Índice
Terça-feira é dia de evento da Apple e, como esperado, a empresa lançou quatro novos iPhone 17. Além da variante padrão, a empresa estreou o novo iPhone Air, o mais fino já lançado; também tivemos o lançamento dos novos iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max, com novas cores e mudanças importantes nas câmeras. Veja todos os detalhes dos modelos agora mesmo:
Veja o vídeo
iOS 26
Com o lançamento dos novos iPhone 17, também tivemos a data de lançamento dos sistemas iOS 26, iPadOS 26, watchOS 26, MacOS Tahoe 26 e tvOS 26: os dispositivos elegíveis podem fazer o download a partir de 15 de setembro. Os recursos foram anunciados pela primeira vez no WWDC25, em junho, e passaram por aprimoramentos nos últimos três meses.
A mais impactante novidade é o design “Liquid Glass”. Inspirado no VisionOS, este novo material translúcido reflete e refrata a luz do ambiente, trazendo mais vitalidade e um efeito de profundidade aos ícones, widgets e controles do sistema. A tela de Início e a tela Bloqueada também foram redesenhadas, tornando-se mais pessoais e expressivas.
A Apple Intelligence expande sua atuação com o “Visual Intelligence”. De forma semelhante ao “Circule para Pesquisar” do Google, agora é possível realizar buscas a partir de capturas de tela, permitindo que o sistema identifique e pesquise textos, objetos e locais de interesse diretamente de uma imagem.
A comunicação se torna mais global com a “Tradução ao Vivo”. Integrada nativamente ao Mensagens, FaceTime e Telefone, a função traduz conversas em tempo real, quebrando as barreiras de idioma de forma fluida e instantânea.
O aplicativo Telefone foi aprimorado com o “Screening Call”, que usa a Siri para atender e transcrever chamadas de números desconhecidos, e o “Hold Assist”, que identifica músicas de espera e avisa quando um atendente está na linha. Além disso, o app agora possui um layout unificado que reúne Favoritos, Recentes e Voicemail para facilitar o acesso.
Diversos aplicativos nativos foram atualizados: A Câmera ganhou uma interface mais simples e direta, o Safari agora expande as páginas até as bordas da tela para uma visualização mais imersiva e com proteção aprimorada contra rastreamento, e o Apple Music introduziu tradução de letras e a função “AutoMix”.
Para os jogadores, a novidade é o aplicativo “Apple Games“, que centraliza todos os jogos em um único lugar, oferecendo uma experiência de hub de entretenimento. Por fim, o iOS 26 reforça seu compromisso com a acessibilidade, com o Leitor de Acessibilidade e o Acesso por Braille, e amplia a segurança com mais controles parentais e ferramentas de proteção para crianças.
O iOS 26 chega de forma nativa em qualquer iPhone 17 anunciado hoje, mas donos dos seguintes aparelhos já podem fazer a atualização via Ajustes:
- iPhones 16 Pro/16 Pro Max;
- iPhones 16/16 Plus;
- iPhone 16e;
- iPhones 15 Pro/15 Pro Max;
- iPhones 15/15 Plus;
- iPhones 14 Pro/14 Pro Max;
- iPhones 14/14 Plus;
- iPhones 13 Pro/13 Pro Max;
- iPhones 13/13 mini;
- iPhones 12 Pro/12 Pro Max;
- iPhones 12/12 mini;
- iPhones 11 Pro/11 Pro Max;
- iPhone 11.
- iPhone SE (2ª geração ou posterior)
iPhone 17
Cinco novas cores estreiam com o lançamento de 2025: preto, lilás, azul-névoa, sálvia e branco. O iPhone 17 tradicional agora tem uma tela Super Retina XDR de 6,3 polegadas, com vidro Ceramic Shield 2, 2x mais resistente a riscos. E há ainda uma camada adicional antirreflexo nele, para facilitar a visualização ao ar livre. A Apple também passou a usar a tecnologia ProMotion em todos os modelos (algo antes visto apenas nas variantes Pro e Pro Max), que consegue adaptar a taxa de atualização em até 120Hz conforme a atividade executada no momento. O modelo também tem pico de brilho de 3.000 nits para melhor uso ao ar livre, definida como a mais brilhante já usada em um modelo base.
Em questão de processamento, o processador A19 foi anunciado para o iPhone 17. O chip foi pensado para ser mais potente, gerar gráficos aprimorados e realizar tarefas de inteligência artificial.
As câmeras traseiras do iPhone 17 passaram por mudanças. O conjunto de câmeras traseiro do iPhone 17 tem o que a Apple chama de “Dual Fusion Cameras”, que é uma espécie de simulação de várias lentes ou funcionalidades em cada uma delas, ambas sendo de 48 MP.
A começar falando da lente ultra-wide, ela é mais indicada para cenas externas e pode ser usada como câmera macro de 12 MP para a captura de detalhes. A empresa cita que mesmo que o zoom esteja ativado, a imagem será captada sem erros e com um menor temanho, para que o compartilhamento seja feito em poucos segundos.
A outra lente é uma câmera principal do tipo Wide, é recomendada para capturar grandes detalhes e consegue simular um sensor de 24 MP para tirar fotos do dia a dia ou ou 12MP para simular uma lente telefoto com zoom de 2 vezes, ótima para retratos.
E o modelo pode gravar vídeos em resolução 4K a até 60 quadros por segundo, com suporte para o padrão Dolby Vision, que entrega cores mais vivas por meio do contraste aprimorado.

A grande novidade é a Câmera Frontal Center Stage de 18 MP em toda a linha iPhone 17 e no iPhone Air. Na prática, ela utiliza um sensor de formato quadrado e captura fotos com resolução de até 18 MP com o maior sensor já usado na câmera frontal de um iPhone, agora em formato retangular.
Para fotos em grupo, os novos iPhones 17 e o iPhone Air possuem a funcionalidade Palco Central, que, por meio de inteligência artificial, consegue ampliar o campo de visão automaticamente para que você também não precise mexer a mão para ter o ótimo enquadramento.

Também será possível ter até quatro fotos diferentes durante o processo de pós-produção, escolhendo entre quatro formatos sem perda de qualidade, veja o exemplo mostrado pela Apple durante o evento de hoje: Ao mesmo tempo, no aplicativo da câmera, é possível alterar a proporção da foto para o horizontal, mesmo que o usuário esteja sozinho na frente da lente.
A gravação de vídeo foi aprimorada para 4K HDR com ultra estabilização e o novo recurso de Captura Dupla (Dual Capture) permite gravar com a câmera frontal e a traseira simultaneamente, agora de forma nativa, sem depender mais de aplicativos de terceiros.
Em questão de conectividade, o novo chip A19 estreou um novo modem que leva o nome de N1. Além de entregar conectividade 5G a todos os modelos da linha iPhone 17 e também para o iPhone Air, ele tem suporte para Wi-Fi 7, para conexões mais rápidas e de maior alcance, Bluetooth 6 (para localização de dispositivos, pareamento inteligente) e o padrão Thread para melhor controle e compatibilidade de aparelhos conectados (Internet das Coisas ou IoT).
O armazenamento interno possui opções de 256 GB e 512 GB, marcando o fim da variante de 128 GB para os modelos.
Falando de bateria, o aparelho consegue chegar a até 30 horas de duração em reprodução de vídeo e sua bateria pode ser carregada em até 50% em 20 minutos com um adaptador de energia USB-C de alta potência. Em comparação com o iPhone 16, a Apple promete um ganho de 8 horas de reprodução de vídeo.
O novo iPhone 17 já está listado no site da Apple Brasil, a partir de R$ 7.999. Assim como todos os modelos apresentados hoje, a pré-venda começa a partir do dia 16 de setembro e os envios acontecem no dia 19 da mesma semana.
iPhone Air
Ganhando o título de iPhone mais fino já lançado pela Apple, o iPhone Air tem apenas 5,6 mm de espessura. O modelo é focado em entregar alto desempenho em uma estrutura mais minimalista e incrivelmente leve. O iPhone Air chega ao mercado em quatro cores, todas com estrutura de titânio: preto-espacial, branco-nuvem, dourado-claro e azul-céu.
Um detalhe é que o iPhone Air não contará com a bandeja de SIM físico em nenhuma parte do mundo, algo inédito: mesmo o iPhone 14, um dos primeiros a remover a bandeja, precisou ser lançado com o item na China. Dessa forma, o uso de eSIMs acaba sendo a única opção.
A tela Super Retina XDR display do iPhone Air mede 6,5″ e conta com a tecnologia ProMotion, além de ter o vidro Ceramic Shield 2, que, neste modelo, a fabricante diz ser 3x mais resistente. O display do iPhone Air também tem pico de brilho de 3.000 nits para melhor uso ar livre e outro detalhe é que, apesar de ser extremamente fino e leve, testes de resistência envolvendo calor, frio e impacto.
Ele usa o novo processador A19 Pro, o mais rápido já projetado para um smartphone, segundo a Apple. Ele une eficiência energética, com maior potência e maior preparo para tarefas de inteligência artificial. A GPU presente nela também foi aprimorada, com aceleradores neurais em cada um dos núcleos, equiparando o A19 Pro a processadores de Macbook Pros.
Falando sobre as câmeras, na traseira, ele tem um sistema de câmera principal Fusion de 48 MP; A tecnologia “Fusion” combina os dados de múltiplos pixels do sensor para criar fotos de 24 MP com qualidade superior, resultando em imagens com cores mais precisas, menos ruído e um desempenho notavelmente melhor em condições de baixa luminosidade, tudo isso sem a necessidade de um sistema de câmera dupla. Ao utilizar a área central do sensor de alta resolução, o iPhone Air consegue oferecer um zoom de 2x com qualidade óptica, capturando fotos e vídeos aproximados sem a perda de detalhes.
Chegando na câmera frontal, o aparelho chega com Center Stage de 18MP, igual à do iPhone 17, também entregando os mesmos recursos de gravação de vídeo e captura de selfies em diversos modos, usando IA para ter o melhor enquadramento.
Sobre a bateria, a Apple afirma que o iPhone Air tem uma “fantástica duração de bateria para o dia todo”, com o site de compra citando até 27 horas em reprodução de vídeo. Outro detalhe que deve colaborar e para a entrega de uma alta duração de bateria é o processador mais econômico, Wi-Fi 7 e Bluetooth 6
Como apontavam os rumores, um acessório para recarregar o iPhone Air via indução, que pode ser acoplado na traseira, também foi anunciado hoje. O iPhone Air MagSafe Battery (Bateria MagSafe para iPhone Air) tem suporte para carregamento rápido do novo smartphone e, quando usado juntos, é possível ter até 40 horas em reprodução de vídeo, mas que acaba sacrificando a espessura fina do aparelho em prol de ter mais energia. O acessório será vendido por R$ 1.199,00 no site oficial da Apple.
O novo iPhone Air será lançado em três versões de armazenamento interno no dia 19 de setembro, com a pré-venda acontecendo a partir do dia 16. Os preços que começam na casa dos R$ 10 mil.
iPhone 17 Pro / Max
Os iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max chegam com um design refinado em titânio, disponível nas cores prateado, laranja-cósmico e azul-intenso. A principal mudança de design é uma Ilha Dinâmica 25% menor, possibilitada por um novo sistema de câmera TrueDepth que ocupa menos espaço.
As telas mantêm os tamanhos de 6,3 polegadas para o iPhone 17 Pro e 6,9 polegadas para o iPhone 17 Pro Max, com tecnologia ProMotion e um novo revestimento de tela antirreflexo, que é mais resistente a arranhões que o Ceramic Shield e melhora a visualização sob luz solar direta.
Na traseira, há dois tipos de material: no relevo que acompanha a logo da Apple, a empresa optou pela cêrâmica, que também garante o carregamento sem fio e entrega uma resistência 4x maior. O restante da traseira é feita de alumínio.

O sistema de câmeras traseiras foi redesenhado. Pela primeira vez, todas as três câmeras traseiras — principal, ultra-angular e teleobjetiva — possuem sensores de 48 MP, unificando a qualidade em todo o sistema. A câmera teleobjetiva do iPhone 17 Pro oferece um zoom óptico de 3.5x, enquanto o iPhone 17 Pro Max avança com um zoom óptico de 8x, o maior zoom já visto em um iPhone.
A gravação de vídeo agora suporta a gravação em Dolby Vision até 4K a 120 quadros por segundo, e a captura dupla (câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo) é um recurso nativo. Outros recursos para criadores de conteúdo incluem:
- Cores com qualidade de cinema e edição flexível: graças ao Apple Log 2, o iPhone captura uma gama de cores e detalhes muito mais ampla, preservando informações tanto nas áreas claras quanto nas escuras da cena. Na prática, isso lhe dá total liberdade para ajustar as cores e a luminosidade na pós-produção, alcançando um visual profissional.
- Sincronização perfeita para múltiplas câmeras: com o suporte a Genlock e código de tempo, é possível filmar um evento com vários iPhones e garantir que todos os vídeos estejam perfeitamente alinhados, quadro a quadro. Isso simplifica drasticamente o processo de edição de projetos como entrevistas, videoclipes ou coberturas de eventos.
- Máxima qualidade de imagem com controle total: sendo o primeiro smartphone compatível com ProRes RAW, o formato funciona como um “negativo digital”. Ele preserva todos os dados do sensor da câmera, oferecendo o mais alto nível de qualidade de imagem e permitindo alterações profundas na cor e exposição durante a edição, sem perda de detalhes.
Os modelos também contam com a Câmera Center Stage de 18 MP e demais recursos presentes nos demais iPhones apresentados hoje.
Internamente, os modelos são equipados com o novo chip A19 Pro, que, junto a um sistema de resfriamento por câmara de vapor, garante desempenho de ponta de forma estável. A introdução de uma câmara de vapor no iPhone 17 Pro é a chave para o desempenho do chip A19 Pro. Ela dissipa o calor de forma muito mais eficiente, evitando que o processador superaqueça e reduza sua velocidade, entregando performance 49% superior à geração anterior.
A bateria do iPhone 17 Pro foi aprimorada e agora o modelo pode entregar uma duração de até 31 horas, ganho de 4 horas em relação ao iPhone 16 Pro. Já falando do iPhone 17 Pro Max, ele conta com a maior bateria já vista em um iPhone, entregando autonomia de até 39 horas em reprodução de vídeo, um ganho geracional de 4 horas em relação ao iPhone 16 Pro Max.
Os novos iPhone mais potentes também chegam ao Brasil no dia 19 de setembro. O iPhone 17 Pro será vendido a partir de R$ 11.499, enquanto o iPhone 17 Pro Max chega ao Brasil a partir de R$ 12.499, com a versão exclusiva de 2 TB de armazenamento custando R$ 18.499.
Preço e disponibilidade
Os novos iPhone 17 e o iPhone Air já estão em pré-venda no site oficial da Apple, com entregas acontecendo a partir de 19 de setembro. Os preços começam na casa dos R$ 7.999 e vão até R$ 18.499, a depender do modelo e configuração que você escolher. Confira todos os preços na tabela abaixo.
Especificações técnicas
Especificação |
iPhone 17 |
iPhone Air |
iPhone 17 Pro |
iPhone 17 Pro Max |
|---|---|---|---|---|
Tela |
6,3″ Super Retina XDR Tecnologia ProMotion Tela Sempre Ativa Dynamic Island |
6,5″ Super Retina XDR Tecnologia ProMotion Tela Sempre Ativa Dynamic Island |
6,3″ Super Retina XDR Tecnologia ProMotion Tela Sempre Ativa Dynamic Island |
6,9″ Super Retina XDR Tecnologia ProMotion Tela Sempre Ativa Dynamic Island |
Cores |
Lavanda Sálvia Azul-névoa Branco Preto |
Azul-céu Dourado-claro Branco-nuvem Preto-espacial |
Prateado Laranja-cósmico Azul-intenso |
|
Taxa de atualização |
Até 120 Hz com suporte para tecnologia ProMotion |
|||
Chip |
Chip A19 GPU de 5 núcleos com Neural Accelerators Ray Tracing acelerado por hardware |
A19 Pro GPU de 6 núcleos com Neural Accelerators Ray Tracing por hardware |
||
Sistema operacional |
iOS 26 |
|||
Armazenamento interno |
256 GB 512 GB |
256 GB 512 GB 1 TB |
256 GB 2 TB (para o iPhone 17 Pro Max) |
|
Áudio |
Reprodução de Áudio Espacial |
|||
Câmeras traseiras |
Câmera Fusion ultra-angular de 48 MP Fotografia macro Dolby Vision até 4K a 60 qps |
Fusion principal de 48 MP Dolby Vision até 4K a 60 qps |
Câmera Fusion principal de 48 MP Câmera Fusion ultra-angular de 48 MP Câmera Fusion teleobjetiva de 48 MP Fotos em altíssima resolução Fotografia macro Dolby Vision até 4K a 120 qps |
|
Câmera frontal |
Câmera frontal Center Stage de 18 MP Toque para dar zoom e girar Palco Central para fotos Vídeo ultraestabilizado Captura Dupla Palco Central para chamadas de video |
Câmera frontal Center Stage de 18 MP Toque para dar zoom e girar Palco Central para fotos Vídeo ultraestabilizado Captura Dupla Palco Central para chamadas de video |
Câmera frontal Center Stage de 18 MP Toque para dar zoom e girar Palco Central para fotos Vídeo ultraestabilizado Captura Dupla Palco Central para chamadas de video |
|
Bateria |
Até 30 horas de reprodução de vídeo |
Até 27 horas de reprodução de vídeo |
Até 39 horas de reprodução de vídeo |
|
Proteção |
Classificado como IP68 (profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos) segundo a norma IEC 60529 |
|||
Conexões |
5G Wi-Fi 7 Tecnologia de rede Thread |
|||
Autenticação |
Face ID |
|||
Sensores |
Giroscópio de alto alcance dinâmico |
|||
Cartão SIM |
Dual eSIM iPhone Air será lançado apenas com eSIM |
|||
Preço |
||||
O que achou dos novos iPhone 17? Qual deles você usaria em seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários!
Veja também:
Texto revisado por Alexandre Marques em 09/09/2025.
Com informações: Apple Newsroom l Apple via YouTube
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.