tranquila paz.

Em uma tarde de trabalho, com uso constante do Google Chrome, YT Music e os apps para testes desse review, o gasto médio foi de 30 a 40% por dia, dependendo do que eu estava testando, do brilho da tela e outros fatores que podem influenciar. Com isso, dá pra dizer que o tablet aguenta uns 2 dias do meu tipo de serviço até precisar ir pra tomada.

Por falar em tomada, ele é compatível com o carregamento de 45W e felizmente nesse modelo, a Samsung enviou um carregador compatível, ao invés dos fracos 15W do ano passado. Para atingir os 100%, são cerca de 2 horas, um tempo honesto para toda essa bateria e com esse carregador.

Câmera Frontal

Aqui está a principal diferença do modelo no quesito câmeras. Nos Galaxy Tab Ultra anteriores, a Samsung optou em colocar um conjunto de câmeras duplas na parte frontal. Esse ano, contudo, a estratégia foi diferente, colocando apenas uma câmera frontal. Por ser um tablet, isso não impacta tanto, mas é curioso terem mantido as duas lentes traseiras, uma vez que raramente usamos um tablet para fazer fotos como em um smartphone.

A Câmera de selfie aqui é no formato Ultrawide com 12MP. Para vídeos, é possível gravar em até 4K, com taxa de atualização de 30 quadros, além de contar com diversas funções da câmera, como modo retrato e outros efeitos. Confira alguns registros feitos com a câmera frontal do Galaxy Tab S11 Ultra:

  • Selfie no galaxy tab s11 ultra
  • Selfie no galaxy tab s11 ultra

Câmera traseira

E por fim temos as câmeras frontais. Temos uma Wide de 13MP e uma Ultrawide de 8MP por aqui. Mais uma vez reforço que elas não são comparáveis a de um smartphone. Assim como na parte frontal, elas gravam em até 4K30 e contam com os mais variados efeitos do app de câmera. Confira algumas fotos feitas com as lentes traseiras:

  • Foto na lente wide do galaxy tab s11 ultra
  • Foto na lente ultrawide do galaxy tab s11 ultra
  • Foto na lente wide do galaxy tab s11 ultra
  • Foto na lente ultrawide do galaxy tab s11 ultra

Preço e disponibilidade

O Galaxy Tab S11 Ultra chegou ao Brasil em setembro de 2025 pelo valor sugerido de R$9.999. Atualmente ele já pode ser encontrado em ofertas mais atrativas:

Conclusão

Galaxy tab s11 ultra
(Imagem: Samsung)

O Galaxy Tab S11 Ultra é um tablet extremamente poderoso e concretiza finalmente a aposta da Samsung em fazer os seus tablets uma opção atrativa a um notebook convencional. O sistema Android ainda precisa de melhorias para ficar ainda mais interessante na experiência desktop, mas a interface One UI da Samsung é bastante madura e entrega recursos e possibilidades que facilitam o uso do tablet como um notebook.

Além disso, por maior que seja o tablet, ele ainda é apenas uma grande tela, o que facilita sua mobilidade. Impossível não notar que esse modelo sofreu alguns downgrades também, como a S Pen sem Bluetooth, a capa-teclado mais simples (ainda que mais firme) e a perda da segunda lente frontal, nos deixando numa corda bamba quando colocamos ele na balança.

Ainda que o sistema operacional e até mesmo o seu hardware estejam prontos para funcionar como um desktop, ainda temos barreiras da forma de uso que impedem a migração completa, afinal ainda estamos sobre o sistema Android, logo, muitos apps ainda não estão disponíveis por aqui.

Pra finalizar, vale dizer que o preço do tablet também não é tão competitivo. Se a ideia é substituir um laptop, a primeira coisa que esse tablet tinha que ter é um preço mais atrativo. Ele acaba sendo uma escolha não tão certeira já que notebooks na mesma faixa de preço dele tendem a oferecer um desempenho tão bom quanto com todo o suporte do Windows ou Mac.

Especificações técnicas

Galaxy tab s11 ultra
(Imagem: Samsung)
ModeloGalaxy Tab S11 Ultra
CoresMoonstone Grey (cinza)
TelaTela de 14,6 polegadas com cantos arredondados
Tecnologia AMOLED Dinâmico 2X
Resolução de 2.960 x 1.848 píxeis (WQXGA+)
Taxa de atualização de 120 Hz Revestimento antirreflexo
HDR10+
Pico de brilho de 1600 nits
ProteçõesIP68 contra água e poeira
Estrutura de alumínio (Enhanced Armor Aluminuim)
ProcessadorMediatek Dimensity 9400+ (4nm)
GPU Immortalis-G925
Sistema e interfaceAndroid 16 via One UI 8.0
Sete anos de atualização de OS
Sete anos de atualização de segurança
Suporte para Galaxy AI
ConectividadeWi-Fi 7
Bluetooth 5.4
Bandeja para cartão MicroSD de até 2TB
Bateria e carregamento11.200 mAh
Carregamento de até 45 W
Câmeras traseirasPrincipal: 13 MP F/2.0 (Wide)
Secundária: 8 MP F/2.2 (ultrawide)
Grava vídeos em 4K a 30 FPS
Câmera frontalCâmera Ultra Wide de 12MP otimizada para videochamadas
Grava vídeos em 4K a 30 FPS
Memória e armazenamento512 GB + 12 GB de RAM
Dimensões (LxAxP, mm)
Peso
208.5 x 326.3 x 5.1 mm
692g
PreçoR$7.599 no Mercado Livre
R$7.599 na Amazon
R$7.219 na Magazine Luiza

E aí, o que achou do Galaxy Tab S11 Ultra? Pretende adquirí-lo? Comenta aqui embaixo e aproveita para conferir nossas outras reviews e matérias

Veja também

Revisado por Luís Antônio Costa em 24/11/2025

REVIEW: Galaxy Tab S11 Ultra

REVIEW: Galaxy Tab S11 Ultra
9 10 0 1
9/10
Total Score
  • Design
    10/10 Excelente
  • Tela
    10/10 Excelente
  • Capa-teclado
    6/10 Normal
  • Desempenho
    10/10 Excelente
  • Galaxy AI
    7/10 Bom
  • Câmeras
    7/10 Bom
  • Bateria
    10/10 Excelente
  • Som
    10/10 Excelente
  • Conectividade
    10/10 Excelente

Prós

  • Bateria de longa duração
  • SO Otimizado para experiência desktop
  • Alto-falantes potentes
  • Processador poderoso

Contras

  • Capa-teclado sofreu downgrades
  • Sem espaço para guardar a S Pen

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados